Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Patrícia Pereira da Silva 
Matrícula: 19216080183
Polo: Rio das Flores
Ciência Naturais na Educação 1
Coordenadora: Maria Auxiliadora Delgado Machado
APX3 – 2022.1 
QUESTÃO 1 (2,0 pontos)
a) Com base no material postado no curso, responda qual o significado de paradigma nas ciências naturais?
R: São realizações científicas universalmente conhecidas que durante um certo período de tempo nos oferecem, além dos problemas, as soluções modelares para a comunidade que está envolvida com a ciência.
b) A partir da tua resposta no item anterior marque com X o que você considera a quebra de um paradigma
( ) A descoberta da América
( ) A teoria da Relatividade
( ) A invenção da televisão
( X) O eclipse total do Sol em 1910
QUESTÃO 2 (3,0 pontos)
Explique de forma clara, o que você compreendeu da leitura de alguns artigos postados sobre o significado de:
a) Educação Popular
Reconhece as condições de vida, atua a partir da realidade, promove eorganiza redes de apoio social.
b) Divulgação Científica
Tanto o cientista quanto o jornalista tem a responsabilidade de transformar um conteúdo científico com linguagem específica em um conteúdo que possa ser consumido e entendido por pessoas de fora daquele campo de conhecimento.
c) Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade
Promove a participação democrática das discussões que envolve ciência e tecnologia, compreendendo que podem gerar impactos positivos e negativos para a vida das pessoas. Sugere- se uma mudança de postura da educação e mais especificamente,do ensino voltado para as áreas científicas e tecnológicas.
QUESTÃO 3 (1,5 pontos)
No artigo “Educação para a água” de Denise de La Corte Bacci e Ermelinda Moutinho Pataca as autoras discutem a relação homem-natureza ao longo do tempo. Sobre as questões específicas relacionadas com a água do planeta elas escrevem o seguinte:
	“A complexidade que envolve o tema água na escola exige do professor uma capacidade de explorar o ambiente de forma contextualizada. 
	Os estudos podem partir do conhecimento das bacias hidrográficas como eixo norteador e resgatar a história ambiental local, a fim de desenvolver nos estudantes uma visão integrada dos diferentes fatores – naturais e antrópicos – que condicionam as transformações ambientais. 
As bacias hidrográficas são espaços que se caracterizam pelos seus fatores físicos, mas são influenciadas diretamente pela ocupação humana e pela ação dos diversos grupos sociais que nela se instalam. Seja em meio rural seja em urbano, os usos da água na bacia hidrográfica são determinados pelos grupos que a ocupam, e sua interferência no meio físico ocorre em razão dos interesses desses grupos. As bacias são, então, palco de processos naturais ao mesmo tempo que sofrem modificações pelo homem. 
	Trabalhar no âmbito da bacia hidrográfica promove o entendimento do contexto, do singular e histórico, e a partir do qual se criam situações e estratégias de aprendizagem. A bacia hidrográfica pode ser tomada como local das atividades voltadas para ensinar o método geral de conceber a história da água no planeta. Conhecimentos sobre a origem da água, o ciclo hidrológico, os aqüíferos, a relação precipitação-vazão servem para inseri-la num amplo e complexo processo de interação na natureza e relacioná-la com a sociedade (usos múltiplos, ocupação de áreas de mananciais, riscos geológicos, poluição, contaminação e gestão dos recursos hídricos).”
Disponível em: http://www.journals.usp.br/eav/article/view/10302/11957
Responda: A que fatores as autoras se referem no segundo parágrafo, e que segundo elas, condicionam as transformações ambientais que os estudantes devem conhecer?
a) ( ) fatores não naturais de causas desconhecidas;
b) ( X ) fatores resultantes tanto dos fenômenos da natureza, quanto da ação do homem;
c) ( ) fatores econômicos e políticos;
d) ( ) fatores históricos desconhecidos.
QUESTÃO 4 (1,5 pontos)
No artigo “Problemas Reais e Curiosidade Epistemológica: Uma relação a partir da Abordagem Temática” de Sandra Hunsche, é relatado a atuação de sete estagiários do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . A seguir transcrevemos um trecho desse artigo que contém a fala de um dos estagiários:
	“Desta forma, é relevante destacar que, de acordo com Snyders (1988), a renovação da escola passa pela renovação do conteúdo. Nesta perspectiva, Freire (1979) propõe então, organizar o conteúdo programático a partir da situação presente, existencial, concreta, refletindo o conjunto de aspirações do povo. Segundo ele, é na realidade mediatizadora, na consciência que dela tenhamos educadores e povo, que iremos buscar o conteúdo programático da educação. Neste sentido, quando partimos de uma situação existencial, concreta, a partir da abordagem temática, a Estagiária 5 ressalta que:
 “Em relação às implementações das temáticas posso dizer que foram aulas diferentes, os alunos ficavam mais curiosos, mais atentos, seria bom se todas as aulas fossem assim, pois chamam mais a atenção deles para a aula e eles se interessam mais.” (Estagiária 5 - Relatório). 
	Neste trecho, a estagiária sinaliza que, uma maior ressonância entre o conteúdo programático e vivência dos alunos está relacionada com categoria central em Freire, qual seja, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ , associada ao “querer conhecer” por parte do estudante. Hegemonicamente, as pesquisas, no campo cognitivo, têm focalizado a dimensão “como o aluno aprende”. Freire vai além, questionando: quais as condições que favorecem a aprendizagem (Gehlen, 2006).” 
Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/83.pdf
Responda: Qual categoria, considerada central na obra de Paulo Freire pela autora do artigo, completa o parágrafo anterior na linha pontilhada?
a) Concepções alternativas 
b) Zona de Desenvolvimento Proximal
c) Curiosidade Epistemológica
d) CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade
Resposta: Letra C
QUESTÃO 5 (2,0 pontos)
Qual a explicação científica para a formação das estações do ano? Em que eixo da BNCC esse conteúdo deve ser trabalhado
R: As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e sua principal consequência é a mudança das estações do ano. Se a terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Deve- se ser trabalhado no eixo 3 " Educação em Ciências da natureza e interdisciplinaridade", eixo vida e evolução.