Buscar

Documento 6

Prévia do material em texto

Atualmente a preocupação com a saúde da mulher tem como principais discussões e organizações em todo o mundo, a busca pela qualidade de vida, respeito e a garantia dos seus direitos é diária e tem ganhado força internacionalmente.
Recentemente especialistas da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade de Oslo na Noruega, desenvolveram o projeto chamado “Woman Choose Health” que visa acolher e acompanha mulheres que estão no período de gravidez, segundo estudos realizados esse é o período em que a mulher se encontra mais fragilidade e tem mais chance de desenvolver doenças e problemas psicológicos como a depressão. O acompanhamento das mulheres acontece durante toda a gravidez e durante um ano após o parto, abrindo espaço para que elas possam encontrar ajuda para enfrentar as dificuldades que surgirem nesse período evitando que ela crie traumas e se sinta fragilizada.
Além disso o projeto visa colocar a mulher em uma posição de destaque mostrando a ela que além do bebê ela também precisa de cuidados, fortalecendo a concepção de que elas podem buscar ajuda e superar todas as dificuldades. Este projeto tem sido implantado em diversos países como Portugal, Alemanha, Estados Unidos e Noruega e deve ser expandido para outras regiões.
Esse projeto pode contribuir muito na região onde eu moro dando a mulher a oportunidade de encontrar apoio no momento que está passando por grandes mudanças em sua vida, considerando que muitas vezes a mulher é abandonada pelo companheiro durante a gravidez tendo a sua saúde mental em autoestima abalada o projeto tem a oportunidade demonstrar a força que a mulher tem de recomeçar a se valorizar durante as diferentes fases da sua vida.
No Brasil, existem diversos projetos de leis, projetos e ongs voltadas ao acolhimento e cuidados com as mulheres entre eles o projeto “Saúde Mental e Educação” tem como objetivo central promover ações que garantam o bem estar da mulher e sua saúde mental, o projeto foi criado pela iniciativa da Pr reitora de Gestão de pessoas e qualidade de Vida(Progepe) tendo como foco a preocupação com desgastes causados durante o período da pandemia e pôs- pandemia. Segundo estudos o período durante o período da pandemia mulher ficou vulnerável a desenvolver transtornos depressão ansiedade e pânico. além disso a violência contra a mulher também está aumentando criando um ambiente de insegurança e incertezas com isso o projeto oferece oportunidade de um recomeço disponibilizando cursos e trabalhos artesãs onde essas mulheres podem desenvolver novas habilidades e iniciar uma profissão, além disso são disponibilizados profissionais da saúde a realizar atendimentos exames preventivos cuidando da saúde e bem-estar da mulher.
 Essas ações seriam relevantes para minha região, ajudaria a mulheres a atuar na economia criativa para superar estigmas não apenas de gênero, mas também a baixa a escolaridade, através do artesanato, conseguiria proporcionar melhor educação aos filhos, enfrentar situações de violência doméstica, melhorando sua autoestima.
Ilhéus lança o projeto Mulheres Inspiradora na semana da mulher
O projeto tem como objetivo promover cuidado e autocuidado em saúde mental da mulher em tempos de pandemia e também como foco nas consequências desse momento vivido.
O projeto oferece acompanhamento com psicóloga, advogada e assistente social, com finalidade de prestar apoio psicológico, jurídico e de empoderamento social para mulheres vítimas de violência doméstica.

Continue navegando