Buscar

A Queda Original

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Diocese de Estância
Forania de Estância - Sergipe
Instituto de Teologia São João XXIII
Disciplina: Bíblia II
Docente: Padre Fagner de Oliveira
A Queda Original
Discentes: Aída, Daniela, Janice, Juliana, Marcos Roberto e Paulo César
2º Período – Bacharelado em Teologia
*
A Queda Original
A Queda Original é narrada no livro do Genesis 3, 1 – 24, onde sob a influência maligna da serpente, Eva convence Adão a comer o Fruto da Árvore do Bem e do Mal, e com isso são expulsos do Paraíso, ou seja, do convívio íntimo com Deus.
 
*
A criação de Eva – Michelângelo – Detalhe da Capela Sistina
*
Reflitamos:
1) Qual a Mensagem do Texto?
A mensagem diz que Deus vai em busca do homem, que se escondeu, e o chama; não amaldiçoa o homem nem a mulher, mas a serpente. E anuncia de modo misterioso a salvação, que compreenderemos tão somente à luz de Cristo Senhor, ou seja, pelo pecado de Adão somos privados desde o princípio da graça de origem mas em Cristo retornamos ao convívio íntimo com Deus.
*
02) O que é o Pecado Original?
O Pecado Original é o pecado que está na origem do homem e que é fruto da soberba do primeiro homem – Adão, retirando das gerações seguintes a graça da santidade original.
*
03) À luz da doutrina do Pecado Original, como entender uma criança que não pediu para nascer, mas, no entanto, já nasce marcada pelo pecado das origens? Seria Deus vingativo?
A criança quando nasce não possui, por óbvio, qualquer pecado pessoal, mas nasce mergulhada no pecado original que a priva desde o ventre materno da graça da santidade original, e não há nisso qualquer indício de vingança de Deus, apenas revela a herança da soberba do primeiro homem em desejar equiparar-se à Deus.
Desde sua concepção – e não a partir do nascimento, a criança sofre as consequências do pecado original, ou seja, o sofrimento e a morte.
*
Conclusão
Foi somente no madeiro da cruz que Nosso Senhor Jesus Cristo lava-nos, com seu Sagradíssimo Sangue, do Pecado Original, elevando o homem à primitiva filiação divina e contemplando a graça da santidade que nos torna íntimos de Deus na contemplação da Sua Santíssima Face.
*
Clero da Diocese de Estância, sob o liderança do Bispo Dom Giovanni Crippa.
Foto disponibilizada na page da Diocese de Estância no Facebook.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais