Buscar

Atividade de Pesquisa II


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação de Pesquisa II: Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental
Avaliação de Risco e Impacto Ambiental
Aluno (a): Silvana Aparecida da Silva
Data: 23 / 07 / 2022
Atividade de Pesquisa II
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Esta Atividade contém 5 questões, totalizando 10 (xx) pontos.
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Você deve preencher os dados no Cabeçalho para sua identificação - Nome / Data de entrega
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· A nota será lançada no sistema.
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD.
Bons Estudos!
Segundo o geógrafo Milton Santos (1997), “espaço é o conjunto de objetos e relações que se realizam sobre estes objetos”, ou seja, é a complexidade das interações culturais das comunidades humanas nos meios urbanos e rurais. Com base neste conceito, busque uma imagem do Google Earth, disponível gratuitamente na internet, e faça uma fotointerpretação, localizando, demarcando e descrevendo os objetos na paisagem.
 
Mapa de Rotas:
Veja o mapa da cidade de Vitória, Espírito Santo (ES) de Diferentes modos – Urbano, Satélite e Terreno.
O Mapa da cidade de Vitória exibe as principais rodovias que chegam até cidade. Navegue pelo site para encontrar Lojas, Panificadoras, Supermercados, Postos de Gasolina, Conveniências e outros negócios/empresas da região.
Mapa vitória bairros:
Os Mapas de Satélite são imagens em alta resolução capturadas do espaço por um satélite artificial. As imagens de satélite tem ampla utilização, especialmente na análise de terrenos, áreas de difícil acesso e na avaliação das alterações do meio ambiente.
Os mapas é uma das mais incríveis invenções da raça humana, permitindo encontrar qualquer lugar no mundo. Com o avanço da tecnologia, é possível utilizar sua localização em diversos casos, como:
· Iniciar uma rota, onde o ponto inicial é a sua posição.
· Encontrar lugares ao seu redor.
· Navegar por ruas e avenidas próximas para saber como chegar a outros lugares.
· Ver lugares com imagens via satélite.
Além de visualizar lugares, você pode utilizar as rotas de Como Chegar para criar um trajeto até o local. Você pode escolher entre os métodos de locomoção, sendo Carro como primeira opção e Ônibus, Bicicleta ou Caminhando como opções.
Área territorial refere-se a superfície terrestre de um Estado, seja ele soberano ou não, ou também o o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano. A Área territorial da cidade de Vitória é de 96.536 km².
Altitude é como é chamada a distância vertical entre determinado lugar e o nível médio das águas dos oceanos. Se um lugar está localizado acima do nível do mar, diz-se que sua altitude é positiva, se está abaixo do nível do mar tem uma altitude negativa.
Os gentílicos, também chamados, adjetivos pátrios, são uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência. Quem nasce em Vitória – ES é capixaba.
As atividades das 2 partes serão feitas em conjunto, integrando os conceitos apresentados. Primeiramente faça um diagnóstico dos principais problemas ambientais de sua cidade e liste-os correlacionando com problemas ambientais globais que servem de base para a crise ambiental. Após relacionar os problemas, liste ações/projetos para cada item diagnosticado para compor um planejamento ambiental.
 
O pó preto despejado no mar e no ar de Vitória rende reclamações e investigações de crime ambiental há anos no Espírito Santo. Uma das principais fontes de poluição na capital foi interditada por cinco dias. As atividades com minério de ferro e carvão ficaram suspensas no Porto de Tubarão, administrado pela Vale.
O que é o pó preto?
Especialistas dizem que grande parte do pó preto que polui o ar e o mar de Vitória vem da mistura das particulas de minério de ferro (exportado) e carvão (importado), que passam pelo Porto de Tubarão. No entanto, a Vale diz que o material, "assim como outros poluentes, é composto por diferentes elementos, provenientes de diversas fontes, conforme Inventário de Fontes do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) elaborado em 2010", que também defende a contribuição da contrução civil e dos veículos motorizados como poluidores.
Projeto de ações: 
Dumus – Trata-se de sistemas de estocagem e transporte de matéria prima de maneira confinada, com em galpões;
Esteiras – Enclausuramento de todas as correias no transporte de minério de ferro;
Atualização – Equipamentos de medição de emissões dmais modernos. Revisão geral e atualização dos equipamentos de contenção de emissões.
Reovação – Como a Vle já está em sua oitava usina, um dos ambientalistas indicou a renovação das primeiras, que datam de quase quatro décadas;
Tubos – É o abastecimento do minério nos portos por tubo. Sugestão semelhante à confinamento.
Confinamento – Há a defesa do confinamento dos pátios, das correias transportadoras, das torres de transferência, onde as correias mudam de níveis, dos terminais portuários e dos vagões, hoje descobertos.
 
