Buscar

Adaptação pedagógica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adaptação pedagógica
1) Os gregos diziam: "A ética é a morada do homem". O que isso significa?
Resposta: O sentido de morada que os gregos da Antiguidade consideravam ia além das quatro paredes e era um conceito existencial. Era confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.
Aristóteles tenta definir Ética como morada do homem, por entender o conceito de morada como a nossa casa. Ela seria um refúgio seguro para que os cidadãos gregos pudessem se basear como sociedade. Um local em que seus habitantes teriam a segurança do bem viver, e, enquanto vivessem segundo as normas e leis existentes nas pólis (cidades), a sociedade se tornaria melhor, com os indivíduos mais protegidos e confiantes.
2) Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas. Podemos afirmar que a ação correta é aquela que:
Resposta: todas as afirmativas estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas, pois estas escolhas fazem parte dos critérios de escolhas éticas que a todo momento temos de decidir. As frases trazem o sentido principal do que é ser ético. Quando uma decisão vai ao encontro do fator principal do bem comum, não é questionada como escolha errada. Tudo parte das observações.
3) Um representante muito importante da Idade Média escreveu a seguinte frase: "A verdadeira filosofia e a verdadeira religião são uma e a mesma coisa". Diga o nome desse representante da Filosofia na época.
Resposta: Santo Agostinho.
Na Idade Média, o representante foi SANTO AGOSTINHO DE HIPONA (354-430) E A ÉTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO: conciliação entre o cristianismo e o pensamento filosófico pagão; superioridade da alma: a alma foi criada por Deus para controlar o corpo (dirigindo-o para o bem), e o pecador inverteria essa relação. Santo Agostinho trazia a ideia de que a Igreja era a autoridade máxima, subordinando o Estado e a política.
4) Quem foi Aristóteles?
Resposta: Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Aristóteles foi o primeiro filósofo a nominar o termo ética em suas publicações: Ética a Nicômaco (seu filho) e Ética a Eudemo (seu aluno). Ele também considerava a ética como uma forma de harmonizar o convívio com o coletivo e eliminar desigualdades.
5) Na Era da Modernidade, o termo foi utilizado para designar uma nova ética, o Ethos, casa comum. Ele foi pensado como uma nova forma de refletir sobre o futuro. Identifique alguns conceitos de Ética construídos nesse momento histórico.
Resposta: Todas as alternativas estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas. Retomando o sentido de Ethos como fundamentalmente a morada humana, ele é redimensionado para além de nossa comunidade, passa da nossa cidade ou país para o planeta todo, chamado de Ethos, casa comum.

Continue navegando