Buscar

Atividade de Pesquisa - Combustíveis(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA
COMBUSTÍVEIS
Aluno (a): José Adelson Bezerra Júnior
Data: 28 / 07 / 2022
Atividade de Pesquisa 
ORIENTAÇÕES:
· Esta Atividade contém 05 questões, totalizando 10,0 (dez) pontos.
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação - Nome / Data de entrega
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· A nota será lançada no sistema.
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD.
Bons Estudos!
QUESTÕES
1. Dê a definição de Petróleo.
O petróleo é um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água. É uma mistura complexa de hidrocarbonetos, ou seja, de substâncias orgânicas formadas apenas por hidrogênio e carbono. Na sua maioria são hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos.
2. Comente sobre os aspectos mais importantes dos biocombustíveis, de modo geral e, especificamente, no Brasil.
As vantagens dos biocombustíveis são várias: menor índice de poluição com a sua queima e processamento; podem ser cultivados e, portanto, são renováveis; geram empregos em sua cadeia produtiva; diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis; além de aumentarem os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial.
Atualmente, o Brasil possui uma produção de etanol que supera os 21,5 milhões de barris por ano, o que equivale a um montante de aproximadamente 3,52 bilhões de litros. As perspectivas, segundo a Agência Internacional de Energia, é que essa produção aumente cerca de 200% até o ano de 2050, o que tornaria o Brasil uma referência internacional em biocombustíveis.
3. Faça um comparativo entre gasolina e álcool, como combustíveis de veículos automotores.
Etanol
O etanol, como é conhecido o tipo de álcool utilizado como combustível para os veículos, pode ser produzido a partir de diferentes matérias primas. Entre elas estão milho, beterraba e cana-de-açúcar, esta última é a utilizada para produzir o etanol brasileiro. 
Para se tornar uma fonte de energia para os motores, a cana é triturada, tem seu líquido, a garapa, reservado para ser aquecido e transformado em melaço. Após isso, ele é fermentado, passa pela destilação e se torna um combustível, composto por 96% etanol e 4% água. 
Gasolina
Já a gasolina é um combustível derivado do petróleo, que passa por processos de destilação em diferentes temperaturas. Seu o objetivo é dividir os compostos a partir de seus diferentes pontos de ebulição. Assim, a determinada temperatura obtêm-se substâncias como gás de cozinha, asfalto, diesel e a própria gasolina. Vale lembrar que a gasolina vendida nos postos não é totalmente pura. A substância presente nas bombas tem até 27% de etanol anidro, que é o etanol desidratado.   
4. Defina Lubrificantes e comente sobre a sua importância para o mundo atual.
Lubrificante é qualquer substância entre duas peças móveis que tem como objetivo reduzir a fricção ou atrito entre elas.
Essa redução de atrito resulta em alguns benefícios importantes, como aumento da eficiência. Ou seja, o movimento será facilitado e gastará menos energia (no caso de um motor de carro, utilizaremos, portanto, menos combustível) para realizar o movimento. Outro benefício direto da redução do atrito é a redução do desgaste das peças, essencial para o bom funcionamento e durabilidade do motor, se for o caso.
5. Pesquise e comente sobre fontes alternativas na produção de combustíveis.
Fontes de energia alternativas para geração de energia elétrica são: energia solar (Sol), eólica (ventos), maremotriz (maré), hídrica (força das águas) e geotérmica (calor interno da Terra), enquanto o etanol e o biodiesel são fontes alternativas a combustíveis, como o gás natural, petróleo e carvão.
Atividade de Pesquisa: COMBUSTÍVEIS

Outros materiais