Buscar

Aap1 - Oficinas de Expressão e Representação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap1 - Oficinas de Expressão e Representação
1)Os desenhos das paisagens naturais e urbanas caracterizam-se principalmente pela posição do observador diante da paisagem: proximidade ou afastamento. Identifique nas lacunas em branco quais são os dois níveis teóricos e duas ações criativas que se encontram presentes na relação de proximidade e afastamento no desenho da paisagem natural e urbana. “Quando falamos em ___________ do espaço real estamos nos referindo a uma tradução com maior fidelidade através dos meios, técnicas, suportes e materiais associados à capacidade técnica do artista. Quando falamos em ____________, nos referimos aos níveis de afastamento com relação à realidade, onde os artistas criam obras provindas de exercícios de livre criação, uma expressão da subjetividade do artista”.
Qual alternativa apresenta os dois níveis teóricos na sequência correta?
Alternativas:
a)Representação, exploração.
b)Invenção, exploração.
c)Representação, articulação.
d)Inovação, representação.
e)Representação, invenção.
2)De acordo com Omar Calabrese, o conceito de natureza-morta tem origem alemã, na palavra still-leben, cuja proximidade e tradução ao italiano seria oggetti de fema, ou seja, objetos imóveis. Para ele, não se trata de objetos imóveis, mas de “coisas que ficaram paradas num instante”. Considere as frases abaixo sobre a natureza-morta:
I. Com o gênero da natureza-morta o formato da pintura passa a ser de dimensões relativamente pequenas, em que a escala dos objetos representados aproxima-se da proporção de 1/1 em relação aos objetos reais.
II. A natureza-morta não costuma ter horizontes: o fundo é coberto por uma superfície opaca, por uma parede, por qualquer elemento material ou por uma névoa.
III A iluminação passou de natural a artificial ou, até, se introduz na própria representação (por exemplo, a vela que vai se consumindo).
IV. A luz artificial torna o fundo muito perceptível e, por isso mesmo, contribui para ampliar a distância e perspectiva.
Contempla a natureza-morta em suas características estéticas e formais APENAS o que se afirmar em:
Alternativas:
a)apenas I, II e IV.
b)apenas III e IV.
c)apenas I, II e III.
d)apenas II e III.
e)apenas I, III e IV.
3)Sobre o desenho de paisagem, analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (V - verdadeiro ou F - falso):
I. Por mais que a mesovisão seja a que garante condições de representação no desenho, ela possui uma limitação. Os desenhos e pinturas de paisagens naturais e urbanas sempre são uma redução do real para um suporte, portanto, há uma diminuição significativa da escala.
II. Os elementos naturais e urbanos são apresentados de modo verossímil, ou seja, há uma ilusão dos relevos, texturas e volumes que permitem uma percepção e leitura da imagem, associando-a à realidade por meio de elementos visuais significativos.
III. A verossimilhança das obras da paisagem não é determinada pelo tratamento gráfico pela exploração e emprego de construções lineares, resultando em formas com tratamentos monocromáticos que representam seus aspectos de textura e volumes, mas sim pelo o uso da cor.
IV. No desenho da paisagem, o uso da luz é secundário para a degradação das cores e dos volumes, representando assim a perspectiva e os planos da paisagem, revelando seu aspecto tridimensional numa representação bidimensional, numa ilusão.
Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que as assertivas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas:
a)V, V, V, F.
b)F, V, F, V.
c)V, V, F, V.
dV, V, V, V.
e)V, V, F, F.
4)A paisagem consiste na noção de conjunto, num agrupamento de elementos naturais e urbanos que são apercebidos por um olhar globalizante e que, por isso mesmo, perde alguns pormenores e detalhes destes elementos.
No que concerne à exploração gráfica da paisagem, quais são as características que definem as paisagens terra-água?
Alternativas:
a)representações caracterizadas pelas composições cujos espaços são amplamente extensos na sua horizontalidade.
b)representações exclusivas de espaços terrestres vistos do alto.
c)representações que combinam elementos terrestres com elementos aquáticos em grande proporção.
d)representações cujos elementos aquáticos como o rio, mar ou lagos estão, comumente, em menor proporção que os elementos terrestres.
e)representações restritas de espaços naturais de rios, lagos e oceanos.