Buscar

PROVA DISCURSIVA IMUNO HEMATO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA
1. Os anticorpos fazem parte do mecanismo de defesa do nosso corpo. Embora os anticorpos possam oferecer proteção contra algumas doenças, há situações em que a produção excessiva de anticorpos contra antígenos inofensivos acaba resultando em patologias. Esse fenômeno é conhecido como hipersensibilidade. Considerando os quatro tipos de hipersensibilidades, disserte diferenciando cada um deles. ( * Máximo 4000 caracteres )
Hipersensibilidade do Tipo I: reações alérgicas causadas pela produção de IgE contra antígenos inócuos. Conhecida como hipersensibilidade imediata, porque ela começa rapidamente, poucos minutos após o contato com o alérgeno, e resulta em hipersensibilidade. A resposta imediata que se caracteriza pela introdução do alérgeno, que estimula as células TCD4+TH2 a produzirem IL-4 e produção de IgE, após a resposta imediata ocorre o desenvolvimento mais lento do componente inflamatório chamado de reação de fase tardia, caracterizado pela acumulação de neutrófilos, eosinófilos e macrófagos.
A hipersensibilidade do Tipo II envolve a produção de anticorpos da classe IgG ou IgM que reagem com antígenos em células ou tecidos. Os anticorpos IgG e IgM podem causar lesão tecidual por meio da ativação do sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.
A hipersensibilidade do Tipo III é causada por imunocomplexos que são formados de antígenos-anticorpos. Esses imunocomplexos são depositados nos tecidos, nas paredes dos vasos sanguíneos, causando lesões. As doenças mediadas por imunocomplexos tendem a ser sistêmicas e afetam vários órgãos e tecidos, sendo mais suscetíveis nos rins e nas articulações.
Na hipersensibilidade Tipo II o antígeno é expresso no tecido-alvo da doença; já na hipersensibilidade Tipo III, o antígeno não está associado ao tecido-alvo, e sim na formação de imunocomplexos; assim, a doença é determinada pelos locais onde os imunocomplexos se depositam, normalmente em pequenos vasos sanguíneos, nas articulações ou nos rins.
A hipersensibilidade do Tipo IV, também conhecida como hipersensibilidade tardia, é encontrada em muitas reações alérgicas a agentes infecciosos, na dermatite de contato resultante de sensibilização a determinadas substâncias químicas simples e na rejeição a transplantes. São mediadas por linfócitos T que induzem inflamação e matam diretamente as células-alvo, causando lesão no tecido. O principal tipo de linfócito T ativado nas reações de hipersensibilidades do Tipo IV são as células auxiliares CD4+, que secretam citocinas promovendo a inflamação e ativando leucócitos, principalmente neutrófilos e macrófagos. As células T auxiliares também estimulam a produção de anticorpos que danificam os tecidos e induzem a inflamação.
2. A hemoglobina é a principal proteína das hemácias, formada por globina e grupamento heme. O heme é o resultado da combinação de um átomo de ferro com uma molécula de porfirina. A hemoglobina é constituída por um arranjo de quatro cadeias: alfa (metade das cadeias) e beta, delta ou gama (a outra metade). Disserte sobre os três tipos de hemoglobina. ( * Máximo 4000 caracteres )
No adulto há predomínio da hemoglobina com duas cadeias alfa e duas beta: denominada hemoglobina A. Também existe uma pequena porcentagem de hemoglobina com alfa e delta, denominada hemoglobina A2. No feto encontra-se uma hemoglobina com dissociação gasosa adequada às trocas próprias da vida intrauterina: hemoglobina F, ou hemoglobina fetal (alfa e gama). Decresce após o nascimento e é apenas encontrada como traços no adolescente e na vida adulta.

Continue navegando