Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1) Significado de Incoterm EXW e que implicações têm para a empresa. 
É um tratado internacional que define as responsabilidades comerciais sobre o transporte de mercadorias. Incoterm, provem do inglês é um termo internacional de comércio.(regula a atividade de compra-venda de produtos a nível internacional), em sí é um acordo entre os agentes económicos (produtores-vendedores) sobre custos, transporte, riscos, responsabilidades e gestão logística
desde a saída dos produtos até a chegada em seu destino. 
Por outro lado a sigla
EXW significa EX Works , ou seja, fora do âmbito logístico do produtor, procurando sempre a forma mais fácil e menos complexa de o fabricante colocar os produtos a disposição do cliente ou comprador final. 
Em resumo deve-se ter um local designado para a venda dos produtos, quer seja a nível nacional ou a nível internacional, o vendedor deve cumprir com os requisitos de qualidade, apresentação e embalagem adequada para que os produtos possam ser comercializados ( armazem, oficina de stocks).
Ao utilizar este tipo de acordo as empresas devem de ter claro as responsabilidades de ambas partes, quem paga o transporte da mercadoria, qual é o ponto de entrega e quem deve pagar o seguro,etc . A empresa produtora deve de escolher cuidadosamente os seus compradores todos os elementos a ter em conta com esta comercialização (transporte para a exportação dos produtos), no caso da empresa MEDCON4W que são produtos médicos, sabendo de antemão que não é obrigação do vendedor embarcar os produtos já que o mesmo só tem que disponibiliza-los e o comprador acarreta com os outros custos. 
Existem vários tipos de Incoterm ,dos quais posso mencionar os seguintes: 
1. EXW- Ex Works , FCA- Free Carrier , FAS-Free Alongside Ship,FOB- Free on Board,CPT-Carriage Paid To,CIP- Carriage and Insurance Paid To,CFR- Cost and Freight ,CIF- Cost Insurance and Freight ,entre outros.
2. Fazer uma descrição dos processos de Injeção e Extrusão.
Os processos de injeção e extrusão são métodos de fabricação de produtos utilizados na industria de plásticos e polímeros.
No processo de injeção o objetivo é contruir materiais plásticos com vários formatos, ou seja, diferentes, estes podem ser feitos em moldes simples ou complexos, todo depende das características da produção. É um processo cíclico e descontinuo, é mais utilizado para fabricar tampas, brinquedos, partes de um refrigerador,etc.
Paso 1: Aquecer o termo plástico e fundir o material,
Paso 2: Introduzir o material no molde e esperar arrefecer, uma vez que o mesmo entra em contacto com as paredes resfriadas do molde o material se solidifica e adquire a forma desejada.
O método de extrusão e muito utilizada na atualidade já que é usado para dar o acabamento final nos produtos, usa-se na fabricação de peças plásticas de qualidade. Este método é usado para dar a forma final aos produtos que saem da máquina extrusora semi-acabados, ou seja a transformação de plásticos, este processo permite solidificar o material, produtos são sacolas, tubos, fios,etc
Passos:
É utilizado um polímero granulado que é aquecido dentro de um
recipiente, em seguida, o plástico fundido é transportado para um bico.
 A diferença reside: 
· No processo de injeção: o bico injeta o plástico fundido
em um molde de metal sob pressão, espera-se que o plástico resfrie e abra o molde
para remover a peça acabada. 
· A rosca comprime o material fundido a fim de injeta-lo para dentro do molde.
· No processo de extrusão:o bico alimenta um
molde continuamente, moldando-o na forma desejada, é usado principalmente para tubos e peças de comprimento longo.O material é esfriado numa banheira com água. 
· A rosca da extrusora a pressão é gerada pela progressiva diminuição dos sulcos.
3.Norma ISO para os fabricantes de
equipamentos médicos. 
A norma ISO 13485, atualmente na versão ISO 13485:2016 para equipamentos médicos-Sistemas de Gestão de Qualidade-Requisitos para fins regulatórios, é a base de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) para organizações que lidam com a vida útil dos equipamentos médicos. Esta norma pertence a família das normas ISSO, que se encarregam de promover os padrões de qualidade a nível Internacional para as empresas.
4.Vantagens se têm ao obter a certificação CE
Algumas vantagens na obtenção da marcação CE são:
· Os fabricantes podem comercializar internacionalmente tendo rótulo CE.
