Buscar

Trabalho Final - HST

Prévia do material em texto

Sumário
Introdução______________________________________________________________________3
Etapas do Estudo______________________________________________________________4
Caracterização da Empresa_____________________________________________4
Identificação___________________________________________4
Linha de Produtos/ Serviços e Tipo de Produção_______________5
Fluxograma Geral da Produção____________________________5
LAYOUT de Blocos_______________________________________6
Caracterização de Pessoal________________________________7
Avaliação Geral das Condições de Trabalho_________________8
Diagnóstico de um Setor Específico____________________________________16
Mapa de Risco do Setor__________________________________9
Fluxograma da Produção___________________________________10
Descrição dos Equipamentos e Instalações______________________10
Descrição dos Produtos, Materiais e Resíduos____________________10
Descrição da Equipe de Trabalho_____________________________10
Descrição das Atividades dos Trabalhadores____________________10
Tabela Grupos de Risco x Locais x Sintomas x Doenças/Acidentes x Recomendações___________________________________________11
Avaliação Geral das Condições de Trabalho_________________13
Proposta de Solução para o Problema Escolhido____________________13
Seleção do Problema___________________________________13
Gravidade da Lesão______________________________________13
Extensão________________________________________________14
Antecedentes_____________________________________________14
Sistematização dos Problemas____________________________15
Origem_________________________________________________15
Quantificação/Qualificação_________________________________15
Amplitude_______________________________________________16
Geração de Alternativas_________________________________16
Seleção/Desenvolvimento da Solução______________________17
Eliminação do Problema___________________________________17
Desenvolvimento da Proposta_______________________________18
Viabilidade de Execução e Implantação____________________19
Conclusão_________________________________________22
Bibliografia________________________________________23
Introdução (modificada)
Escolhemos um salão de beleza para fazermos um estudo sobre os riscos existentes. O salão está localizado no bairro Jardim Botanico, Zona Sul do Rio e foi escolhido pela proximidade com a residência de alguns de nossos participantes, já que são clientes do mesmo.
Como em um salão, há vários tipos de serviços diferentes e estão diretamente relacionados tanto com riscos físicos e químicos, achamos interessante analisar as áreas da empresa, conversando com os funcionários e tirando fotos com intuito de ajuda-lo a melhorar a qualidade de vida dos profissionais, diminuindo riscos evidentes da relação do ser humano no dia-a-dia de trabalho.
Optamos por falar especificamente das tinturistas, pois estas estão expostas o dia todo aos mais variados riscos, ergonômicos, biológicos, químicos, físicos e de acidentes. Portanto obtivemos as informações necessárias para que pudéssemos trabalhar neste setor, criando fluxograma da produção, analisando os equipamentos e produtos necessários e avaliando a condição dos trabalhadores.
Etapas do Estudo
Caracterização da Empresa
Identificação ( mudei algumas coisas,porém podem mudar mais)
Nome Fantasia: Werner Coiffeur
Endereço Completo: O Salão de Beleza Werner Coiffeur está localizado na Rua Jardim Botânico , n° 123, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ 
Sobre a empresa: 
O 1° salão do cabeleireiro Werner foi fundado em Ipanema e a partir dai são 25 anos no mercado de beleza. Com o objetivo de proporcionar beleza e bem-estar às pessoas, os salões Werner foram crescendo aos poucos e se transformaram numa das redes de beleza mais renomada.
Desde 1997 existe o sistema de franquias trazendo um projeto de expansão por todo o país, Mercosul, Europa e América do Norte. Hoje a empresa conta com 46 franquias. Em qualquer franquia do salão Werner, os profissionais têm o mesmo nível técnico e os clientes usufruem das mesmas vantagens, benefícios e tratamento.
A franquia sobre a qual trataremos foi inaugurada há 4 anos, ou seja, bastante nova em comparação com as demais. 
