Buscar

A.P. Processos de Fabricação (respondida)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processos de Fabricação
Aluno (a): 
Data: / /
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 2 (duas) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1) A partir do croqui exibido abaixo, crie uma sequência de procedimentos para a confecção de uma peça em aço SAE 1020. Especifique os passos para execução dos furos, arredondamentos de cantos e chanfro, indicando as ferramentas e máquinas aplicadas.
1- Furação
A furação é um processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilindricos, em uma peça, através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta multi/monocortante, denominada broca, que é acoplada a uma furadeira. As máquinas de furar, ou simplesmente furadeiras, consistem basicamente de uma árvore, que gira com velocidades determinadas, onde fixa-se a ferramenta. Esta árvore pode deslizar na direção de seu eixo. Também pode-se ter uma mesa onde fixa-se e movimenta-se a peça.
Passo 1-Traçagem da posição dos furos.
Passo 2-Puncionamento piloto (Picada de puncionamento). Passo 3-Puncionamento de centro.
Passo 4-Posicione visualmente e faça um circulo para testar o posicionamento. Passo 5-Fure o piloto até a profundidade correta.
Passo 6-Fure no tamanho.
2- Arredondamento e chanfros
Nos arredondamentos de canto será utilizado a fresadora horizontal com fresa quebra canto ou arredonda. Para fazer o chanfro utilizaremos a chanfradeira de bancada capaz de executar chanfros empeças curvas.	
2) O eixo virabrequim é um componente presente em um motor à combustão. Uma das etapas iniciais da fabricação desse eixo é o processo de forjamento. Explique no que consiste este processo, quais suas finalidades e suas vantagens e desvantagens. Cite nomes de processos de fabricação que podem suceder o forjamento para a finalização de um eixo virabrequim.
Os virabrequins são feitos de aço forjado ou fundido. Em termos qualitativos as cargas em umvirabrequim resultam em tensões devido a flexão, torção e cisalhamento em todo seucomprimento. A geometria complexa envolvida tornaria impossíveis cálculos precisos de tensãoainda que as cargas fossem conhecidas com precisão. Quanto a resistência o aço forjado é maisresistente e se deforma menos quando submetido a grandes esforços, e exatamente por isso que motores de alto desempenho tem virabrequim em aço forjado, a maioria dos componentesde aço tem seu inicio como fundido o metal passa por fusão, vazamento em um molde esolidificação. No caso dos forjados a primeira forma é um lingote lingote normalmente são de grandes dimensões com seções retangulares e bastante pesadas estes lingotes ou placas ou tarugos são forjados no perfil e depois exige muita usinagem requerida até sua configuração final. No caso do processo de fundição devido ao fato do monge de a forma próxima a formafinal da peça o que resta fazer são algumas operações de acabamento. As principaispropriedades mecânicas são resistência, ductilidade e dureza para para virabrequim difundidos é relativamente fácil se o componente é feito de uma liga padrão as características estão informadas na especificação padrão. Ainda no virabrequim se o forjamento e têmpera na sua fabricação. Para virabrequins fundidos é relativamente fácil se o componente é feito de uma liga padrão as características estão informadas na especificação padrão. Se for feito de alguma outra liga os testes padronizados de tração fornecerá dos valores esses valores serão referentes a direção a qual foi realizado o teste e as m medidas tomadas nesse sentido direcionadas pelo processo de deformação. Entretanto a tensão limite de resistência ou alongamento percentual e resistência ao impacto diminuído direção transversal ao eixo forjamento. Fundidos requerem controle mais preciso dos processos derretimento e resfriamento por que pode ocorrer secreção da liga esse resultado de resposta não informa o tratamento térmico pode provocar deformação de peças ac abadas. Forjados respondem de forma mais previsível ao tratamento térmico e oferece melhor estabilidade de dimensional, produção flexivel e de um custo reduzido os planejamentos se adaptam a demanda alguns fundidos tal como fundidos de performance especial requerem materiais raros e
Certificação Tecnica
controle de processo tempo de entrega mais longos matriz aberta e lâminas são exemplos de processos de forjamento que adaptam e várias tamanhos de corridas de produção e possibilitam o tempo de entrega mais curto.

Continue navegando

Outros materiais