Buscar

Manejo reprodutivo em granjas de suínos

Prévia do material em texto

Acadêmica: Josieli Sabrina
Relatório de aula prática
Foi realizado a visita na Granja kiftengarden, granja upd, com manejo gestação cobre e solta, gestação coletiva, onde terminou de inseminar já vai pra baia coletiva, ficam em gaiolas somente para inseminação. Tem um sistema de climatizado, para dissipar calor, 23 graus dentro do galpão, obtendo bons resultados de reprodução (temperatura dentro da granja ajuda), com placas evaporativas para climatizar.
Manejo normal de detecção de estro, contato focinho focinho, macho rufião, monja (raça) só serve para fazer a deteção de estro, três semanas após inseminação tempo de retorno, então a detecção de retorno facilita em baia individual (gaiola) do que em coletiva, pois é muitos animais dificultando a detecção do retorno. Porcas de últimas semanas vão para maternidade dando espaço para as próximas. Retorno ao cio é desvantagem desse manejo coletivo, em banda, se chama manejo quadribanda, 4 semanas. No futuro provavelmente não exista mais manejo quadribanda pelo fato de desmamar o leitão muito novo, leitões desmamados com três semanas de idade, 21 dias.
Quantidade de ração não altera mudança na gestação, a ração é oferecida apenas para manter o seu peso durante a gestação (ecc adequado). Para manter o peso precisa de 7000 a 7500 kcal por dia, aproximadamente 2kg por dia, gestação coletiva tem desafio na parte da alimentação, pois umas comem mais que as outras. Leitoas de reposição, aproximadamente 150 dias de idade, 95 kg, leitoas novas tem alimentação a vontade para comerem mais e conseguir produzir mais leitões no primeiro parto.
Para fazer o manejo de reprodução precisa esperar passar o primeiro estro (cio), progesterona via oral (azitrix) para segurar o ciclo estral, fazem esse manejo para conseguir ajustar algumas leitoas a entrar no cio com as outras para manter todas juntas, sincronizadas. Inseminação nas leitoas a cada 28 dias, porcas desmamadas entram em cio perto de 6 a 7 dias após o desmame. Marcação das leitoas quando entram em cio, edema de vulva, etc. Flushing 14 dias antes da inseminação, ajuda a aumentar de 2 a 3 leitões por porca. Temperatura 27,9C gestação

Continue navegando