Ano de Fundação: 1986 (primeira unidade – Ipanema) e 2011 (franquia do JB)
Tipo de Sociedade: O Salão de Beleza Werner Coiffeur é uma empresa do tipo LTDA, ou seja, uma franquia.
Evolução: 
Sobre o comando das atuais proprietárias foram feitas obras de melhoria no salão para maior comodidade, conforto, organização tanto dos clientes como dos funcionários, além da estética. Foram implantados novos banheiros, lavatórios, refeitório, iluminação. Tornando o ambiente mais sofisticado e moderno.
Linha de Produtos/ Serviços e Tipo de Produção (botei mais o corte e hidratação)
Os serviços oferecidos pelo salão são os seguintes:
Corte 
Manicure
Pedicure
Corte 
Coloração ( Pintar, descolorir, mechas, etc)
Penteado
Maquiagem
Hidratação
Depilação
Fluxograma Geral da Produção ( falta modificar tudo)
Abaixo o Fluxograma Geral da execução dos serviços oferecidos pelo salão:
 
Marcar hora: Para ser atendido, o cliente precisa ligar para poder marcar um horário, pois a demanda do salão é muito grande e dificilmente quem chega sem hora marcada é atendido.
Falar com recepcionista: Ao chegar o cliente comunica que tem hora marcada, especifica o tipo de serviço e o nome do profissional.
Anunciar no microfone: A recepcionista confere na agenda a hora e anuncia no microfone dizendo o nome do cliente e o nome do funcionário que vai atendê-lo.
Disponibilidade do funcionário: Caso o profissional esteja disponível, ele vai ate o cliente e o conduz até seu lugar de trabalho, caso contrário o cliente espera em uma das poltronas e quando o profissional estiver disponível faz o mesmo processo.
Material a ser utilizado: o funcionário toma conhecido do serviço que fará, pega seu material que será necessário e dá início ao seu trabalho.
Finalização: Após o término do serviço, o cliente se dirige até a recepção, diz o procedimento que foi feito e pagar por eles.
LAYOUT de Blocos (já modifiquei)
 
 
Caracterização de Pessoal ( modifiquei os textos, faltam os gráficos)
Analisamos a quantidade de funcionários do salão Werner e a forma como eles exercem sua função. No total são 45 empregados que trabalham 8h diárias, 5 dias por semana. Eles têm 1h hora de almoço, recebem vale transporte e tem direito à plano de saúde básico. Dentre os funcionários, têm-se 4 profissionais trabalhando no corte, 4 na coloração, 6 trabalhando na escova, 13 manicures/pedicures, 1 depiladoras, 4 assistentes, 3 recepcionistas, 2 estoquistas, 1 manobrista, 1 segurança, 2 nos serviços gerais, 2 garçonetes, 1 gerente geral e 1 gerente administrativa. 
Não temos o número exato de funcionários, pois alguns não se encontravam no salão na hora em que analisamos, porém perguntamos para a gerente geral sobre esta quantidade e conseguimos este resultado. A maioria dos empregados é do sexo feminino, como é de se esperar em quase todo salão, em uma faixa etária de 18 aos 45 anos de idade,pois por se tratar de um salão relativamente novo, preferiram uma mão-de-obra mais jovem para executar os serviços. A maior parte deles possui o segundo grau completo e possuem bastante experiência no setor onde trabalham. 
No que se diz respeito ao meio de transporte utilizado pelos funcinários, observamos que a maioria leva bastante tempo para chegar ao salão, levando em torno de 2h e meia para chegar, muitas vezes pegando 2 ou mais conduções. Porém como fator positivo destaca-se um ponto de ônibus, contendo até linha do ônibus do metro em frente ao Coiffeur. ( Só precisa atravessar a rua.)
A média salarial é um pouco mais que um salário mínimo, além do salário que consta na carteira de trabalho, eles recebem comissão, que é o “forte” da empresa. Cada postode trabalho tem uma comissão diferente, a comissão do corte e da coloração é 40%, da escova é 30% e da manicure é 20%. 
