Buscar

O que é a Síndrome de Sly (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mucopolissacaridose do tipo VII (MPS VII) ou Síndrome de Sly
A mucopolissacaridose é uma enfermidade metabólica hereditária que causa uma deficiência na produção de enzimas, enzimas essas responsáveis pela digestão de determinadas substâncias complexas como os glicosaminoglicoses ou GAGs.
O mal funcionamento dessas enzimas impedem a digestão dos GAGs, fazendo com que ocorra um acúmulo anormal dentro dos lisossomos, não havendo como digerir essas substâncias não há como elimina-las ou reaproveita-las, havendo eliminação de parte delas somente pela urina.
Há vários tipos descritos da doença de acumulo lisossomal, dividas de acordo com a enzima afetada, ocasionando diferentes quadros, como é o caso da MPS VII ou Síndrome se Sly.
O que é a Síndrome de Sly?
Conhecida por Síndrome de Sly ou mucopolissacaridose tipo VII, foi descrita pela primeira vez em 1973, pelo Dr. William Sly. É uma doença extremamente rara, caracterizada pela deficiência da enzima lisossomal, beta- D- glucuronidase, levando ao acúmulo de glicosaminoglicanas (GAGs) como: sulfato de dermatan e sulfato de heparan. O gene que está envolvido na doença é o GUSB, localizado no cromossomo 7q11.21, que é responsável por fornecer instruções para produzir a enzima β-glucuronidase, que está envolvida no processo de degradação de moléculas grandes de açúcar, as glicosaminoglicanas. Nesse gene, ocorrem mais de 45 mutações diferentes, que reduzem ou eliminam completamente a função da β-glucuronidase, levando ao acúmulo de GAGs dentro das células, especificamente dentro dos lisossomos.
	A Síndrome de Sly pode ser dividida em três formas: forma fetal- neonatal, forma grave e forma leve. 
		- Forma neonatal grave:  pode causar óbito do feto; presença de inchaço generalizado no recém-nascido; alterações ósseas comprometendo vértebras e ossos longos; aumento do fígado e baço; opacidade das córneas.
		- Forma intermédia clássica: os sintomas podem ter início nos primeiros meses de vida com hérnia umbilical e inguinal, aumento do perímetro do crânio (macrocefalia) e deformidade do tórax. A partir de 2 - 3 anos de vida outras características tornam-se mais evidentes, como: desaceleração do crescimento levando à baixa estatura; parada de crescimento entre 6-8 anos de idade; aumento de pelos (hirsutismo); perda auditiva; aumento do volume da língua (macroglossia); dificuldade respiratória; doença cardíaca (valvular e coronariana); diarréia crônica; aumento do fígado (hepatomegalia); aumento do baço (esplenomegalia); alterações nos ossos (disostose múltipla) com progressivas deformidades e dificuldades de movimentos; alterações no formato da coluna vertebral; limitação progressiva de todas as articulações; comprometimento da inervação das mãos por enrijecimento do túnel por onde passam esses nervos (chamada de síndrome do túnel do carpo); aumento dos locais de inserção dos dentes (hipertrofia dos alvéolos dentários) e da gengiva, dentes pequenos (pode haver atraso no nascimento dos dentes) e retardo mental leve a moderado. O depósito em face continua durante toda a vida, o que vai transformando mais ainda o aspecto (como se houvesse um inchaço), com lábios grossos, aumento e depressão da raiz do nariz.
		- Forma leve: manifestação tardia dos sintomas clínicos, inteligência normal e problemas físicos muito leves e de pouca progressão.
	 A Síndrome de Sly, é a forma menos comum das Mucopolissacaridoses. Estima-se que existam, entre 100 a 200 casos descritos no mundo.
Tratamento
Estão sendo desenvolvidas novas técnicas para o tratamento da síndrome de Sly. Pesquisas na área de transplante de medula óssea, substituição enzimática e transferência de genes terapêuticos têm sido realizadas. Atualmente, o tratamento é de suporte.
Terapia de reposição enzimática, ou colocando a enzima em falta para os corpos daqueles que têm Síndrome de Sly, é uma promessa no tratamento dos problemas físicos da doença.
Existe um projeto de pesquisa sendo desenvolvido pelo mesmo cientista que descobriu a doença William S. MD, Sly, que promete estar a um passo mais perto de encontrar uma abordagem para tratar a doença genética rara.

Outros materiais

Outros materiais