Buscar

Pesquisa Xadrez

Prévia do material em texto

· O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética. Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões. Pesquise sobre a origem do xadrez e os benefícios para quem pratica este esporte.
Com o nome original shaturanga (que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito), o xadrez surgiu no século VI, na Índia. De lá, seguindo as rotas comerciais da época, o jogo foi para regiões como China, Pérsia e mais tarde chegou na Europa, por meio das invasões árabes em Portugal e Espanha, que introduziu o jogo nesses locais e o difundiu pelo continente. Foi nesse período em que as regas do jogo foram adaptadas, inserindo novas peças como o Bispo, as Torres e a Rainha.
A partir do século XVIII o jogo já era muito conhecido: existiam clubes para a prática do xadrez, estudos e teorias sobre as possibilidades do jogo eram publicadas e, em 1851, foi realizado o primeiro torneio internacional de xadrez em Londres. 
No Brasil, campeonatos nacionais ocorrem desde 1927. O ganhador do primeiro torneio, realizado no Rio de Janeiro, foi João de Souza Mendes Junior. Já a primeira ganhadora da competição feminina foi Dora de Castro Rúbio, que disputou em 1960 na cidade sulista, Brusque. 
Um dos mais famosos enxandristas (jogador e estudioso de xadrez) do país é Henrique Costa Mecking, o Mequinho, que já ficou em terceiro lugar no ranking mundial, em 1977, se tornando o melhor jogador de xadrez do Brasil.
O jogo de tabuleiro é disputado entre dois jogadores, e requere habilidades de lógica, estratégia e tática. Por requerer essas habilidades, o xadrez traz muitos benefícios para quem o pratica, como a capacidade de memorização, de resolução de problemas, de tomada de decisões, de concentração, ensina a lidar com a derrota e desenvolve a criatividade.
Além de todas essas capacidades aprimoradas pelo jogo, a saúde também é beneficiada, pois, de acordo com uma pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine, a prática de exercícios mentais ajuda a evitar problemas como o Mal de Alzheimer, auxilia na recuperação de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral e ajuda na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida. Isso acontece porque essa atividade estimula a coordenação motora fina, através da movimentação das peças em diferentes direções (para trás ou para frente, em linha reta ou na diagonal). 
Por todos esses aspectos, a prática do xadrez é aconselhada, até mesmo pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a educação infantil, pois exercita várias habilidades nas crianças que serão extremamente úteis ao decorrer de suas vidas.

Continue navegando