A sujeira na Praia de Camburi, em Vitória, chamou a atenção de turistas e moradores que estiveram na cidade neste sábado (21). Segundo a prefeitura da capital, o lixo veio do mar.
A professora Sueli Pinheiro foi dar uma volta na areia e encontrou uma grande quantidade de lixo. “Eu acho um absurdo, porque a gente tem costume de vir e a praia estar limpinha. Dessa vez eu estranhei. Tem todo tipo de lixo aqui”, contou.
No meio da sujeira, é possível ver calçado, seringa, chupeta, palmilha, escova de dente e até preservativo usado na areia.
“Eu não sei se foi a maré, o período de chuva, mas tem muito tempo que está assim. Nunca vi tanto lixo”, afirmou a servidora pública Natercia Reis.
Projeto de Ações:
A campanha Praia Limpa e o projeto Mangueando na Educação ajudam a difundir ideias ligadas à preservação das espécies e a incentivar a formação da consciência ecológica. Outras duas iniciativas da Prefeitura na área são os Centros de Educação Ambiental instalados em sete parques da capital e a Estação Ecológica do Lameirão, destinada a preservar o mangue.
Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) de Vitória foram criados como estratégia de atuação da Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em todas as regiões do município.
Quatro parques de Vitória contam com os CEAs, que funcionam de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com atendimento agendado nos telefones de cada uma das unidades onde estão implantados.
Eles ficam Implantados nos locais abaixo:
· Fonte Grande: quem está a pé pode chegar ao local passando pela rua Antônio Dell Antonia, em Fradinhos, ou pela rua Alziro Viana, no Centro. Quem está de carro pode seguir pela rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória. Telefone: (27) 3382-6576. Ver no mapa
· Pedra da Cebola: para chegar ao local, o visitante pode seguir pela avenida Fernando Ferrari e depois entrar na rua Ana Vieira Mafra, que fica ao lado da Petrobras. Outra opção de acesso é a rua João Baptista Celestino, que fica na Mata da Praia (entrada do estacionamento). Telefone: (27) 3327-4298. Ver no mapa
· Padre Alfonso Pastore (Mata da Praia): há três principais acessos ao parque pelas avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges e Construtor Davi Teixeira. Telefone: (27) 3382-6595. Ver no mapa
· Centro de Educação Ambiental do Revis Mata Paludosa: entrada pela Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi (acesso pela guarita, do antigo Parque da Fazendinha). Telefone: (27) 3237-2405. Ver no mapa.
A determinação e escolha de um instrumento de planejamento a ser aplicado deve conter três informações importantes de subsídio que são: objetivos, objeto/área, tema centralenfocado. Exemplifique com algum tema de sua escolha como seria a aplicabilidade do instrumento de planejamento, levando em consideração as informações referenciadas acima.
Os instrumentos de política ambiental podem ser classificados em quatro tipos principais, embora sejam comuns também instrumentos híbridos, com características presentes em mais de uma tipologia. Instrumentos regulatórios ou de comando e controle; Instrumentos econômicos; de mercado ou incitativos;
	Instrumentos
	Vantagens 
	Desvantagens 
	Exemplos
	Instrumentos regulatórios ou de comando e controle; Instrumentos econômicos; de mercado ou incitativos.
	Previabilidade (determinações dos comportamentos),Simplicidades de regras claras, segurança no planejamento e aplicação de medidas e vantagens política de saneamento.
	Falta de flexibilidade, ausencia de incentivos para melhorias e programas.
	Padrões de poluição;
Restrições de atividades;
Controle de uso dos recursos naturais;
Controle de processos;
Zoneamento ambiental;
Penalidades;
Redução de automóveis.
 
