Buscar

Apol 1 Ergonomia E nota 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ergonomia (E)
Novos conhecimentos são adquiridos durante as práticas de trabalho e, nesse processo, as competências também são desenvolvidas. A representação, assim como a competência, também está ligada ao processo mental, à cognição e ao conhecimento. Com relação às competências e representações, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I – As competências determinam o conhecimento para realizar uma ação e para ser hábil ao agir.
II – A competência, diferentemente da representação, não é uma forma de o trabalhador organizar seu conhecimento, sendo necessário elaborar um modelo mental.
III – A representação pode ser definida como uma combinação de atributos que sublinham algum aspecto de desempenho profissional de sucesso.
IV – Os trabalhadores criam as representações no contexto da ação, pois é a ação que as define e as altera em função das variações das atividades.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
Você acertou!
Gabarito opção B – Tema 2, pg. 11 e 13. A afirmativa II está incorreta, pois a representação, assim como a competência, também está ligada ao processo mental, à cognição e ao conhecimento. Podemos entendê-la como a forma de o trabalhador organizar seu conhecimento, elaborando um modelo mental. A afirmativa III está incorreta, pois se fizermos uma pesquisa na Norma ERG BR 1001: competências essenciais para os ergonomistas certificados, encontramos a seguinte definição: “uma competência é definida como uma combinação de atributos que sublinham algum aspecto de desempenho profissional de sucesso”.
	
	C
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
Questão 2/5 - Ergonomia (E)
Nem todos conseguem entender o vínculo entre ergonomia e organização do trabalho (OT), pois muitos ainda veem na ergonomia uma mera inovação dos conceitos da OT. Com relação à organização do trabalho (OT), assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Durante a Revolução Industrial constatou-se que o número de problemas relativos à saúde era baixo, apesar da jornada diária ser intensa.
	
	B
	Em geral, os trabalhos em grupos autônomos tendem a reduzir a produtividade, pois aumentam as distrações.
	
	C
	Com a OT, o local em que se labora naturalmente torna-se mais agradável, mais confortável.
Você acertou!
Gabarito opção C – Tema 3, pg. 3 a 4. Com a OT, o local em que se labora naturalmente torna-se mais agradável, mais confortável. Há com isso aumento da produtividade, reduzindo-se possíveis aspectos ainda negativos. / A Revolução Industrial, que começou na Inglaterra em meados do século XVIII, nos chama atenção pelo número de problemas relativos à saúde. A jornada diária era intensa, atingindo 16 horas, e o risco de acidente era grande, levando o indivíduo à fadiga. / Trabalhos em grupos autônomos tendem a melhorar a produtividade e a qualidade do produto. / Em estruturas mais flexíveis, o chefe é substituído pelo líder. Enquanto aquele ordena e controla, o líder participa junto à equipe, desafiando-a e organizando o trabalho.
	
	D
	Em estruturas convencionais, o chefe é substituído pelo líder, o qual tem a função de ordenar e controlar o trabalho.
Questão 3/5 - Ergonomia (E)
A denominação de macroergonomia surgiu a partir da década de 1980, quando a ergonomia passou a envolver as organizações sob uma visão mais abrangente, englobando o sistema homem-máquina em todos os níveis hierárquicos. Com relação à macroergonomia e a abrangência da ergonomia, classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta.
 
