Buscar

Apresentação pptx Atividade contextualizada Química orgánica

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada Química Orgânica
Maria Izabel Barros Cavalcante
Matricula: 03250093
Farmácia 
1
As funções orgânicas presentes na molécula de propoxifeno, detalhando-as, bem como tipo de ligação que ocorre entre os átomos nesta molécula. 
Em química orgânica, funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que têm comportamento químico similar, devido ao grupo funcional característico. Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.
Fórmula química Propoxifeno: C₂₂н₂₉NO₂ 
Os principais grupos funcionais na molécula do propoxifeno são Aromático, Éster e Amina terciária. E as ligações existentes entre os átomos de carbono são simples (saturadas) e duplas (insaturadas), estando as ligações duplas presentes nos anéis aromáticos. Entre os carnosos e os hidrogênios as ligações também são simples. Também observamos ligações simples entre o átomo nitrogênio e seus substituintes na função Amina e ligações duplas entre os átomos de carbono e oxigênio da carbonila pertencente a função Éster.
20XX
Título da apresentação
2
2
Apresente enantiômeros e sua utilização na área médica.
O enantiômero (+)-(2S, 3R)-propoxifeno tem propriedade analgésica, enquanto o seu isômero óptico (-)-(2R, 3S)-propoxifeno possui propriedade antitussígena.
Propoxifeno : 
Substância com uma estrutura análoga à da metadona, com ação 
analgésica ligeira, utilizada por via oral no tratamento de dores de 
pequena intensidade.
O dextropropoxifeno é um analgésico opioide na categoria, ou seja, ele é psicoativo;
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou em junho de 2009 a retirada gradual do mercado do fármaco dextropropoxifeno, usado no alivio da dor, por sua sobredosagem poder causar a morte;
20XX
Título da apresentação
3
3
Por fim, descreva qual deve ser o procedimento adotado pelo químico ao se deparar com a necessidade de separação de uma mistura contendo
os dois enantiômero.
20XX
Título da apresentação
4
Os enantiômeros possuam as mesmas propriedades físicas e químicas (mesma solubilidade, mesmos pontos de fusão e ebulição), um pode ser opticamente ativo ou até mesmo toxico enquanto o outro não.
Cromatografia líquida de alta eficiência é a técnica mais utilizada para a separação de enantiômeros .
Pode ser direta ou indireta:
No indireto: o par de enantiômeros é submetido a uma reação de derivação junto com um reagente quiral e enantiomericamente puro . Assim se obtém os diastereoisômeros, que podem ser separados empregando fases estacionárias não quirais.
No direto: a separação do par de enantiômeros acontece pelo uso de fases móveis contendo aditivos quirais, pelo uso de fases estacionarias quirais. 
4
Referências: 
https://WWW.estrategiaconcursos.com.br/curso/main/ 
https://WWW.indise.eu/pt/medicamentos/DCI/propoxifeno/informação-cientifica 
https://WWW.revistas.ufg.br/REF/article/download/2115/2061/. 
20XX
Título da apresentação
5
5

Continue navegando

Outros materiais