Buscar

Anotações do roteiro de estudos - Tendências de Mídias Sociais e Plataformas Digitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

RESUMO DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS NA MATÉRIA
Promover a reflexão e o entendimento sobre as variáveis que se somam nesse processo de inserção e de permanência no digital. A abordagem perpassa o reconhecimento do potencial do ambiente digital e de suas oportunidades até a possibilidade de aplicar modelos e estratégias de comunicação específicas e elaboradas adequadamente ao ambiente digital.
INÍCIO DAS ANOTAÇÕES
· A comunicação em ambientes digitais
Gerar, manter e gerenciar relacionamentos, além de estar próximo e atento a seus consumidores é uma demanda que cresce e se coloca frente a gestores de todos os portes.
O mercado como um todo está mudando, desde a forma de se comunicar até a de vender, de prospectar, de entregar valor e tornar-se relevante para os consumidores.
Muitos negócios, especialmente os pequenos e médios, têm perdido mercado por não terem uma atuação consistente ou organizada no digital. Algumas empresas ignoram as oportunidades surgidas com os novos formatos de comunicação e de negócios, e se posicionam de forma tímida, desorganizada e sem estratégias. Não raro, é apenas um "estar por estar", sem um vínculo específico com a imagem, com a proposta ou com os valores da empresa.
A comunicação digital significa a digitalização dos meios e dos formatos de comunicação, que assim adquirem os recursos, os benefícios e as qualidades nativas dos meios on-line: agilidade, velocidade, flexibilidade, abertura e alcance.
Não se trata somente de comunicar, mas de interagir e de promover o engajamento dos públicos. A perspectiva passa da informação à colaboração. Não apenas persuadir, convencer, mas se relacionar durante a venda, antes e depois, de forma a se manter e competir no mercado.
No sentido empresarial, a comunicação digital representa uma forma de pensar e de estabelecer ações, processos e o próprio pensamento sobre a comunicação, não raro promovendo uma mudança de paradigma e de pensamento estratégico sobre as manifestações da empresa. O digital tem estado onipresente nas demandas e nas movimentações empresariais.
· Estar no digital, usar o digital é uma forma de pensar.
· Ser digital é outra, maior, mais abrangente e mais atuante, com maior foco no mercado, e, principalmente, no que o consumidor deseja. Ser digital significa, para o mercado, usar o potencial da internet como forma de fazer negócios de diferentes formas.
· Projetos inovadores em ambientes on-line
O digital é um ambiente muito propício para a inovação, para o desenvolvimento de novas abordagens, para entregar soluções, propostas, em suma, de valor para o cliente. É preciso apenas conhecer profundamente e em detalhes o consumidor, seus desejos e suas necessidades, e inovar criando novas formas de atendê-los.
· Características da comunicação contemporânea em rede
A sociedade funciona como uma rede. Essa constatação está presente também a partir das ciências, em especial das ciências humanas, que apresentam as perspectivas de um mundo colaborativo e interligado.
Kotler (2010) afirma que as empresas devem buscar estreitar o relacionamento com o público consumidor, formando laços que não somente fortaleçam sua imagem, seu posicionamento e sua participação no mercado, mas principalmente construam trocas que possam alimentar os processos de observação e de decisão no mercado.
· As diferentes interfaces e plataformas digitais
Uma interface é uma superfície de contato na qual elementos informacionais são organizados de forma a fazer sentido e estabelecer a possibilidade de uso ou contato com outros que não necessariamente estão juntos ou no mesmo espaço de quem a desenvolve.
Indo além de superfícies de contato, as interfaces se tornam mediadoras de experiência do receptor no digital. A tela do dispositivo – PC, notebook, tablet, smartphone, e-reader ou outro – estabelece, cria o ambiente, o elemento de comunicação e interação, além de permitir, facilitar e também formatar a interação.
Entender o papel e o impacto das interfaces digitais é a forma de estabelecer canais de contato e relacionamentos que sejam estreitos, diretos e fluidos da empresa para seu mercado.
A comunicação não acontece em um único sentido, mas em ambos e até mesmo em sentidos transdirecionais, em que muitos usuários conseguem, com interesses diversos, confluir para um mesmo tópico.
· Mídias sociais, comunicação digital e o poder do Big Data
Big Data trata-se do armazenamento de grandes, enormes quantidades de informação, captadas em muitas e variadas fontes em um mesmo sistema digital, de forma que possam ser acessadas, tratadas, analisadas e gerem conhecimento aplicável para a gestão.
5 V’s do Big Data:
1. Velocidade - capacidade do sistema de captar e recuperar informações;
2. Volume - quantidade de dados captados e armazenados;
3. Variedade - dados vindos de fontes diferentes;
4. Veracidade - confiabilidade dos dados;
5. Valor - aplicabilidade para a gestão da empresa.
Uma grande fonte de dados e informações para o Big Data está nas redes sociais. Não por acaso se coloca que nessas redes a assertividade, a eficácia e a eficiência das ações de comunicação é maior, pois o volume e a qualidade de dados captados por elas permite conhecer o público em detalhes, ofertando foco e direcionamento para o novo consumidor.
A união de Big Data e das redes sociais trouxe isso de forma facilitada para gestores de comunicação de empresas de todos os setores, portes e nichos.
“Proporcionar significado é a futura proposição de valor do marketing.” (KOTLER. 2010, p. 17)
Estar no mercado digital é estar em contato com seu consumidor, com dados e com informações sobre a concorrência, com novas tendências em formação e afirmação, e em um ambiente no qual as trocas e o relacionamento são o foco.