Buscar

Resumo Biomol Especifico Imunologia Básica

Prévia do material em texto

Replicação do DNA
A replicação é semiconservativa, isto é, a nova dupla fita de DNA possui material/informação vinda da fita base. 
Como o DNA é tensionado pelas histonas para proteger seu material genético, para que sua replicação ocorra, é necessário com que ele perca essa força temporariamente. Quem é o responsável por tirar essa tensão das fitas e abrir facilitar a forquilha de replicação? A enzima topoisomerase junto a enzima DNA helicase.
Enquanto a Topoisomerase distensiona a dupla fita, a enzima DNA helicase quebrará as ligações de hidrogênio, para que a partir da enzima primase, um RNA primer se insira e indique o ponto partida ao DNA polimerase (marcações metil H³/epigênicas encontradas na fita base), para que se inicie enfim a síntese de replicação. 
Como a replicação da dupla fita de DNA é antiparalela, uma das fitas não acompanha o sentido da forquilha de replicação (5’-3’). A cadeia com polaridade inversa é sintetizada em sentido inverso (3’-5’), a DNA polimerase irá então sintetizar curtos segmentos, que posteriormente seu nick seja preenchido por meio de uma enzima ligase. 
Vias bioquímicas de morte celular por apoptose e seus principais mecanismos de controle.
Apoptose é o primeiro sistema descoberto. Acontece por uma via bioquímica interna que decide normalmente. 
É induzido por P53, que a partir de uma cascata de sinalização, ativará Fas que irá ative a via das Caspases (Cas 8 irá ser ativada por Fas, e ativará Cas 3), que diretamente ativa receptores de morte. 
Para controlar a via das Caspases, há 2 principais maneiras: 
1) Através da família pró apoptose e anti-apoptose: BCl-2, que são quem determinam a liberação ou não o citocromo C. 
2) Através de APAF1, que irá se ligar ao citocromo C e a SMAC, que bloqueia a morte celular, quando ligado ao XIAP, que se liga a via das Caspases (Cas 9 e Cas 3), aumentando a tolerância ao citocromo C.
Células do sistema imune, suas características e funções (incluir células do sistema inato e adaptativo). 
Imunidade Inata – Resposta primária (rápida – em até 12 horas); 
Imunidade Adquirida – Resposta secundária (lenta – 7 dias há 10 dias ou mais).
Resposta Inata – composta por células NK (natural killers) 
Resposta Adquirida – composta por Linfócitos B e T (TCD8 e TCD4). 
Células NK – produtora de citosinas inflamatórias (IL12 e IL15), matam diretamente a célula tumoral. Formam uma fenda sináptica para ficarem membrana-membrana com a célula tumoral, trazendo perfurinas e granzimas (que induz a via das caspases) que serão despejadas no tumor.
Linfócitos B – possuem região BRC (região onde ocorre a apresentação do epítopo determinante antigênico - localizado na região variável), da qual quando ativada, faz com que a célula B sofra transformação e vire um plasmócito, se tornando granulosa, e secretando imunoglobulinas. NK então se liga à estas imunoglobulinas e faz a apoptose da célula tumoral. 
Linfócito T- precisam de resposta inata para ativar e se ligar ao anticorpo. Possuem região MHC, logo, são independentes. TCD4 por meio de MHC de classe II, ou, apresentadoras profissionais, reconhece a célula, há mudança de isótopo, e então é solicitado uma resposta mais específica, da qual TCD8 será responsável, ela então reconhece por meio de MHC de classe I, que fará com que ela produza perfurinas e granzimas, e induza a célula tumoral a apoptose.

Continue navegando