Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA - CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Santos (1983) e Vygotsky (2003), considera-se cultura tudo o que é produzido pelo homem e por este repassado por gerações, podendo ser a fala, a escrita, o modo de viver, de comer, suas crenças etc. Dizemos também que cultural é o que contrapõem as reações biológicas. Porém, essa mesma cultura ainda pode ser subdividida em três classificações: Cultura Popular, Cultura de Massa e Cultura Erudita. Explique a diferença entre as culturas mencionada e dê exemplos de seu dia a dia.
Resposta esperada
A Cultura Erudita restringe-se a apenas uma pequena parcela da população e geralmente é o conhecimento legitimado em academias e cientificamente comprovado. Geralmente é registrada por meio de livros ou gravações e seu acesso é restrito. Cultura de Massa surge com as tecnologias e é controlado pela indústria cultural que promove seus produtos e incita ao consumismo. Essa cultura não foca as particularidades culturais e procura uma homogeneização da cultura. Cultura Popular é o conhecimento que integra a maior parte da população, que pertence à maior parte do povo. Sua divulgação dá-se principalmente por meio oral e por vezes perpassa gerações. Surge como solução para problemas diários. Os exemplos podem ser os mais variados, por isso, você, corretor, deve verificar se o exemplo condiz com o conceito.
No cadastro do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, um bem cultural pode ser tombado em Patrimônio Cultural em duas categorias diferentes: bem material ou bem imaterial. Para isso, é necessária a abertura de um processo junto, para que seja feita a análise de técnicos acerca do bem. Explique o que são considerados os bens culturais imateriais e dê exemplos.
Resposta esperada
Sobre os bens culturais, o IPHAN segue a orientação da UNESCO, sendo considerados imateriais as práticas, expressões, conhecimentos e técnicas importantes da cultura, bem como os objetos, ferramentas, lugares, pessoas e grupos que estão associados a estes. Podem fazer parte dos bens imateriais, por exemplo, a culinária, os ritos, as festas, expressões artísticas e práticas cotidianas.

Continue navegando