Avaliação Geral das Condições de Trabalho 
Ao visitarmos o salão pudemos notar diversos problemas, alguns mais graves. O salão de beleza é um único espaço utilizado por praticamente todos os profissionais, exceto depiladoras, manobristas, recepcionistas, estoquistas. Alguns problemas que foram percebidos de imediato pelos integrantes do grupo foram: o barulho excessivo de diversos equipamentos ao mesmo tempo, o cheiro forte de produto químico, a falta do uso de luvas por parte das manicures/pedicures. Numa análise mais detalhada notamos ainda equipamentos pontudos sem proteção, fios na passagem possibilitando acidentes, posturas inadequadas por parte dos profissionais, repetitividade de movimentos. O barulho causado pelos secadores, principalmente, pode causar dores de cabeça, irritabilidade, fazendo com que o profissional tenha fadiga física e não seja tão produtivo. O cheiro forte dos produtos químicos causa muitas vezes irritabilidade dos olhos, tonturas, mal-estar levando ao mal humor e a doenças crônicas. Não usando as luvas como proteção as manicures/pedicures estão expostas a fungos e bactérias advindos das mãos ou principalmente dos pés das clientes. Em relação aos equipamentos sem proteção, num salão de beleza os profissionais lidam com diversas temperaturas, principalmente quente, ou seja, ao utilizar um equipamento com alta temperatura é importante deixar num lugar separado pra não causar incidentes como queimaduras e deixar sempre os equipamentos pontudos protegidos evitando cortes. As posturas inadequadas e a repetitividade podem causar sérios problemas na coluna, além de tendinites, bursite. Após uma análise geral do salão e entrevistas feitas com alguns funcionários, optamos por focar nas tinturistas, que foi o posto no qual notamos a existência de diversos riscos, como químicos, ergonômicos, de acidentes.
 Diagnóstico de um Setor Específico 
Mapa de Risco do Setor
Fluxograma de Produção
 
 
Descrição dos Equipamentos e Instalações
A tinturista para exercer suas atividades utiliza secadores, pranchas alisadoras, chuveirinhos para remover a tinta, cadeiras ajustáveis. 
Descrição dos Produtos, Materiais e Resíduos
A tinturista utiliza principalmente tintas de coloração, produtos químicos de alisamento, relaxamento, espátulas, potes, além de máscaras e luvas pois muitas vezes ficam expostas a fortes cheiros. 
Descrição da Equipe de Trabalho
No salão em estudo trabalham 5 tinturistas, divididas em turnos de 8h. Elas têm direito às 1h de almoço em horários diferentes para o salão não ficar sem disponibilidade de profissionais. Em média, num dia normal de semana elas atendem até 7 clientes, mas durante os fins de semana esse número é superior.
Descrição das Atividades dos Trabalhadores
As tinturistas podem realizar diferentes atividades, que variam desde apenas uma escova, até tratamentos capilares como relaxamentos, alisamentos e coloração. Para atividades como escovas e alisamento são utilizados secadores e pranchas alisadoras, e para finalizar passa-se um óleo para hidratar o cabelo. Para a realização de relaxamentos e tratamentos de alisamento são aplicados produtos químicos nos cabelos dos clientes, e no caso da coloração, além de produtos químicos também aplica-se tinta. Para essas últimas atividades as profissionais contam com a ajuda de auxiliares, que adiantam algumas tarefas como a lavagem e secagem dos cabelos, além da eventual aplicação de alguns produtos. Ao aplicar produtos químicos nos cabelos dos clientes, com o uso de espátulas, todos os profissionais utilizam luvas nas mãos e, dependendo do produto, também máscaras.
