Buscar

AP1 Pedagogia Fundamentos Filosóficos

Prévia do material em texto

AP1 - Atividade Prática de Aprendizagem
Pedagogia
Sonhar é extremamente necessário quando se quer continuar vivendo. Sonhar é olhar para a frente, mesmo que o único tempo possível de ser vivido é o presente. 
Minha maior meta para tudo na vida, inclusive na carreira profissional, é continuar aprendendo, não necessariamente acumulando informações, mas usar cada informação para resolver problemas. Porque só assim demonstrarei realmente ter adquirido o conhecimento.
Pretendo influenciar a tantos quanto possível a seguir o caminho que eu pretendo seguir, incentivando a autonomia própria de cada ser único, singular, na necessidade de complementar aquilo que cada pessoa não tem e necessita. 
Como os princípios são universais, desejo aprendê-los e transmiti-los, com o fim de ensinar alguns a viverem melhor a vida e superar os desafios que aparentemente impedem um indivíduo de se sentir realizado e contente na e com a vida.
Realmente, a vida, por sem complexa – por isso, viver e existir não é tão fácil – torna-se um grande desafio para nós. Deparar-nos, num ponto da vida, sem saber para onde ir e o que fazer, é muito comum a todos. Eis a razão porque alguns optam por deixar de existir, dando fim à própria vida. Alguns outros se isolam na vida, de tudo e de todos, o quanto é possível, seja num local específico ou dentro de si mesmos, até que a vida se acabe, porque não têm coragem de fazê-la parar.
Ao lidar com pessoas a quem tenho a responsabilidade de ensinar e influenciar, tenho percebido que o acúmulo de informações não produz conhecimento, principalmente em relação àqueles que têm dificuldades em processar as coisas básicas com as quais têm que lidar todos os dias. Percebo também a incapacidade da memória em guardar informações quase recentes, devido ao tanto de coisas que chega a elas no cotidiano. A frase “Eu nem me lembro o que comi ontem no almoço” retrata esta dificuldade. Percebo que é mais fácil se aprender aquilo que se torna necessário na resolução de problemas do dia a dia.
Em relação à Alice, assemelho-me à sua indecisão, em sua dúvida sobre qual caminho seguir, pelo menos em alguns dados momentos da vida. Já houve momentos em que fiquei indeciso sobre qual caminho seguir, quanto à vida profissional, considerando o curso que deveria fazer. Na verdade, ainda hoje luto com essa questão, em virtude do cenário em que nos encontramos, economicamente falando, e diante de inúmeras possibilidades, em virtude das muitas oportunidades de se aprender algo novo que nos possa servir de um plano B ou C etc.
São estas as minhas considerações para o momento.

Continue navegando

Outros materiais