Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO UNASUS - Rede de Atenção às Urgências no Âmbito do Sistema Único de Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 1

Revisão: Questionário
Nota final: 100.00
Este formulário contém campos obrigatórios marcados com Campo obrigatório *
Questão 1
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A Rede de Atenção às Urgências tem o objetivo de articular e integrar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgências nos serviços de saúde, de maneira ágil e oportuna. Diante disso, a rede busca:
Ampliar o acesso e o acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção e de acordo com os diferentes agravos.
Implementar o atendimento de usuários na área de urgência e emergência com base no tamanho territorial e populacional dos municípios.
Ordenar o fluxo efetivo das referências e contrarreferências no Modelo de Atenção às Condições Agudas a partir das portas de entradas hospitalares.
Prestar atendimento de urgência e emergência com base na organização da fila de espera a partir da ordem de chegada de cada usuário.
Atender os usuários em situação de urgência ou emergência de modo que o atendimento seja iniciado sempre na Atenção Básica.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Uma das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências é a ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco, intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos. Além disso, como garantia da equidade e da integralidade do cuidado, deve haver regulação articulada entre todos os componentes da Rede de Atenção às Urgências.
Questão 2
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O acolhimento com classificação de risco é um dispositivo de intervenção dinâmica que visa à identificação e priorização dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, os agravos à saúde e/ou o grau de sofrimento apresentado. Dessa forma, considera-se o acolhimento com classificação de risco como dispositivo de racionalidade assistencial no pronto atendimento baseado na condição clínica do usuário e que tem como objetivo:
I - Organizar a fila de espera, com prioridade aos usuários que chegaram primeiro.
II - Garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado.
III - Fomentar a maior produção de procedimentos e atividades de trabalho dos profissionais.
IV - Melhorar as condições de trabalho dos profissionais e aumentar a satisfação dos usuários.
V - Informar o paciente que não corre risco imediato sobre seu tempo de espera.
VI - Realizar classificação de risco de forma isolada e independente em cada serviço de saúde.
V e VI
I e V
II e V
I e II
III e IV
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O acolhimento com classificação de risco tem como objetivo garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, levando em conta a criticidade e a gravidade do usuário que está num fila a espera por atendimento. Nesse mesmo sentido, objetiva também informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.
Questão 3
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas adequadas aos usuários. Pode ser compreendido como uma ação de aproximação, uma atitude de inclusão, um “estar com” e um “estar perto de”. Sobre o acolhimento nos serviços de urgência é correto que:
É responsabilidade exclusiva de médicos (as) e enfermeiros (as) dos serviços de urgência.
Dispensa o estabelecimento de articulações e produção de vínculo entre os pontos de atenção.
Pressupõe espaço/local e horário para sua realização, como nas unidades de pronto atendimento.
Deve colocar em ação uma rede multidisciplinar de compromisso coletivo com o usuário.
É obrigatória apenas nas portas de entrada dos serviços de saúde de urgências e emergências.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O acolhimento não deve ser visto como um ato isolado, mas sim como um dispositivo de acionamento de redes internas, externas, multidisciplinares, comprometidas com as respostas às necessidades dos cidadãos, colocando em ação uma rede multidisciplinar de compromisso coletivo com a resolução dos problemas de saúde das pessoas.
Questão 4
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Uma das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências é a regulação do acesso aos serviços de saúde. A estruturação da rede de serviços e de mecanismo de regulação do acesso às urgências em nível regional é considerada um atributo dos gestores na organização dos fluxos na busca pela garantia do acesso dentro dos princípios do SUS aos acometidos por agravos de urgência. Nesse sentido, a regulação médica das urgências exerce relevante papel organizador sobre o funcionamento geral do sistema de saúde por:
Atuar com toda a rede assistencial envolvida, desde a rede pré-hospitalar, exceto Unidades Básicas de Saúde, até a rede hospitalar de alta complexidade.
Promover a individualização dos serviços de urgências, de acordo com as condições internas e necessidades de cada ponto da atenção.
Garantir o atendimento de urgência exclusivamente a partir de solicitações realizadas por algum serviço de saúde e não apenas pelo usuário.
Garantir o acolhimento dos pedidos de ajuda e transferir a responsabilidade de resposta mais adequada às solicitações para a rede hospitalar.
Assegurar escuta permanente pelo médico regulador, com acolhimento dos pedidos e estimativa inicial do grau de urgência de cada caso.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
A Regulação Médica das Urgências é um processo de trabalho que garante escuta permanente pelo médico regulador, com acolhimento de todos os pedidos de socorro que ocorrem à central, assim como o estabelecimento de estimativa inicial do grau de urgência de cada caso, desencadeando a resposta mais adequada e equânime a cada solicitação, monitorando continuamente a estimativa do grau inicial de urgência até a finalização do caso e assegurando a disponibilidade dos meios necessários para a efetivação da resposta definitiva.
Questão 5
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Os modelos de atenção à saúde são sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), articulando as relações entre a população e suas subpopulações estratificadas por risco, os focos das intervenções do sistema de atenção à saúde e os diferentes tipos de intervenções sanitárias, definido em função da visão prevalecente da saúde, das situações demográficas e epidemiológicas e dos determinantes sociais da saúde vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade. Diante disso, com o modelo de atenção voltado às condições agudas:
Adota-se um mecanismo de classificação de risco associado ao acolhimento com o intuito de definir o diagnóstico e a prioridade de atendimento.
Busca-se identificar, em menor tempo possível, a gravidade de uma pessoa em situação de urgência/emergência e o ponto de atenção adequado para a situação.
A Atenção Primária à Saúde converge para o centro de comunicação da Rede de Atenção às Urgências, coordenando os fluxos e contrafluxos da rede.
O enfrentamento das condições de saúde deve ser o mesmo para condições crônicas e agudas, considerando os eventos agudos e agudizações presentes em ambas.
Preconiza-se um modelo de atenção centrado na doença e no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O objetivo de um modelo de atenção às condições agudas é identificar, em menor tempo possível, com base em sinais de alerta, a gravidade de uma pessoa em situação de urgência ou emergência e definir o ponto de atenção adequado para aquela situação, considerando-se, como variável crítica, o tempo de atenção requerido pelo risco classificado. Isso implica adotar um modelo de triagem de risco nas redes de atenção às urgências e às emergências.