Buscar

ATIVIDADE AV T 5 UN I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão Empreendedora e Inovação
Atividade Avaliativa Tópico 5 Unidade I
Nome: Fabiana Farias de Mello ___________________________________________________________________
01- Pesquisa sobre os mecanismos geradores de inovação, que são classificados em mecanismos de apoio, mecanismos de financiamento e mecanismos de disseminação da cultura empreendedora.
Mecanismos de apoio esta associados ao nascimento das incubadoras de empresas, na qual objetivo era oferecer espaço e infraestrutura para pequenas empresas possam dar seu primeiro passo, apoiando seu desenvolvimento inicial.
Mecanismos de financiamento inovadores são catalisadores importantes do mercado, que demandam colaboração entre os setores público e privado, e essas parcerias reduzem os riscos financeiros do projeto e criam um forte foco comum na conclusão e na geração de resultados.
02-  Assistir ao vídeo “Acredite em você, sempre”. História do empreendedor Robinson Shiba. Entre as principais habilidades presentes nos empreendedores, quais delas pode-se perceber de maneira mais evidente na história de Robinson Shiba?
INICIATIVA, a busca incessante por oportunidades de negócios, estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar. 
PERSEVERANÇA, as dificuldades vão acontecer, deve-se ter coragem de arriscar-se pois isso faz parte do ato de empreender. 
CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO ter a visão de onde está e onde quer chegar e o que é preciso fazer, criar planos de ações e priorizá-los, monitorar, corrigir e revisar o quanto for necessário.
EFICIÊNCIA E QUALIDADE é preciso conquistar o cliente, alcançar o público alvo fazendo o melhor, tendo um diferencial que o torne referência. 
REDE DE CONTATOS a importância de participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto, fazendo com que as pessoas o conheçam cada vez mais.
LIDERANÇA o empreendedor deve ser o líder na sua empresa, deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular a equipe, motivá-la e deixá-la engajada.
03- O espírito empreendedor de Alexandre Tadeu da Costa tornou a marca referência no mercado nacional
A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem empreendedor chegou com o pedido na fábrica, para a sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo com o desafio. Assim, após três dias e com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido.
O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para que o empresário criasse a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Logo depois, Alexandre Costa obteve capital suficiente para passar a pagar um aluguel pelo espaço. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários.
A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001, e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Costa foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E conseguiu.
Hoje, a empresa conta com 2 mil franquias em todo o País. A fábrica, instalada em 2006 em Itapevi, interior de São Paulo, possui 70 mil m², sendo 55 mil m² de área construída e produz uma diversidade de tipos de produtos, o que varia de acordo com a campanha. Com cinco fábricas – duas em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.
Um dos destaques é a caixa Intensidade, que contém minitabletes de diferentes graduações de cacau para uma experiência única na degustação do chocolate. Além dessa, vale ressaltar a renomada linha Mais Leite, que trouxe em seu diferencial a adição de leite na formulação, que proporciona a sensação de derretimento do chocolate a cada mordida, e o carro chefe da marca, as tradicionais trufas, com mais de 25 sabores. Há ainda outras linhas de produtos, como chocolates finos artesanais, caixas especiais e gourmet, fondue, café, chás e cookies, que garantem o sucesso da empresa.
As datas importantes no calendário comercial, como a Páscoa e o Natal, representam os períodos de maior atividade e venda para a marca. A especialidade em trufas também tornou a Cacau Show referência quando o assunto é ovo de Páscoa.
a) No Brasil temos dois tipos de empreendedores, os empreendedores por necessidade e os empreendedores por oportunidade. Alexandre tornou-se empreendedor por necessidade ou oportunidade? 
Alexandre se tornou um empreendedor por oportunidade, pois para honrar seu compromisso ele foi em busca de uma alternativa, que foi produzir os ovos por conta própria, assim dando o primeiro passo para o seu negócio.
b) Diante da literatura disponível sobre o termo empreendedorismo, muitos autores afirmam que os empreendedores pensam e agem de uma maneira diferente. É fato que, diante de desafios e tomadas de decisões, um empreendedor tem uma percepção mais ampliada sobre as variáveis de um sistema e pode ser mais efetivo. Segundo McClelland (1961), o indivíduo empreendedor possui três conjuntos de necessidades motivadoras: realização, planejamento e poder. Como você pode perceber estas necessidades motivadoras no caso de Alexandre, fundador da Cacau Show:
Realização de dar o primeiro passo, de tentar sabendo dos riscos de não dar certo, de abrir seu próprio negócio mesmo sem muita verba e ir crescendo aos poucos, obtendo seu espaço no mercado.
Planejamento, ele se especializou, fez cursos, aprendeu com pessoas mais experientes e colocou em pratica tudo que aprendeu, o planejamento não se trata apensa de seguir um cronograma, mas sim de adquirir conhecimento para inovar e tornar o negócio cada vez melhor.
Poder, com a excelência de seus produtos e sucesso de sua empresa conquistou diversos prêmios no mundo do empreendedorismo, se tornando a maior rede de chocolates finos do mundo.
c) Além das habilidade dos empreendedores destacadas por Segundo McClelland (1961), realização, planejamento e poder, vocês destacariam mais alguma outra habilidade importante?
A persistência, exigência de qualidade e eficiência, criatividade e comunicação.

Continue navegando