Tabela Grupos de Risco x Locais x Sintomas x Doenças/Acidentes x Recomendações
Avaliação Geral das Condições de Trabalho
De acordo com a norma regulamentadora 4, quadro I, página 27, o grau de risco do salão é 2. Acima temos a tabela de risco que mostra os principais riscos que os profissionais do salão estão expostos, a área de exposição, os sintomas e as recomendações, o mapa de risco mostra as áreas do salão mais expostas a cada risco. Através da tabela de risco vemos que os profissionais estão expostos a diversos riscos, mas principalmente a riscos Ergonômicos e Químicos.
O setor específico escolhido foi o setor dos tinturistas, e esses trabalhadores estão expostos principalmente a esses dois tipos de riscos. Por estarem sempre trabalhando em pé, com uma postura inadequada na grande parte das vezes, e com uma certa repetitividade e monotonia de movimentos esses trabalhadores sentem fortes dores na coluna, nos punhos e ficam muito estressados, o que pode acabar desencadeando em algumas doenças como hérnias de disco, tendinites e enxaquecas.
Para contornar essa situação, é recomendável que os profissionais tentem não ficar muito tempo na mesma posição e façam uma rotatividade nos postos.
Outro risco que esse setor está muito exposto é o químico, que está presente principalmente na área onde os coloristas trabalham devido ao uso de produtos químicos. O uso desses produtos pode desencadear em fortes dores de cabeça, além de tonturas e irritabilidade nos olhos e os profissionais podem acabar tendo alergias cutâneas e dermatites devido ao contato com tais produtos.
É fundamental a utilização de máscaras e luvas além da execução da atividade em um lugar arejado, na medida do possível, para diminuir a exposição dos trabalhadores a esses riscos.
Proposta de Solução para o Problema Escolhido
Seleção do Problema
Dentre os problemas listados, escolhemos o problema referente ao uso de produtos químicos pelas tinturistas. Certos produtos podem ser nocivos ao ser humano, seja pela irritação pelo contato com a pele ou pelo simples odor. Em alguns casos, o cheiro pode ser tão forte a ponto de ser insuportável para a aplicadora, para o cliente e até mesmo para terceiros que se encontram no mesmo ambiente onde a operação está sendo realizada.
Em meio aos produtos utilizados pelas tinturistas em suas diversas atividades, observamos que, em especial, nos serviços de coloração, descoloração, alisamento e relaxamento do cabelo deve-se ter uma atenção e cuidado especial.
Ao perguntarmos para as profissionais do salão sobre um produto que se destacasse em relação ao cheiro forte, foi apontado o produto X-TENSO, da marca L’OREAL, usado no processo de alisamento. 
Abaixo iremos analisar minuciosamente o problema e levantar formas de prevenção e solução para o mesmo.
Gravidade da Lesão
O contato com tais produtos químicos deve ser realizado com cautela. Por possuir diversos agentes químicos, estes produtos podem gerar irritações na pele da aplicadora, uma vez que estas possuam algum tipo de alergia a alguma das substâncias ali presentes. 
Além disso, o problema mais comum que acontece e é apontado por quem utiliza estes tipos de produtos, é o cheiro forte. Certas misturas são bastante diversificadas quimicamente e por isso, acabam possuindo um odor desagradável para quem está perto do ato da aplicação das mesmas. Este desconforto, pode se desenvolver para rinites alérgicas, náuseas e vômito. Algumas pessoas podem desenvolver, também através do constante contato com certas substâncias de cheiro forte, disfunções olfativas como a Anosmia - perda total ou parcial do olfato.
Extensão
A extensão do problema, no caso do salão, onde tais operações são realizadas em ambiente de acesso comum, sem nenhuma restrição de pessoal, pode ser crítica.
Por se tratar de um odor, este tem a capacidade de se espalhar facilmente por todo o ambiente do salão, contagiando não só a aplicadora e a cliente, mas também outros empregados e clientes que não estão tomando parte no processo. A dispersão das partículas portadoras de cheiro forte é potencializada pela presença do ar condicionado no estabelecimento, possibilitando ainda mais o aumento de seu alcance. 
