Buscar

Construção do conceito de função no ensino fundamental por meio da metodologia de resolução de problemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado de Minas Gerais
Curso de Licenciatura em Matemática 
Seminários de Ensino a Pesquisa e Extensão VII
Professores: Luiz Fernando Turma: 7° Período de Matemática
Aluno: Maurício de souza
Síntese do artigo “Construção do conceito de função no ensino fundamental por meio da metodologia de resolução de problemas.”
O artigo já em sua introdução me surpreende quando cita o autor Tinoco, que destaca o fato do ensino das funções ser restrito ao ensino superior. Porém, mostra-se necessário o ensino da matéria de função no ciclo básico, pois as habilidades e compretências que são desejadas no Parâmetro Curricular Nacional de 1995 estão presentes na aprendizagem desse assunto, desde que seja relacionada com o cotidiano e conhecimento prévio dos estudantes, para que tenham um melhor entendimento e desenvolvam suas capacidades cognitivas de aprender novos conceitos mais complexos e abstratos futuramente.
Com isso, a obra busca refletir e desenvolver uma pesquisa em torno da teoria sobre Imagem Conceitual e definição de conceito, que expressa uma ideia de como ocorre a transformação da captação das informações em conhecimento matemático. Para isso, os autores da obra (Tall e Vinner) acreditam que o conceito puro e acadêmica não dever ser o método mais recomendado para a inicação do processo de aprendizagem e sim suas conexões criadas com o tema a partir de suas vivências anteriores e que ainda pode estar sendo elaborada pelo ouvinte de acordo com novos estímulos que lhe são fornecidos, de maneira autônoma, até chegar ao ponto da definição formal.
Dessa forma, o artigo buscou investigar alguns autores que pesquisaram para/sobre/através da resolução de problemas, a partir de George Polya, Schroeder e Lester, de maneira que o estudante saiba resolver certos problemas, aprenda suas técnicas/estratégias e também construa o conhecimento matemático juntamento com os conceitos.
Então, desde dos anos 90, a resolução passa a ser vista como uma metodologia de ensino que pode contribuir para a aprendizagem de novos conteúdos, assim como também é um processo de investigação importante para o aluno e/ou professor, já que o docente deixa de ser apenas um transmissor de conteúdo e parte para um papel de mediador, instigador, articulador e incentivador da aprendizagem. E somado a isso, o discente tambem tem um novo destaque na sala de aula, deixando de ser mero ouvinte e passa a ser transformador de informação em conhecimento para si próprio.
Para isso, é citado na obra que Onuchic (1999) acredita ser necessário serguir alguns processos para que a resolução de problemas seja aplicada, passando pela formação de grupos, registro, defesa de pontos de vistas, análise dos resultados, consenso e formalização do conteúdo. Durante a construção do conceito de função por exemplo, como foi mostrado no artigo, os alunos foram criando conlusões apartir de seus conhecimentos prévios e também por tentativa e erro. E além disso, foi percebida um maior interesse dos alunos em busca das respostas pelos problemas estarem relacionados a situações do cotidiano que eles reconhecem, com a mediação do professor fazendo perguntas que lhes gerassem reflexão e discussão. Mesmo com as diferentes opniões, os grupos conseguiram se ajudar e o docente também aproveitou a oportunidade para analisar as diferentes dificuldades, formas de pensar oi de resolver de cada aluno. Por fim, pode-se concluir que esse tipo de tarefa é importante principalmente no ensino fundamental, onde os alunos tem maior dificuldade de abstração e domínio dos conceitos matemáticos e sua formalização, mas quando aplicado a situações-problema compreenderam melhor a ideia de função.

Outros materiais