Buscar

PARALISIA CEREBRAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARALISIA CEREBRAL
CLASSIFICAÇÕES
ESPÁSTICO: É a forma mais comum; Os músculos apresentam-se tensos e contraídos; Ocorre devido a danos no córtex motor ou ao longo do trato corticoespinal (lesões piramidais). Acompanha os sinais de hipertonia elástica, clônus, sinal de Babinsk...
DISCINÉTICO: É caracterizado pela presença de movimentos involuntários; Ocorre devido a lesões do núcleo da base; Movimentos atetósicos, coreicos e distonia.
ATÁXICO: É caracterizado por movimentos descoordenados; Afeta o equilíbrio e a percepção do posicionamento do corpo no espaço devido a uma lesão cerebelar.
A classificação é variável dependendo da faixa etária, localização e extensão da lesão, estágios iniciais do desenvolvimento e envelhecimento, e mudanças ao longo do tempo.
COMPONENTES DA CLASSIFICAÇÃO
ANORMALIDADES MOTORAS
Natureza e tipologia da desordem motora – Tônus (espasticidade/hipotonia) e distúrbios do movimento (ataxia, distonia, atetose).
Habilidades motoras funcionais – Limitações na função motora, inclusive oromotora (sucção, mastigação, deglutição) e fala.
As consequências funcionais do envolvimento dos MMSS e MMII devem ser classificadas separadamente usando escalas funcionais. Escala GMFCS/Escala MACS.
CONDIÇÕES ASSOCIADAS À PARALISIA CEREBRAL
Devem ser classificadas como presentes ou ausentes. Se presentes: descrição da extensão em que interferem na capacidade funcional do indivíduo.
DISTRIBUIÇÃO ANATÔMICA (TOPOGRAFIA)
Todas as regiões do corpo (tronco, cada membro e orofaringe) precisam ser descritas individualmente em termos de alterações de movimento ou postura.

Outros materiais