Buscar

O Movimento da Matemática Moderna

Prévia do material em texto

ALUNO: MAURICIO DE SOUZA TURMA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
O Movimento da Matemática Moderna. O que esse movimento representou para a educação matemática no Brasil?
Durante o passar dos anos a sociedade se modifica, sua cultura, economia, necessidades sociais e etc. Com isso, gerando mudanças também em outras áreas da comunidade, seja na saúde, na segurança e na educação não é diferente, pois novos conhecimentos são adquiridos, atualizados e consequentemente compartilhados. A disciplina de matemática vem sendo modificada por milhares de anos e então de certa maneira a forma como ensinar ou aprender também veio se modificando. Será destacado nesse texto o período no meio do século XX onde houve mais uma dessas fases de transição, onde estudiosos de diferentes áreas da educação se dedicaram a debater sobre o ensino da Matemática em âmbito internacional, buscando melhorar o ensino dessa disciplina. Esse movimento foi conhecido com o Movimento da Matemática Moderna (MMM).
Analisando a historia da matemática, buscando entender o seu surgimento e desenvolvimento, os pesquisadores de vários importantes grupos de estudos de todo o Brasil, conseguiram identificar tendencias, os motivos das mudanças nos métodos de ensino e até mesmo como foi organizado os conteúdos durante o passar do tempo, para então identificar o que deveria ser renovado. Muitos autores acreditavam que a ideia da modernização da matemática veio juntamente com a corrida espacial, ja que ocorreu em 1957 o lançamento do primeiro foguete soviético e com isso os países constataram que deviam formar cientistas, matemáticos e estudiosos para superar os avanços tecnológicos de terceiros.
Além disso, houve na França em 1959 o Seminário Royaumont, que buscava avaliar a situação do ensino da Matemática, visando desenvolver uma reforma geral e mais profunda possível no ensino, dando muita importância pro ensino secundário. Mesmo com diferentes teorias sobre o principal motivo que desencadeou o MMM, podemos destacar que nessa época houve no Brasil e em vários países do mundo maior geração de recursos financeiros para a reforma educacional, isso se deve a grande divulgação norte americana em prol do movimento de reforma, que gerou grandes e inúmeros congressos, grupos de estudos, metodologias e apoiadores.
No desenvolvimento das pesquisas, educadores matemáticos propuseram que no ensino primário não devesse ser incluído conceitos aritméticos de números e operação como tradicionalmente, por trabalhar processos mecanizados e de reprodução. Dessa forma, buscando uma aproximação maior com a psicologia para desenvolver um aperfeiçoamento e melhoria na qualidade de ensino/aprendizagem foram criados artigos/trabalhos voltados a relação da matemática e psicologia, partindo da mudança nos conteúdos e unificando os campos da matemática, fato muito importante para o Brasil principalmente, já que até 1929 a matemática escolar era trabalhada separadamente como Álgebra, aritmética e geometria.
A partir de um decreto em 1931, foi orientada a unificação para as escolas secundarias de todo o território brasileiro, porém, essa unificação não teve os efeitos esperados, mas foi um inicio para a reflexão sobre o ensino da disciplina. A partir de 1950, com a realização dos primeiros Congressos Nacionais sobre o tema que a discussão foi intensificada, com destaque para: o ensino primário; a formação de professores; reorganização do sistema secundário, já que era muito abstrato e teórico; concessões de registros de professores de matemática e cursos de preparação à Matemática Moderna.
Com a inclusão da Matemática Moderna nos programas de ensino secundário no país, foram organizados encontros onde Grupos de estudos apresentavam Aulas-demonstração, palestras e compartilhavam conhecimentos sobre o MMM.
Porém, também houve críticas ao MMM e o movimento perdeu forças, pois os críticos acreditavam que a proposta envolvia uma abstração não acessível aos alunos do ensino primário e houve abandono do ensino da geometria. No entanto poderia ser exagerado dizer que o MMM falhou por não resolver todos os problemas em questão. O movimento trouxe muitos novos conhecimentos e melhorias que estão presentes ate os dias atuais, principalmente nos anos iniciais, contemplando uma formação mais pedagógica para as crianças.

Continue navegando