Buscar

Resenha O ABC da Greve

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade: Assistir ao vídeo “O ABC da Greve” de Leon Hirszman e escrever um comentário de até três laudas digitadas sobre o filme, relacionando-o aos textos discutidos.
O ABC da Greve: Contexto, conflitos e lutas de classes 
O documentário “O ABC da Greve”, de Leon Hirszman, conta a história das greves protagonizadas pelo ABC Paulista - cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, na região Metropolitana de São Paulo, durante a década de 1970. O movimento, protagonizado pelo movimento operário em 1979, foi um marco de luta por direitos aos trabalhadores no Brasil, especialmente durante o regime de Ditadura Militar então vigente. 
São mostrados no filme imagens retratando as assembleias promovidas pelos sindicatos com ampla participação da classe metalúrgica; os trabalhadores defendendo suas pautas; a realidade de desigualdade social do território; como o governo tentou conter o movimento, inclusive considerando o movimento ilegal através do Tribunal Regional do Trabalho, e outras cenas que permitem recontextualizar o momento através dos registros históricos. 
	A pauta principal dos trabalhadores era a renegociação de seu salário, exigindo-se um aumento de 78%. Após semanas de mobilização, conseguiram um reajuste de 63%. Ainda que não igual ao exigido pela classe, o valor representava mais do que havia sido oferecido pelo sindicato patronal, o que já representou uma vitória. Cerca de 60 mil trabalhadores reuniram-se na 1ª assembleia da greve, em 13 de março. Como a sede do próprio sindicato dos metalúrgicos não era suficiente para comportar este número, o movimento teve o espaço do estádio municipal da Vila Euclides, em São Bernardo, para realização das assembleias. 
	Conforme apresenta ainda a Fundação Perseu Abramo, 
A greve geral de 1979 mostrou o rápido avanço da organização dos trabalhadores, que mais uma vez desafiaram a ditadura e dobraram os patrões. Cerca de duzentos mil trabalhadores participaram do movimento, que paralisou a produção das indústrias automobilísticas (adesão total na Volks, Ford, Mercedes-Benz e Scania) e de autopeças e de outras grandes empresas da região. (Fundação Perseu Abramo, 2020)
	Desta forma, é possível ver como o movimento realmente causou impacto e o documentário produzido tem importante papel por registrar e difundir esta história que projetou também lideranças no país, como o próprio Lula que mais tarde tornou-se presidente da República.
	Conforme definição apresentada no livro Conceitos Essenciais da Sociologia, um conflito apresenta-se como “Luta entre grupos sociais pela supremacia, envolvendo tensões, discórdia e choque de interesses” (Giddens & Sutton, UNESP, 2016). O exemplo das greves do ABC mostra um conflito claro entre a classe trabalhadora e seu patronato, que tinha também o apoio do governo. De fato, foi um conflito que envolveu tensões e discórdias desde o início quando se apresentou uma proposta de reajuste desproporcional ao que a realidade então exigia, perdurando no durante a greve com ataques e retaliações. Ademais, era nítido o choque de interesses, visto que as propostas de reajuste salarial eram diferentes. 
Ainda assim, o conflito exibe o conceito de dependência mútua entre as classes sociais defendida por Simmel. Segundo este, 
No capitalismo, os trabalhadores dependem dos capitalistas que lhes oferecerem empregos e a renda necessária para sua sobrevivência. Já os capitalistas precisam dos trabalhadores para poderem fornecer os produtos e serviços que lhes rendem lucros. (UNESP, 2016)
	
E de fato este episódio evidenciou isto, uma vez que sem os trabalhadores as indústrias não tinham como manter sua produção - o documentário mostra inclusive que o Governo pagou as empresas em questão pelo lucro que teriam perdido durante a greve - e sem as empresas os funcionários também não tinham como manter sua renda. 
A filosofia marxista, de Karl Marx e Friedrich Engels, defende que o cerne dos conflitos existentes na sociedade são justamente estes protagonizados pelas classes sociais. Em suas palavras, “A história de todas as sociedades até agora tem sido a história das lutas de classe” (MARX & ENGELS, 2008, 10). A simbólica greve dos metalúrgicos exemplifica justamente um conflito de classes, expondo como se chocam tais interesses entre os que exploram e aqueles que são explorados. Que a capacidade de mobilização desta classe para se conseguir mudanças se mantenha e seja reinventada quando necessário, para que se siga na conquista de direitos necessários a sua sobreviência. 	
Referências Bibliográficas
· A greve de março de 1979: “Que ninguém, nunca mais, ouse duvidar da capacidade de luta dos trabalhadores” - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC 
· Há 41 anos: a grande greve dos trabalhadores do ABC - Fundação Perseu Abramo 
· Manifesto do Partido Comunista 
· Confira o conceito de "conflito", de acordo com Giddens e Sutton - Fundação Editora Unesp. 
· 1979/90 ABC da Greve Leon Hirzman

Outros materiais