Como o salãotem dimensões relativamente grandes, é possível que pessoas que estejam mais afastadas não sintam o cheiro tão presente quanto as que se encontram mais perto do local da aplicação. Contudo, o seleto grupo que se encontre em um raio de aproximadamente 3,5 metros ainda sofrerá em seu sentido.
Antecedentes
Perguntamos aos proprietários do salão sobre antecedentes das lesões potenciais que envolvem o problema, porém nada foi for assinalado sobre estes.
As funcionárias também foram indagadas sobre os antecedentes e uma delas sinalizou que houve um caso de uma tinturista que não podia entrar em contato com o cheiro do produto X-TENSO de forma alguma. Foi dito que, nas vezes em que o produto era utilizado, a funcionária tinha que mudar de ambiente para evitar as náuseas e ânsias de vômito que o agente químico a causava.
No caso do produto X-TENSO não foi apontado nenhum caso de disfunção olfativa pelas funcionárias entrevistadas do salão. 
Sistematização dos Problemas
Na parte de sistematização trataremos da origem do problema, até onde pode chegar seus malefícios e o quanto ele pode prejudicar a saúde do profissional e até mesmo dos clientes, uma vez que afeta as pessoas ao redor pelo seu forte odor.
Origem
Produtos químicos sempre fizeram e sempre farão parte de todo e qualquer salão de beleza, eles são o carro chefe de qualquer estabelecimento do ramo, por isso, é importante ser pensado e estudado de maneira minuciosa. Tais produtos industrializados contém misturas dos mais diversos elementos químicos o que proporciona as mais diversas reações em contato com o ser humano.
Além de conter os mesmos riscos que os outros produtos de mesma utilidade, como irritação nas mãos, o X Tenso da L'oreal possui um forte odor capaz de causar náuseas e enjoo nas pessoas. Esta particularidade do produto se deve a sua composição química contendo substâncias peculiares que dão destaque ao produto em sua comercialização no mercado, mas em contrapartida são responsáveis pelo cheiro forte produzido.
Como a L'oreal optou por não utilizar formol na composição desse produto, o X Tenso trata o cabelo a base de amônia, tendo como principal substância o tioglicolato de amônia, responsável pelo alisamento, sendo então o principal diferencial entre os concorrentes e a causa do odor gerado, alvo do nosso estudo.
Quantificação/Qualificação
Pelo fato de ser complicado medir e especificar a potencia do odor produzido, não é possível precisar o quão forte ele é, mas foi constatado através de perguntas e medições realizadas no salão que o odor alcança um raio de 3,5m como foi dito na secção de extensões.
O que se pode afirmar com clareza são as áreas afetadas com o forte cheiro: narina, traqueia, pulmão, sistema nervoso e olhos. Por isso relatos de náuseas, enjoos, dor de cabeça, dificuldade de respiração, tontura, olhos vermelhos e/ou irritados já foram constatados, alguns como irritação no olhos e dor de cabeça são mais frequentes, outros são mais difíceis de ocorrer como enjoo ou náuseas, pois sintomas mais severos ocorrem em pessoas suscetíveis, ou por exposição frequente do produto ou por alguma fragilidade no organismo (idade elevada, doenças ou alergia).
Tais problemas ocorrem mais comumente com profissionais que estão expostos diariamente com o produto, que mesmo alegando estarem habituados, sofrem as consequências. Por isso, avaliamos como grande o grau de risco do X Tenso, uma vez que a longo prazo, pode afetar diretamente o profissional, comprometendo sua produtividade e saúde.
Amplitude
Como o principal problema do produto é a questão do odor, sua propagação inevitavelmente foge da área de aplicação, ou seja, o cheiro forte atinge as profissionais e clientes atendidas que se localizam ao redor.
