Buscar

10 ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Prévia do material em texto

10 ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO HUMANO
	
 
		
	
		1.
		Para Arminda Aberastuty e Mauricio Knobel  a deslocalização  temporal vivenciada pelo adolescente significa:
	
	
	
	 Que ainda não adquiriu a capacidade de localização no tempo.
	
	
	Que esta dificuldade faz parte da puberdade.
	
	
	Que o tempo do adolescente é vivenciado de acordo com suas necessidades, para ele tudo é urgente.
	
	
	Que faz de forma deliberada para transgredir.
	
	
	Que sua noção de tempo fica alterada por questões hormonais.
	
		Explicação:
Nesta fase do ciclo vital chamada de adolescência, que significa mudanças psicossociais de acordo com a cultura na qual o adolescente esta inserido, a deslocalização temporal está relacionada à urgência do adolescente em viver e resolver suas necessidades, tudo é urgente e importante. Para ele tudo tem que ser agora, suas demandas são sempre prioridades. A intensidade dessas vivencias obviamente terão variações de acordo com o sujeito e sua cultura.
	 
		
	
		2.
		Existem novas tendências sobre o desenvolvimento humano, porque "a continuidade trata dos padrões relacionais e comportamentais que são transferidos entre situações, evocando respostas nas outras pessoas inseridas nos novos contextos de interação, reforçando os padrões iniciais, adaptando-os ao novo contexto. As mudanças no desenvolvimento resultam de acomodações cognitivas e comportamentais que ocorrem de forma simultânea com as mudanças registradas em outros sistemas orgânicos ou ambientais, em determinados momentos do tempo" (Elder, 1996 apud Dessen, 2005). No enfoque das mudanças constantes e da falta do cansaço pela busca de novas descobertas sobre o desenvolvimento humano, é possível refletir que:
	
	
	
	O investimento atual, na área do desenvolvimento humano, está em desconsiderar os teóricos anteriores e considerar somente os atuais.
	
	
	O investimento atual, na área do desenvolvimento humano, está focado no chamado ¿curso de vida¿, que apenas muda o nome, mas tem o mesmo objetivo do Piaget.
	
	
	O investimento atual na área do desenvolvimento humano está focado em novos métodos de pesquisa, enfocando as teorias anteriores.
	
	
	O investimento atual, na área do desenvolvimento humano, está em aproveitar os métodos de pesquisa anteriores e apenas revalidá-los.
	
	
	O investimento atual, na área do desenvolvimento humano, está focado no chamado ¿curso de vida¿ e busca integrar aspectos relativos ao tempo, contexto e processos de mudança ao longo da vida.
	
	
	 
		
	
		3.
		É de extrema importância a avaliação dos reflexos neonatais do bebê como forma de se verificar a viabilidade do mesmo para a vida autônoma; esses reflexos possuem este nome (neonatais) por que:
	
	
	
	são de extrema importância para o desenvolvimento da criança.
	
	
	só estão presentes no período perinatal desaparecendo gradativamente com o desenvolvimento da criança.
	
	
	são em número bastante limitado.
	
	
	sua aprensetação está condicionada ao gênero da criança.
	
	
	são encontrados em qualquer fase da vida do indivíduo.
	
	
	 
		
	
		4.
		Em qual estágio do desenvolvimento cognitivo se desenvolve a noção de permanência do objeto?
	
	
	
	sensório-motor
	
	
	operatório-concreto
	
	
	pré-operatório
	
	
	na idade adulta
	
	
	operatório-formal
	
	
	 
		
	
		5.
		Além de Piaget temos as teorias de Erik Erikson sobre o desenvolvimento humano. Ele acredita que esse processo é contínuo, com diversas fases cruciais. Cruciais, porque o desenvolvimento é único. Cada indivíduo tem sua história de passado, presente e futuro. Ele explica o desenvolvimento humano em 8 estágios, mas os caracteriza como momentos de crise. Sobre a terceira crise, conhecida como Inciativa X Culpa é possível entender como:
	
	
	
	Nessa crise as crianças desenvolvem a capacidade de iniciar e realizar atividades, sendo encorajados pelos pais.
	
	
	Nessa crise, predomina na criança a insatisfação de querer ser o outro, mas não consegue atingir as características alheias, tendo que formar suas próprias características.
	
	
	Nessa crise as crianças se colocam diante do medo de confiar nos seus pais para resolver seus problemas.
	
	
	Nessa crise a criança se coloca diante do conflito de desenvolver sua autonomia para criar algo ou resolver problemas.
	
	
	Nessa crise, predomina na criança um sentimento de inferioridade e incapacidade, pois não consegue dar conta das exigências sociais.
	
	
	 
		
	
		6.
		O período da Inteligência Sensório-motora na criança se desenvolve de um período neonatal, de completa indiferenciação entre o eu e o mundo, para uma organização coerente de ações sensório-motoras diante do ambiente imediato. Esse período é subdividido em 6 estágios. No Estágio 3: Reação Circular Secundária (4 - 8 meses) - a criança se interessa mais pelas consequências ambientais de suas ações. Ela tenta manter, através da repetição, uma mudança ambiental interessante que sua própria ação produziu acidentalmente. Avaliando o entendimento sobre o estágio três pode-se afirmar que um comportamento desenvolvido nessa fase é:
	
	
	
	Jogar objetos
	
	
	Sugar os dedos
	
	
	Olhar para objetos e partes do corpo
	
	
	Pegar a mão
	
	
	Ouvir barulhos estranhos
	
	
	 
		
	
		7.
		"Emoções como tristeza, alegria e medo são reações subjetivas a experiências associadas às variações fisiológicas e comportamentais. Todos os seres humanos normais possuem a mesma gama de emoções" (Papalia, 2006, p. 231). Acerca das emoções, pode-se afirmar que: I - As pessoas diferem quanto à frequência com que sentem uma determinada emoção. II - As emoções humanas são inflexíveis e permanentes. III - As emoções desempenham diversas funções importantes para a sobrevivência e o bem-estar humanos. Estão certos apenas os itens:
	
	
	
	I
	
	
	II
	
	
	II e III
	
	
	III
	
	
	I e III
	
	
	 
		
	
		8.
		O que justifica o fato de, em uma determianda idade, a criança não trocar suas 10 moedas de 1 real por uma nota de 10 reais?
	
	
	
	a ausência da noção de permanência do objeto
	
	
	a ausência da noção de conservação
	
	
	o processo de assimilação
	
	
	o egosísmo infantil
	
	
	o egocentrismo infantil

Continue navegando