Buscar

tempo presente historia do rio de janeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Laboratório de Estudos do Tempo Presente / TEMPO, do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade do Brasil, foi criado em 1994, como parte dos esforços de renovação da história contemporânea no processo de democratização do país. Institucionalmente, o TEMPO é um centro de estudos de abrangência transdisciplinar, reunindo pesquisadores de diversos horizontes e trajetórias tanto da UFRJ, quanto de outras universidades. Está situado em prédio histórico no Largo de São Francisco de Paula, nº 1 sala 315, no Centro do Rio de Janeiro, capital. Desde a sua criação dedicou-se em especial aos estudos dos processos de democratização do Brasil e da América do Sul, aos estudos sobre a participação política e as diversas formas de autoritarismo, ditaduras e resistências.
Hoje o Laboratório de Estudos do Tempo Presente é, especialmente, um centro de referência sobre as transformações atuais na América do Sul, dos seus movimentos sociais e de suas instituições. A grande ênfase dos seus estudos alcança ainda as diversas ditaduras sul-americanas, desde os anos de 1930, bem como o papel da sociedade civil e suas instituições, da cultura, dos esportes, da mídia, das igrejas e dos empresários em face de tais acontecimentos.
O TEMPO possui uma revistra eletrônica – www.tempopresente.org - , indexada pela Capes/ME, onde os visitantes encontrarão material de pesquisa entre artigos, resenhas e relatórios produzidos pela equipe TEMPO e convidados, além de um vasto acervo documental referente aos temas centrais trabalhados por seus pesquisadores. O objetivo deste site é a divulgação do trabalho científico desenvolvido pelos professores, alunos e pesquisadores associados, de forma a tornar estreitos os laços entre a sociedade e o conhecimento acadêmico.
Os trabalhos realizados no Laboratório de Estudos do Tempo Presente conseguiram mobilizar um grande número de estudantes de graduação e pós-graduação em torno de uma temática ainda não completamente estabelecida no país: a história do tempo presente. O debate sobre o chamado “tempo presente” no Brasil – um corte dramático em direção à modernidade, através de ampla mobilização popular e das tentativas de imposição de uma ordem autoritária e a consequente resistência popular durante as crises dos anos de 1950/1960 e os dias de hoje – é a marca principal do TEMPO. Assim, além de uma expressiva produção de trabalhos acadêmicos, os pesquisadores do TEMPO são frequentemente debatedores/analistas de programas jornalísticos, culturais ou de interesse público, atestando uma significativa inserção e responsabilidade social do historiador e a democratização da produção acadêmica para além dos muros universitários – aspecto que se reflete também na constante organização de seminários, eventos e exposições.
O TEMPO foi escolhido como um dos núcleos de excelência do PRONEX, através do projeto "Sociedade Agrária e Conservadorismo", resultando na publicação de dois volumes de pesquisa: “Mundo rural e política” (Campus, RJ, 1998) e “Mundo rural e tempo presente” (Mauad, RJ, 1999). No âmbito do projeto CAPES/PROIN, a equipe do TEMPO foi selecionada para desenvolver a temática "História e Imagem: novas metodologias para o estudo da história", resultando no livro “História e imagem” (CAPES/IFCS/TEMPO, RJ, 1999), premiado em 2000 como o melhor trabalho de inserção de alunos de graduação em projetos de pesquisa.
Através de um convênio com a EMBRAPA, realizou-se o projeto “Terra e alimentos no Brasil”, resultando na publicação de mesmo nome (EMBRAPA, Brasília, 2000). Com o apoio da FAPERJ, foi desenvolvido o projeto “Dicionário crítico do pensamento de direita” (Mauad, 2000). Também tem sido objeto de trabalho do TEMPO a reconstrução da memória da resistência, através da história oral, e da conservação de acervos jornalísticos ligados à temática, como no livro “Memórias Estudantis” (Relumé Dumará, 2010). A partir de 2002 desenvolveu-se o Projeto “Memória Social dos Esportes”, resultando na publicação de um livro e três CD-Roms com a recuperação de fontes históricas do futebol brasileiro. Organizou-se ainda o projeto coletivo “Enciclopédia de guerras e revoluções do século xx” (Mauad, 2004), “Impérios na História” (Campus, 2009) e o trabalho coletivo “O Brasil na Segunda Guerra Mundial” (Multifoco, 2011) e “O Terrorismo na América do Sul” (Mulitfoco, 2011).
Várias teses e dissertações foram publicadas, como “A Guerra como metáfora”, "A história do Tempo Presente Venezuelana desde 1950 ao Século XXI", (O Livro Rápido Editora, 2009) e “Autonomias – Bolívia no Tempo Presente” (Multifoco, 2011), resultados de projetos gerados no TEMPO.
Coube ainda ao TEMPO a criação, em 2004, do Grupo de Análise e Acompanhamento do Terrorismo Internacional (GAATI), cujos resultados foram apresentados em seminários públicos de debate e pesquisa, bem como na realização de um mapa interativo sobre o Terrorismo Internacional, derivando daí o livro “Neoterrorismo” (Mauad, 2008). Em colaboração com o laboratório-irmão do Tempo Presente da Universidade Estadual de Maringá/UEM - www.dhi.uem.br/labtempo - desenvolveu-se vasta pesquisa sobre as relações Brasil-Estados Unidos, envolvendo pesquisadores brasileiros e norte-americanos e resultando no livro “As Relações Brasil-Estados Unidos nos séculos XX e XXI” (UEM, 2011).
Trabalhando com outro laboratório-irmão - http://www.getempo.org/ - , da Universidade Federal de Sergipe/UFS, desenvolvem-se estudos dos grupos neofascistas na América do Sul. Os estudos sobre os fascismos, racismo e intolerância são uma das áreas centrais das atividades do TEMPO, resultando em trabalhos como “O Século Sombrio” (Campus, 2004).
Em 2011/2012, está em curso o projeto "Caminhos da Integração Sul-Americana", com aportes da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este projeto tem como objetivo pesquisar, analisar, compreender e acompanhar as vias atuais de transformação e mudança nos campos históricos, estratégicos, políticos, empresariais, culturais e sociais que se abre para a América do Sul no século XXI.
O TEMPO conduz hoje dois grandes projetos coletivos: “O Brasil na Segunda Guerra Mundial: uma história cotidiana” (apoio FAPERJ) e “Memórias de Pedra: a história nos monumentos públicos da cidade do Rio de Janeiro comemorativos das guerras travadas pelo Brasil” (apoio CAPES), além da participação do Núcleo de História do Tempo Presente da UFS, reunindo pesquisadores e alunos de várias áreas de estudo.
O TEMPO possui hoje relações institucionais com a Universidad de La Plata (Argentina), o Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlin/LAI FU, o Centro de Pesquisas do Anti-semitismo da Universidade Técnica de Berlim, e com os núcleos de história do tempo presente da UEM e da UFS.
O Laboratório de Estudos do Tempo Presente, da Universidade do Brasil/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), caminha na direção dos seus 20 anos de existência e convida a todos os interessados para uma jornada nos seus trabalhos através do sítio eletrônico www.tempopresente.org , desejando uma boa visita.

Outros materiais