Variáveis como a distância da pessoa ao ponto de aplicação e a quantidade utilizada são responsáveis pelo poder de alcance do produto, mas no geral ele chega a 3,5m como dito anteriormente, podendo alcançar até 5 metros, em casos extremos (foi usado como referência exclusivamente a aplicação do produto no salão, então todos os dados fornecidos no trabalho são estatísticas fornecidas e calculadas no estabelecimento propriamente dito).
No salão temos diversas profissionais como: escovista, colorista, manicure, recepcionista, depiladora e gerente. A que mais sofre com os efeitos do X Tenso é a profissional que aplica diretamente, no caso a colorista/tinturista, mas a manicure também está em constante contato com o odor do produto, uma vez que esta profissional tem um carrinho de fácil movimentação que viabiliza seu serviço em qualquer área do salão e com isso, muitos clientes fazem dois serviços simultâneos, o cabelo e as unhas. 
Assim, a manicure está seriamente envolvida de maneira direta com os riscos do produto, em questão de frequência de exposição, fica atrás somente da colorista, a responsável pela aplicação do mesmo. 
Com essa constatação, uma das principais soluções pensadas pelo grupo é exatamente o isolamento da área, com o intuito de diminuir os danos e riscos proporcionados, apesar de não resolver por completo o problema.
Geração de Alternativas
Após uma análise do problema, geramos algumas alternativas como: Mudar o produto aplicado para tingir o cabelo, se possível sem a substância tioglicolato de amônio que causa o cheiro forte e está presente no produto X- tenso da L’oreal, como relatou a esteticista. Isolar o local de aplicação da tintura de onde ficam os outros trabalhadores e clientes, se possível em um lugar aberto e com ventilação. Tratamento pode se feito em dias e horários onde se tenha pouco movimento e os funcionários que tenham tendência a se sentirem mal, não estejam escalados para aquele horário ou que possam fazer uma pausa para melhorarem. Capacitar o maior número de trabalhadores a aplicar a tinta, assim, um único trabalhador poderá trabalhar menos tempo com aquele produto.
Seleção/Desenvolvimento da Solução
Eliminação do Problema
A solução encontrada é a alternativa de isolar o local de aplicação da tintura ou principalmente de produtos químicos de onde trabalham os demais profissionais e clientes, se possível, em um lugar aberto e com ventilação, visto que a ventilação visa restabelecer a condição compatível com a saúde humana, reduzindo as concentrações de substâncias tóxicas presentes no espaço confinado. 
Já que para mudarmos o produto químico utilizado estaríamos restringindo a preferência do cliente. Ou seja, aplicando um produto que talvez o cliente não desejasse. A alternativa escolhida não compromete a saúde do trabalhador e nem a do cliente.
A solução proposta irá eliminar o problema porque a possibilidade de uma nova instalação é a mais viável porque em um lugar aberto onde há a circulação de ar, o cheiro da tinta não seria tão forte.
Desenvolvimento da Proposta
Os passos para programar a solução podem ser descritos em dois: 1) Escolher o melhor local para instalar a sala de aplicação de tintura levando em conta todos os processos antes da aplicação da tinta, ou seja, considerar a eficiência do processo (movimentação de pessoas, produtos); 2) iniciar as obras para abertura de janelas, instalações elétricas, de água, visando sempre seguir as normas de regulamentação e de segurança do trabalho. A corrente de renovação é tanto maior quanto maior for o desnível entre as janelas e a diferença de temperaturas dentro e fora do recinto.
 Quando não houver vento, a renovação do ar só pode fazer-se com base na diferença de densidade do ar, ao nível dos eixos das janelas de ventilação.
É aconselhável a aquisição de um tubo de distribuição de ar no caso em que o ar natural não estiver circulando o ar na sala.
