Buscar

Adg3 - Arquitetura de Redes

Prévia do material em texto

Adg3 - Arquitetura de Redes
1)
Os principais tipos de rede podem ser categorizadas como LAN, que representam redes locais, onde as organizações interconectam seus equipamentos e dispositivos em perímetros menores,  estabelecendo suas próprias políticas, normas e requisitos mínimos para estabelecer seus serviços. Já as redes WAN, são categorizadas por redes de longa distância como aa Internet, que conectam diversas redes entre si.
 
Sobre os endereços IP, considere as seguintes asserções:
 
I. Os endereços não-roteáveis são os que não são reconhecidos na Internet, sendo úteis apenas em redes LAN, onde classes reservadas são utilizadas para classificar a capacidade da rede e organizar o conjunto de dispositivos através do endereçamento IP, porém atualmente não são muito utilizados.
 
PORQUE
 
II. Os endereços roteáveis permitem trafegar dados na Internet, por isso para não estarem limitados a comunicação interna, as organizações adotam somente o endereçamento IP roteável, provendo a comunicação entre as redes e os usuários através da Internet.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
e)As asserções I e II são proposições falsas.
2)
O roteamento e o encaminhamento de pacotes dependem do endereçamento, responsabilidade do protocolo IP na camada de rede. Para determinar como os dispositivos serão identificados na rede, são utilizadas classes que determinam a capacidade da rede e a forma como a rede e os hosts serão nomeados dentro do range de comunicação privado.
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as características contidas na Coluna B com suas respectivas classes de IP, apresentados na Coluna A.
 
 
	Classe
	Range de IP
	I. Classe A
	1. Utilizada para comunicação multicast, onde um mesmo endereço é utilizado para encaminhar pacotes para determinado número de hosts.
	II. Classe B
	2. Permite criar um maior número de redes (16.777.216) sendo utilizada em redes maiores e que precisam ser segmentadas em muitos domínios.
	III. Classe C
	3. Menor número de hosts suportados, permitindo a criação de 126 redes e 256 endereços IPs por rede.
	IV. Classe D
	4. Classe intermediária, representada pelo intervalo de máscara entre 128.0.0.0 – 191.255.0.0.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
a)I - 2; II - 4; III - 3; IV - 1.
3)
A comunicação entre os nós na rede, garantem que cada camada possa tratar os dados independentemente, processando as informações e contribuindo para que os computadores possam transmitir dados estejam na mesma rede ou em redes distintas, quando existe o roteamento entre elas, porém cada camada trata os pacotes considerando PDUs diferentes, ou seja, blocos de informações transferidos pela rede e tratados por determinada camada.
 
Com relação a operação aos PDU e as camadas da arquitetura TCP, analise o enxerto a seguir, completando as lacunas.
 
A camada física é responsável por tratar do meio de comunicação e dispositivos, por isso trata do tráfego em ___________, resumidos em valores binários compreendidos pelo sistema. Já na camada de Inter-Rede, onde atua o protocolo IP, o PDU é denominado ____________ encaminhando as informações recebidas pela camada de enlace e direcionamento à camada de transporte, onde os PDUs passam a se chamar____________ , e chegam na camada de aplicação, onde o PDU é nomeado 'dados'.
Selecione a alternativa, que representa a ordem correta de termos, que preenchem as lacuna corretamente.
Alternativas:
d)bits / pacotes / segmentos.
4)
Um projeto de rede envolve diversas tarefas que garantem a comunicação dos dispositivos. O endereçamento lógico pode ser definido como estático e dinâmico e deve ser avaliado de acordo com a necessidade da rede. O roteador é o responsável por receber as instruções e garantir que as rotas sejam estabelecidas entre as redes, controlando o fluxo de dados através de configurações pré-estabelecidas.
 
Sobre as características essenciais do roteamento, analise as seguintes afirmações:  
 
I. O roteador gerencia tabela de roteamento, em casos de endereçamento dinâmico, se ao encaminhar um pacote, a rota não for encontrada, o redirecionamento é realizado para o roteador mais próximo, onde um novo caminho é definido.
 
II. Em redes que utilizam roteamento estático, quando o pacote é recebido pelo roteador de borda, o protocolo BGP renegocia seu encaminhamento, aprendendo uma nova rota por meio dos links inter-routers.
 
III. O roteamento dinâmico, em relação ao estático, apresenta maior controle, porém é necessário maior conhecimento por parte do administrador de rede sobre o processo de roteamento. Esse tipo de roteamento é mais indicado para redes de pequeno porte.
 
IV. Em relação ao roteamento dinâmico, o roteamento estático oferece, entre outras vantagens, maior segurança, uma vez que o roteador tem controle total sobre o processo de roteamento definido manualmente.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
a)V-F-V-F.

Continue navegando