(  ) A ergonomia organizacional envolve as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema, como a percepção, a memória, o raciocínio e as repostas motoras integram esses processos.
(  ) Na ergonomia de participação se entende que o usuário tem mais conhecimento prático se o compararmos ao analista, que, muitas vezes, não detecta algum detalhe essencial, notado por quem usa o sistema.
(  ) Na ergonomia de correção podem surgir imprevistos a qualquer instante no exercício de suas funções, por isso se capacita o trabalhador para que ele mesmo identifique e corrija os problemas habituais.
(  ) Na ergonomia de concepção exige-se mais conhecimento e experiência do profissional para que se possa tomar as decisões de forma segura, mesmo que baseada em situações hipotéticas.
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – V – F – V
Você acertou!
Gabarito opção B – Tema 1, pg. 4 e 5. A primeira afirmativa é falsa, pois a ergonomia organizacional envolve estruturas organizacionais, políticas e processos. Comunicação, projeto de trabalho, programação em grupo, projeto participativo e trabalho cooperativo, além da cultura organizacional, das organizações em rede, do teletrabalho e da gestão da qualidade, são tópicos da ergonomia organizacional. A terceira afirmativa é falsa, pois se refere à ergonomia de conscientização, enquanto na ergonomia de correção abordamos casos reais, ou seja, vamos corrigir o que já existe e não está adequado. Podemos encontrar o trabalhador com fadiga, alguma doença do trabalho, estressado e, ainda, com a produtividade e a qualidade do trabalho em queda. Algumas pequenas mudanças já podem ser suficientes para a melhoria da situação; entretanto, quando é necessário realizar alguma mudança maior, o custo será mais elevado.
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – F – V – F
Questão 4/5 - Ergonomia (E)
O trabalho é composto por regras, normas, técnicas e conhecimentos. Contudo, dependendo de como ele se apresente, pode levar o trabalhador à redução da capacidade criativa. Com relação ao trabalho prescrito e ao trabalho real, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Para a ergonomia não existem lacunas entre o prescrito a ser executado, e o que de fato é executado.
	
	B
	O trabalho prescrito é entendido como uma resposta às imposições externamente estabelecidas .
	
	C
	Enquanto o indivíduo é contratado para criar formas de executar as tarefas solicitadas (trabalho prescrito), no real ele executa a atividade (atividade de fato).
	
	D
	A ergologia trata do conjunto de conhecimentos referentes ao trabalho humano, agrupados em fatores humanos, fatores técnicos e fatores sociais.
Você acertou!
Gabarito opção D – Tema 2, pg. 5 a 6. A ergologia trata do conjunto de conhecimentos referentes ao trabalho humano, segundo Cantanhede (1965), agrupados em fatores humanos, fatores técnicos e fatores sociais. / Ferreira Filho e Gontijo (2013) afirmam que, para a ergonomia, há uma lacuna entre o prescrito a ser executado e o que de fato é executado. / Em relação ao trabalho real, Brito (2009) o entende como resposta às imposições externamente estabelecidas. As atividades se desenvolvem conforme objetivos determinados pelo próprio trabalhador, com base nos objetivos definidos pela organização. / Enquanto o indivíduo é contratado para determinada função (trabalho prescrito), no real ele cria formas de executar as tarefas solicitadas (atividade de fato).
Questão 5/5 - Ergonomia (E)
Segundo a NR 17 (Brasil, 1978), “as condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado”. Com relação às condições ambientais de trabalho, classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta.
 
(  ) O ambiente de trabalho deve promover saúde e segurança, incluindo nessas características o conforto e o bem-estar do indivíduo.
(  ) Os locais de trabalho devem ser climatizados, independentemente da atividade desempenhada.
(  ) A contaminação com agentes biológicos pode ocorrer por contato com materiais contaminantes e pessoas portadoras de alguma doença.
(  ) Quando se tem luz diretamente sobre a tarefa, é ideal que ela seja menos intensa que a luz local.
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – F – V – F
Gabarito opção D– Tema 3, pg. 6 e 7. A segunda afirmativa é falsa, pois o local de trabalho deve ser climatizado de acordo com a atividade desempenhada e, em casos como os de frigoríficos, o uso de EPI é essencial, além do controle do tempo de permanência do trabalhador no interior das câmaras. A quarta afirmativa é falsa, pois outra recomendação, quando se tem luz diretamente sobre a tarefa, é que ela seja mais intensa que a luz local. Deve-se evitar também a incidência direta da luz nos olhos, podendo ser utilizado algum anteparo para amenizar essa situação.

Continue navegando