Buscar

Excelentíssimo Senhor Doutor Delegado de Polícia Titular do

Prévia do material em texto

Excelentíssimo Senhor Doutor Delegado de Polícia Titular do____________, Distrito Policial de________________ ( UF ) 
 
 WYZ LTDA pessoa jurídica de direito privado, com sede na Avenida Estados Unidos, nº 500, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ/MF sob nº ______________, por seu advogado com sede em_______________, na Rua___________, nº______, ao final assinada, constituída nos termos do instrumento procuratório em anexo, vem, mui respeitosamente, perante V. Exa., com fundamento nesta Capital, por seu advogado (a) e procurador (a), infra assinado, conforme e procuração anexa (doc.1) vem, com fulcro no artigo 5 º, II, do Código de Processo Penal, requerer a 
INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO POLICIAL
 
contra José Colmeia, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG º______________, e inscrito no CPF sob o nº_________, residente e domiciliado na rua___________ nº__ , bairro,____________, cidade___________, Estado_________, pelos motivos que passa a expor: 
I- DOS FATOS: 
José Colmeia é funcionário da empresa WYZ LTDA, exercendo a função de auxiliar financeiro, sendo encarregado de receber valores dos clientes da empresa, autorizar compras de mercadorias e realizar pagamentos de títulos a fornecedores, além de controlar o saldo de caixa das contas da empresa. A empresa está localizada na Avenida Estados Unidos, nº 500, São Paulo/SP. Visando subtrair valores da empresa, José Colmeia, utilizando-se da confiança que lhe era depositada, em razão de sua função exercida junto ao departamento financeiro, e, diante da facilidade de acesso nas contas bancárias da empresa, passou a realizar movimentações financeiras mensais, de forma eletrônica, fazendo-o sem autorização ou conhecimento do diretor da empresa WYZ LTDA. O diretor da empresa, Sr. Cata Tal da Silva, desconfiou que estava ocorrendo desfio de valores da empresa, pois o saldo da conta bancária estava negativo. Então, o diretor contratou um perito contábil para verificar o que estava ocorrendo. A perícia constou que José Colmeia, entre o período de 18 de setembro de 2.015 até 18 de agosto de 2.016, por 12 (doze) vezes, conseguiu subtrair os valores das contas bancárias da empresa, transferindo-os para sua conta pessoal, no Banco Poupador, agência 171, conta corrente nº 171.155-2, o valor total de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais).
 
 
II- DO DIREITO: 
 
ARTIGO 171 DO CP – EMENDATIO LIBELLI – INTELIGÊNCIA DO ARTIGO 383 DO CPP – Se o agente agiu com dolo ab initio de lesar o sujeito passivo, de desvio de valores configura o delito descrito no caput do artigo 155,168 e 171 do CP; O estelionato se configura quando o estratagema foi preparado de forma a obter o lucro em prejuízo alheio, reconhecendo-se o animus lucri faciendi; A emendatio libelli deve ser realizada sempre que a peça acusatória emprestar qualificação legal diversa ao delito; Recurso a que se dá parcial provimento.” (TAMG – RSE 0326342-9 – 2ª C.Crim. – Rel. Juiz Tibagy Salles – DJMG 01.08.2001)
 
					Pelo exposto, uma vez demonstrado pelos fatos acima descritos, que o Requerido está incursos nas penas do art. 155, 168 e 171, caput do Código Penal, impõe-se a instauração do competente inquérito policial para a apuração do referido ilícito penal e que se dê início ao persecutio criminis in judicio, culminando com a condenação de ambos nos limites da Lei.
 II I – DO PEDIDO 
 Diante de todo exposto, requer seja instaurado o competente Inquérito Policial para que, posteriormente ser oferecida a denúncia 
pelo Digno Representante do Ministério Público. 
 Requer, ainda, a notificação e oitiva das 
testemunhas a seguir arroladas: 
 Termos em que,
 pede deferimento. 
 
 Local e data 
 Nome do Advoga do(a) 
 OAB /S P. Nº 
 
Rol de Testemunhas: 
1) Nome, RG e endereço 
2) Nome, RG e endereço 
3) Nome, RG e endereço

Continue navegando