Buscar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL - ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – ATIVIDADE 1 
Conforme foi visto na unidade, toda organização precisa de planejamento e todo este começa com algumas definições que são básicas para toda empresa. Ocorre com certa frequência nas empresas a definição da sua Missão, Visão e dos Valores como mera formalidade, entretanto, conhecer a definição destes conceitos são mais relevantes do que parece, pois na percepção de muitos administradores conhecer os objetivos de longo prazo, onde se deseja chegar em um determinado período e quais são os seus balizadores impactam diretamente nos resultados da empresa.
O planejamento organizacional reflete em todo o futuro da organização e sabe-se que existem três pilares principais que necessitam estar claramente definidos e conhecidos por todos, dentro desta organização. Conceitue esses pilares com suas palavras e explique as suas razões.
Referência
PEREIRA, M. F. Planejamento estratégico: a contribuição da estrutura organizacional para o processo de implementação da estratégia. São Paulo: Atlas, 2015.
Resposta: 
Os três pilares que precisam estar claramente definidos e conhecidos por todos dentro de uma organização são: missão, visão e valores. Uma vez que estes existem em uma empresa, forma-se uma padronização de conduta organizacional, tornando a empresa em questão um universo individual composto por hábitos, crenças, atitudes, normas, etc. Estes três pilares influenciarão diretamente nas tomadas de decisões feitas pelos colaboradores bem como auxiliarão a empresa a alcançar seus objetivos, fornecendo as orientações necessárias para o planejamento estratégico do negócio.
A missão se trata do propósito fundamental da organização. A razão pela qual a empresa existe. Define a identidade do negócio e não costuma mudar com o decorrer do tempo. Além disso, deve comunicar de forma clara aos seus colaboradores o que se espera de seu trabalho e como quer ser reconhecida pelos seus clientes. Para orientar a decisão de qual é a missão de uma empresa, podemos fazer as seguintes perguntas: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem a empresa faz?
Quando falamos de visão, estamos falando de um estado futuro para o negócio. Os objetivos da empresa a longo prazo, onde a empresa deseja chegar. A visão da empresa deve ser prática, realista e visível. Algumas perguntas que orientam a escolha da visão de uma empresa são: O que a empresa quer se tornar? Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores da empresa? Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
Já os valores são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões dentro do ambiente organizacional. É como a empresa age. Os valores de uma empresa influenciam diretamente a vida de seus colaboradores e o ambiente em que ela se encontra. Alguns dos valores que hoje em dia são muito discutidos e considerados importantes dentro de uma organização são: sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Outros materiais