Buscar

Position Paper Tema 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
PPG Stricto Sensu – Mestrado em Contabilidade
Campus Cascavel/PR
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ciências Contábeis
Docente: Prof. Dra. Silvana Anita Walter
Discente: Nícolas Pabst Dutra
POSITION PAPER
Etapas do Projeto de Pesquisa
INTRODUÇÃO
Um projeto de pesquisa é um documento que possui as linhas fundamentais, um apanhado das principais ideias que a pesquisa pretende realizar. (PRESTES, 2003). Estabelecer um Projeto de Trabalho é de suma importância, tendo em vista as escolhas e definições realizadas neste ponto, sendo que os pontos com retorno positivo serão utilizados na realização do trabalho. (BERTUCCI, 2008).
As etapas do Projeto de Pesquisa são ordenadas de uma forma natural, estabelecidas sob investigação de várias pesquisas. CASTRO(2006), enfatiza que “não existe uma receita fixa, imutável ou sagrada” para elaboração de um projeto, mas é “bastante útil como um controle, uma lista de verificação”.
Conforme SANTOS(2004), “o trabalho de pesquisa visando à construção do conhecimento desenvolve-se por etapas, que constituem num método, num caminho facilitador do processo”.
ETAPAS DO PROJETO
As etapas iniciais visam estabelecer as bases do projeto, como estabelecer qual problema será investigado, quais os objetivos do pesquisador com essa investigação, indicar os impactos que essa pesquisa poderá trazer e também a escolha das variáveis empíricas, que como CASTRO(2006) citando Kerlinger diz que essa fase como a “transformação de um problema em um conjunto de perguntas”.
O pesquisador deve estar atento com o estabelecimento da precisão e do custo do erro, ter ciência de que custa mais gerar dados com menores taxas de erros. Também, determinar os possíveis obstáculos da pesquisa, tendo em vista que na condução de uma pesquisa alguns obstáculos irão aparecer e devem ser levados em consideração pelo fato do risco ser vital para os resultados e, assim, comprometendo toda a pesquisa.
Destaca-se, também, a importância da intimidade do pesquisador com o tema a ser pesquisado, onde um nível amplo e profundo de compreensão deve ser adquiridos. “Deve haver não apenas familiaridade, mas intimidade com o assunto.” (CASTRO, 2006, pág. 3)
A escolha dos métodos, bem como, a preparação de uma descrição detalhada dos métodos de análise deve ser bem pensada e estruturada. Não existe um método “perfeito”, todos possuem suas vulnerabilidades, uns dão menos informações, outros são difíceis de aplicar, e assim por diante.
A coleta de dados é onde se informa o período da coleta de informações e as possíveis contribuições dos entrevistados (RICHARDSON, 1999). Uma etapa de extremo cuidado no processo de registro o arquivamento dos dados coletados. Uma anotação aparentemente clara hoje, pode se tornar indecifrável amanhã.
E, por fim, analisar os dados é o ponto central da pesquisa, é onde o pesquisador saberá se sobreviverá ou afundará. Por isso que as estratégias de análise e as ferramentas a serem usadas devem ser pensadas previamente, no momento do planejamento da pesquisa, evitando qualquer transtorno.
CONCLUSÃO
Os dois textos possuem uma abordagem diferente, mas sem complementam em muitos momentos. Os autores não se aprofundaram em temas mais centrais como coleta e análise de dados, no entanto, deve ser lembrado que os autores citam que não existe regra fixa para elaborar um projeto de pesquisa e que mesmo com várias informações sobre os tópicos, não seriam suficientes pela importância de cada um.
QUESTIONAMENTOS
1. CASTRO(2006) escreve que “as relações de causa e efeito devem ser quase sentidas e intuídas”, destaca W. A. Candil que se internou como paciente em um sanatório com o objetivo de entender o funcionamento do local. Essa verdadeira imersão no problema a ser investigado é visto nos dias de hoje, haja vista a ânsia por resultados imediatos? 
2. Estabelecer, como CASTRO(2006), que a análise de dados é o ponto que a pesquisa sobreviverá ou afundará dependendo do que o autor consiga fazer nessa fase, é correto? Quais estratégias o pesquisador pode tomar para diminuir a chance de um insucesso?
REFERÊNCIAS
BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira - Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). São Paulo: Atlas, 2008.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita – A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: do Planejamento aos Textos, da Escola à Academia. São Paulo: Rêspel, 2003.
CASTRO, C. de M. – A Prática da Pesquisa. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
SANTOS, Antonio Raimudo dos – Metodologia Científica: a Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Outros materiais