 
Lembrando que, devido ao espaço físico do salão e a disposição dos cômodos, a sala reservada pra aplicação dos produtos teria que ser no final do salão, o que implicaria em não poder abrir janelas que fossem ligadas diretamente com área externa. A partir dessa situação, o melhor modo pra ventilação é através de ventiladores, exaustores.Além disso, a sala não poderia ser muito pequena para haver uma dispersão mais rápida dos agentes químicos e proporcionar o melhor funcionamento dos aparelhos a serem utilizados.
Viabilidade de Execução e Implantação
Como no final do salão já existem algumas salas separadas, é viável utilizar uma delas para fazer o processo, minimizando os custos. Esta alternativa demanda os seguintes custos: abertura de uma entrada e saída de ar na sala, aquisição de ventiladores, exaustores, e os equipamentos necessários para realizar o procedimento de alisamento, relaxamento, coloração como luvas, máscaras, potes, espátulas, chuveirinhos, secadores, pranchas alisadoras. Para a execução dessa solução foi feito uma pesquisa em relação aos preços.
Os equipamentos não são necessários comprar, pois é possível apenas deslocá-los para a sala, já existente. É preciso fazer o orçamento da abertura da saída e entrada de ar, a compra dos exaustores e ventiladores, a mão de obra para realizar a obra. Durante a pesquisa de preços foi encontrado equipamento chamado renovador de ar, que serve para promover a ventilação mecânica, evitando a formação de mofo, mau cheiro e umidade, podendo ser usado também no lugar de exaustores e ventiladores.
 
A mão de obra é estimada em aproximadamente R$ 600,00/pedreiro. O preço dos ventiladores, exaustores e renovadores de ar é em torno de R$250/300,00 a unidade. Orçamento= 2*600+2*300= R$1800,00. Esses são custos considerados pequenos se comparados à satisfação tanto no trabalho para a tinturista quanto no lazer e bem estar do cliente.
O tempo de obra seria estimado em um mês e meio, pois é preciso fazer a instalação dos equipamentos e abrir a saída de ar e devido à movimentação de clientes do salão, sendo possível apenas realizar a obra em horários de pouco movimento ou fora do horário de funcionamento do salão.
 O único empecilho é o fato de no salão não haver uma sala vazia, ou seja, a sala que seria utilizada para o alisamento, relaxamento, coloração antes era utilizada para outra atividade, essa atividade teria que ser descolada para o espaço comum do salão.
É preciso salientar que a correta postura da profissional e a aquisição de equipamentos de trabalho adequados às tarefas poderão contribuir para uma prevenção das lesões músculo-esqueléticas da profissional.
Conclusão
Através do estudo realizado, foi constatado que os profissionais que trabalham no salão de beleza estão sujeitos a diversos riscos de origens diferentes. Esses riscos contribuem para que eles tenham uma qualidade de vida cada vez pior podendo gerar uma expectativa de vida menor do que a geral da população. Durante todo esse trabalho foram analisados todos os riscos nos quais o Werner Coiffeur está sujeito, assim como algumas possíveis soluções.
Dentre os riscos podemos verificar que o mais crítico é o risco relacionado à exposição a produtos químicos utilizados para alisamentos, relaxamentos. Esse processo expõe tanto a tinturista quanto ao cliente a riscos ergonômicos, químicos e biológicos. Portanto, foi realizado um estudo aprofundado sobre esse procedimento e identificaram-se algumas propostas de solução.
Como a principal sugestão pode-se citar criar um ambiente bem ventilado, separado dos demais profissionais e clientes, para a aplicação do produto químico, visando minimizar os danos. Essas sugestões visam à melhoria dos riscos nos quais os profissionais e clientes estão sujeitos, trazendo uma qualidade de vida melhor para os mesmos.
Bibliografia
http://www.buscafranquia.com.br/?pg=desc-franquia&id=1160&nome=WERNER%20COIFFEUR
http://www.wernercoiffeur.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anosmia
http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm 
	11

Continue navegando