Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Cultura digital, multiletramento e diversidade cultural
1. Os conceitos de alfabetização e letramento ainda geram certas dúvidas sobre a que faz referência cada um deles. Sendo assim, análise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro ou falso:
​​​​​​​(  ) Alfabetização e letramento são sinônimos.
(  ) Alfabetização é a língua em uso, para além do domínio do código.
(  ) Letramento é um conceito mais amplo e está relacionado com a língua em uso.
Você acertou!
A. F, F, V.
Alfabetização e letramento não devem ser empregadas como palavras sinônimas. Alfabetização está relacionada com o domínio do código (letras e números) de determinada língua de tal forma que, a partir do seu domínio, é possível ler e escrever em determinada língua. Letramento, no entanto, é um conceito diferente (hoje, inclusive já passando a ser tratado de diferentes formas, tais como: letramentos, práticas de letramento, multiletramento, entre outras) e está relacionado com a língua em uso, ou seja, os usos sociais de determinada língua. 
2. Júlia é professora de Língua Portuguesa na escola X e certo dia levou para a sala de aula uma maquete que simulava um caixa eletrônico. Ela distribuiu para os alunos algumas operações que deveriam ser executadas no caixa. O objetivo era trabalhar com palavras e números (cálculos) desse contexto, como débito, crédito, saque, depósito, transferência, desconto, total, juros, etc.
Sobre essa prática, análise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro ou falso:
(  ) Júlia está possibilitando práticas de multiletramento e multimeios. É um trabalho para além do livro didático e das formas autorizadas pela tradição escolar.
(  ) Essa não é uma prática adequada para a sala de aula, pois não tem relação com a disciplina de Língua Portuguesa. Esse trabalho deveria ser realizado pela professora de Matemática.
​​​​​​​(  ) Letramento, conforme o nome enuncia, está relacionado com letras e domínio do código (letras). O trabalho com números foge da proposta metodológica defendida pelos manuais, tais como a BNCC.
Você acertou!
D. V, F, F.
A professora Júlia está praticando o multiletramento em sua sala de aula, a partir da inserção da reflexão sobre o uso do caixa eletrônico e do domínio das palavras e expressões que devem ser conhecidas para que operações sejam realizadas nesse meio. Letramento não é apenas domínio das letras; ele pressupõe o domínio das letras e dos números, mas sobretudo os seus usos. Um aluno que experiencia essa situação pode auxiliar um familiar, por exemplo, em uma situação no banco. É multiletramento em multimeios; é formação cidadã.
3. Nas leituras que tratam de temas que incluem conceitos como cultura digital, multiletramento, multimeios, multissemiótico, entre outros, percebemos a presença de um outro conceito significativamente explorado, o de media literacy.
Sobre o conceito de media literacy, importante para o entendimento da cultura digital, do multiletramento e da diversidade cultural, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
B. O conceito, sem tradução exata do inglês, está relacionado com prática, experiência e conhecimento para a construção de mensagens diversas.
Media literacy, sem tradução exata para o português, é uma expressão em inglês para a prática do indivíduo, com base em suas experiências e conhecimentos, de avaliar, interpretar e construir mensagens diversas. Para isso, os variados meios de comunicação são fundamentais. Podemos adaptar a expressão para a língua portuguesa com algumas aproximações: media significa meios, mídia (diversos tipos de meio que atuam no processo de comunicação); e literacy seria alfabetização (letras, números, escrita), letramento (práticas de leitura e de escrita). 
4. Sobre a valorização da diversidade cultural, também defendida na BNCC, analise as proposições a seguir:
I. A partir da valorização da diversidade cultural, amplia-se a valorização das práticas locais​​​​​.​
II. A partir da valorização da diversidade cultural, os sujeitos passam a entender criticamente as reflexões propostas pela escola.
​​​​​​​III. A assunção dos multiletramentos não deve apagar o compromisso das escolas com os letramentos locais e com os valorizados; praticar a diversidade cultural é a questão. ​​​
Assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. Todas as afirmativas são verdadeiras.
A partir da valorização da diversidade cultural, amplia-se a valorização das práticas locais, e os sujeitos passam a entender criticamente as reflexões propostas pela escola, pois elas são próximas das realidades deles. Isso não significa uma redução do acesso às práticas dos letramentos valorizados, mas sim uma ampliação dos espaços de ensino e de aprendizagem a partir da inserção da diversidade cultural, que passa a fazer parte da dinâmica de sala de aula.
5. Nesta etapa da reflexão, você já percebeu que existe, atualmente, uma necessidade de aproximação da cultura digital como espaço de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula, uma vez que esse é um meio de produção de linguagens.
Com relação à cultura digital e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta. 
Você acertou!
C. Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil.
Considerando o multiletramento e a diversidade cultural como elementos integrantes dos processos de ensino e aprendizagem, tem-se, também, a cultura digital como espaço de contribuição para o ensino de Língua Portuguesa (LP), uma vez que “os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil” (BRASIL, 2018, p. 61). A cultura digital tem promovido mudanças sociais que são significativas, principalmente com o avanço e a multiplicação de diferentes tecnologias de informação e comunicação. Nesse panorama os jovens estão inseridos como protagonistas, além de consumidores, e inovam os seus processos de comunicação de acordo com as exigências de cada nova tecnologia.

Mais conteúdos dessa disciplina