Escolha um dos instrumentos apresentados na parte 2 desta aula e verifique se em sua cidade ou empresa que trabalha é aplicado com estratégia de planejamento.
Plano ambiental municipal – Uma das  iniciativas da Prefeitura na área são os Centros de Educação Ambiental instalados em sete parques da capital e a Estação Ecológica do Lameirão, destinada a preservar o mangue. 
Educação Ambiental é desenvolvida nos parques da cidade.
Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) de Vitória foram criados como estratégia de atuação da Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em todas as regiões do município.
Quatro parques de Vitória contam com os CEAs, que funcionam de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com atendimento agendado nos telefones de cada uma das unidades onde estão implantados.
Projeto alerta comunidades para importância de preserver o manguezal.
Realizado em áreas de manguezal, o projeto "Mangueando na Educação" visa ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do manguezal, um dos mais importantes ecossistemas do Estado.As ações levam em consideração suas características ecológicas, sociais, cênicas e culturais, por meio de atividades socioambientais e educativas, que envolvam escolas e comunidades do município de Vitória.
O público-alvo são alunos de diferentes faixas etárias, dos ensinos fundamental, médio e superior, inclusive de outros municípios.
O projeto recebeu destaque na Conferência Mundial Rio+20, ao fazer parte do livro Projetos Ambientais de Sucesso Desenvolvidos nas Capitais Brasileiras, e, em 2009, ganhou outro Prêmio Ecologia.
Projeto praias limpas.
Verão é época de sol, praia e banho de mar, mas é necessário que todos cuidem da orla. Para conscientizar o banhista sobre a necessidade de preservar o ambiente praial, a Secretaria de Meio Ambiente realiza há mais de 30 anos a Campanha Praia Limpa.
Os educadores ambientais fazem um trabalho de conscientização junto aos quiosqueiros, bares próximos às praias e aos banhistas, realizando ações educativas como oficinas e distribuição de material informativo.
A abordagem trata da questão do lixo e a responsabilidade de cada banhista em deixar na lixeira os resíduos produzidos no passeio. Informa também sobre a importância de observar as placas de balneabilidade distribuídas em 26 pontos das praias, que apresentam se o local está próprio, impróprio ou interditado para banho.
Também faz parte da orientação dada pelos educadores o cuidado com a preservação dos locais de restinga, que é uma vegetação importante no ecossistema praia, e protegido por leis Federal, Estadual e Municipal, não podendo ser utilizada para fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre a mesma, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo, cujas ações são consideradas crimes ambientais.
Liste ações de sustentabilidade em espaços urbanos promovidos pelo poder público e privado.	
No poder público:
Ampliação da avenida Adalberto Simão Nader - Com 1,9 km de extensão, a avenida Adalberto Simão Nader é um importante eixo viário do município, pois representa um apoio de circulação na região norte na cidade. A Prefeitura estuda a ampliação da via com a construção de três faixas por sentido, baias de ônibus, calçada cidadã e ciclovia com no mínimo 3 m de largura. Já concluida e que deu grande fluidez ao transito e facilitou para os ciclistas ir e vir em segurança;
Transito livre - om o objetivo de desafogar o trânsito em vias importantes de Vitória, a Prefeitura criou o Projeto Trânsito Livre. Jardim Camburi é o primeiro bairro a receber a iniciativa. Toda a alteração foi definida em encontros do prefeito, secretários e técnicos com a comunidade. A ação começa com atividades educativas e mudanças na sinalização e segue com o início do funcionamento efetivo do sistema binário, que vai transformar ruas de sentido duplo em mão única.
Reestruturação da Avenida Leitão da silva - A avenida Leitão da Silva é um relevante eixo viário da capital, já que, em conjunto com a avenida Nossa Senhora da Penha, representa um apoio de circulação em seus 2,6 km. O projeto de ampliação busca minimizar os congestionamentos e, principalmente, melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e veículos.
No poder Privado - Projetos de Extensão – A Multivix transformando a realidade social da comunidade.
1.252 projetos e 90.000 pessoas impactadas
Projetos de destaque:
· Mutirão de vacina contra a COVID-19. foram vacinado 22.739 pessoas.
· Atendimento nutricional clínica escola de Nutrição Multivix.
· Todos por Elas: representatividade feminina.
· Intervenção efêmera e lúdica para concientização sobre a importância da arborização urbana.
· Ação Outubro Rosa – Prevenção do câncer de mama e colo de útero.
· Acompanhamento Nutricional da comunidade.