· Esta etiqueta indica o nível no qual a qualidade do o produto começa.
· A marcação CE ajuda os clientes a verificar o desempenho dos produtos e
compará-los. 
· Comercialmente, os produtos com marcação CE estão disponíveis gratuitamente na união europeia. 
· O rótulo CE é uma indicação do cumprimento das diretivas da nova abordagem.
· Este rótulo funge como passaporte em toda a união europeia para comercializar os produtos.
· A etiqueta CE, indica que o produto é fabricado com os requisitos de saúde e segurança.
Ou seja, os produtos que não possuem este rótulo são considerados inseguros e salubres e podem ser chamados produtos de baixa qualidade.
5. Identificar a Diretiva (IEC) aplicável para materiais plásticos para
anestesia.
Isto encontra-se na seguinte norma, Equipamento elétrico médico - Parte 2-13:
Requisitos particulares para a segurança e desempenho essencial de sistemas
anestésicos IEC 60601-2-13: 2003 que foi revisado pela ISO 80601-2-13: 2011
Equipamento elétrico médico - Parte 2-13: Requisitos particulares para segurança
básica e desempenho essencial de uma estação de trabalho anestésica.
6.Conceito de “Validação de Processos”
Segundo ANVISA ´´ é uma evidencia documentada que atesta com um alto grau de segurança que um processo específico produzirá um produto de forma consistente, que cumpra com as especificações pré-definidas e características de qualidade´´. 
Podemos dizer que são os antecedentes teóricos que validam o funcionamento de um material ou sistema, que é seguro para usar e pode ser reproduzido (deve estar comprovado). Em essência estes antecedentes permitem provar que o produto final terá qualidade excelente.
Validar um processo é ter informações documentadas onde se possa
comprovar que, ao executar esse processo, se obtém um produto que atende a certas características de segurança e qualidade previamente determinadas por uma norma.
7.Significado de uma matéria-prima plástica adequada
para uso medicinal:
Uma matéria prima adequada para uso medicinal deve possuir propriedades e requisitos relevantes para usa-los em dispositivos médicos, significa que o polímero é biocompatível e não é prejudicial para as pessoas, por tanto pode ser utilizado nos cuidados médicos,terapias,diagnósticos,em, em fim pode formar parte dos equipamentos médicos sendo reconhecidos como plásticos de qualidade médica ou polímeros de grau médico.(eles não se misturam com os medicamentos nem com os materiais dos equipamentos, não causando intoxicação, alergias já que este não se contamina) 
8. PLANO DE AÇÃO
1. Primeiramente se deve saber se o seu produto é exportável e se a minha empresa tem condições para tal.
2.Escolher qual vai ser o mercado onde vou exportar os meus produtos.
3. Podem fazer a experiência direta (ferias internacionais) para conhecer as preferências dos consumidores do país em que pensa internacionalizar o seu produto. 
4. Enviar algum funcionário, contactar alguém do país para onde pretende exportar, que tenha conhecimento do mercado e das leis económicas-comerciais.
5. O quinto passo deve ser identificando as normas e os órgãos reguladores que supervisionam a fabricação e o
transporte de equipamentos médicos no país em questão. 
6.Constatar a existência de um distribuidor de matéria-prima de grau médico naquele país, de não existir procurar alguma empresa distribuidora que possa facilitar a entrega dos mesmos.
7.Efetuar a validação de todos os processos de fabricação dos produtos. 
8.Elaborar um plano de negócios para determinar os melhores locais onde as
instalações da empresa estão instaladas e qual estoque mínimo deve estar
disponível.
9. Estabelecer uma lista depreços internacional de acordo com incoterm EXW e a moeda do país (divisas, taxas de câmbio, júros, etc.).
10. Escolher os melhores canais de distribuição, canais de comunicação e meios de transporte dos produtos.
11.Obter as certificações para poder efetuar a comercialização com êxito. 
Bibliografia 
1. http://www.Newpack.eng.br (25/07/2022,14:40 pm) 
2. Engenharia de Processos – SENAI CETIQT
3.http://www.vdibrasil.com (25/07/2022,16 pm)
4.http://www.stab.org.br/17sba/16_oscar_sao_martinho.pdf