Buscar

CONTABILIDADE TRABALHISTA ativ praticas

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE TRABALHISTA
1° ATIVIDADE PRATICA 16/05 –
CONTRATOS DE TRABALHO
O contrato de trabalho é o pilar jurídico entre empregador e empregado, uma resolução realizada entre ambos, por meio de um documento que pode ser verbal, escrito, tácito ou expresso conforme o art. 443 da CLT.
As principais características do contrato de trabalho são: Ele pode ser bilateral, consensual, de trato sucessivo, oneroso, comutativo, personalismo. Para a oficialização do contrato é necessárias condições, entre elas estão: a capacidade, o manifesto de vontade, um objetivo legal, forma prescrita (tácita, verbal ou por escrito) e as cláusulas contratuais. 
O contrato de trabalho poder ser classificado como:
 Prazo indeterminado, isto é, que não há uma data definida para o término do vínculo empregatício. O modelo mais usado. São oferecidos diversos benefícios como férias remuneradas, 13°, salário conforme a função exercida, seguro desemprego.
Prazo determinado, ou seja, com data para finalizar o contrato já estabelecida, muito usado em contratos de obras, safras, épocas de demandas maiores como final de ano, nesse modelo os direitos são reduzidos, não tendo direito a multa de 40% sobre o FGTS, seguro desemprego e sem aviso prévio. 
Contrato de estágio: o indivíduo tem direito ao seguro de acidentes e um auxílio financeiro mensal, não tendo direito a verbas rescisórias, 13°, aviso prévio ou deposito do FGTS.
Contrato de trabalho eventual: quando a empresa não quer criar nenhum vínculo empregatício, utilizado quando é preciso de algum serviço que não alega necessidade de contratação, geralmente usado em serviços terceirizados, exemplos: reformas.
Entregue 18/05/2022
2° ATIVID PRATICA 
REMUNERAÇÃO DE TRABALHO
A folha de pagamento é responsável por informar os valores devidos aos funcionários, prestadores de serviços, entre outros colaboradores, durante um determinado mês. Sua emissão é obrigatória. Na remuneração existente, temos parcelas salariais e não salariais.
Fazem parte das parcelas salariais: as comissões, que são valores fixos ou percentuais sobre vendas de produtos ou serviços, as gratificações, gorjetas, isto é, entregue em valores de forma facultativa, e adicionais salariais. Já as parcelas sem natureza salarial são compostas por: a participação de lucros e resultados, ajuda de custos, diárias de viagens, auxilio alimentação, prêmios, abonos, quebra de caixa, vale transporte e salário família. 
DESCONTOS SALARIAIS 
Há circunstâncias em que disposições legais ou negociações coletivas criaram deduções autorizadas na folha de pagamento. 
Fazem parte: Salário-utilidade: em forma de alimentação/habitação; Vale Transporte: 6% ao salário básico; Quebra de Caixa; quando houver desfalque no fechamento; Indenização de danos causados pelo empregado, danos e perdas deliberadas; Plano de Assistência médica e/ou odontológica, prévia autorização por escrito; pensão alimentícia, conforme valor determinado judicialmente; Contribuições do sistema sindical, assistencial, com autorização prévia; contribuição previdenciária e imposto de renda retido na fonte. 
Fonte: Livro da disciplina 
Enviado 25/05/22
Atividade pratica 3
06/06/2022
EVENTOS DE RECISÃO
	O aviso prévio é a comunicação entre empregadores e empregados, tendo como objetivo e o dever de notificar com antecedência a rescisão de contrato de trabalho, para esquivar-se de perdas para ambos os lados.
	Quando o aviso prévio for de iniciativa do empregador, tem como finalidade oportunizar a procura de um novo emprego ao trabalhador, ele pode ser trabalhado (o empregado pode reduzir duas horas diárias na jornada ou a redução de sete dias consecutivos) ou indenizado (quando o empregador é dispenso dos serviços e haverá pagamento integral do aviso-prévio).
	Quando o aviso prévio for de iniciativa do empregado, os funcionários também devem avisar com antecedência quando pedirem demissão, para que os empregadores procuram alternativas, substituto.
	As principais hipóteses da extinção do contrato de trabalho, situam-se, o a) pedido de demissão: que é quando o empregado rescinde o contrato, independente da aprovação do empregador;
b) despedida sem justa causa: é quando o empregador decide rescindir Contratos de trabalho sem motivação;
c) despedida com justa causa: quando ocorre falta grave pelo empregado e o contrato é rescindido;
d) Rescisão indireta: quando ocorre falta grave pelo empregador, e o empregado poderá rescindir o contrato;
e) Culpa recíproca: falta grave de ambos, empregador e empregado, e a extinção é reconhecida pela justiça do Trabalho;
f) Acordo entre ambos: comum acordo entre empregado e empregador.
Enviado 06/06/2022
4 ° Ativ prática 13/06/2022
PREVIDÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 
	A previdência Social tem como finalidade garantir aos seus beneficiários recursos fundamentais de manutenção, por razões de incapacidade, idade, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos, morte ou reclusão de quem dependiam financeiramente. 
	O RGPS- Regime Geral da Previdência Social, um sistema que faz parte da previdência, sendo o mais amplo, e contém praticamente todos os empregados do setor privado, empregados domésticos, autônomos e os segurados especiais. Qualquer pessoa que esteja recebendo prestação ou benefício do INSS, é um segurado pelo RGPS. 
	O RPPS- Regime Próprio da Previdência Social, um sistema dos servidores civis, ocupantes de cargos efetivos, cargos militares, da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios. Os servidores de cargos efetivos são afastados do RGPS.
	O plano de custeio e financiamento da previdência social, a seguridade é financiada para toda a sociedade. O orçamento é composto pelas receitas da união, das contribuições sociais e de outras fontes.
	A previdência Privada de caráter Complementar, tem como principal finalidade estabelecer e executar planos de benefícios de integridade previdenciária.
	As Entidades Abertas de previdência complementar são seguradoras autorizadas para atuar no ramo da vida, submetidas a SUSEP, tendo como objetivo instruir e operar planos benéficos, em pagamento único ou renda continuada. 
	As entidades Fechadas, na forma regulamentada pelo órgão regulamentador e fiscalizador, disponíveis para empregados da União, dos Estados, DF e dos Municípios, associados da classista ou setorial. Elas são submetidas a fiscalização da PREVIC.
	Os planos de benefícios de entidades abertas, podem ser contratados de forma individual ou coletiva e podem oferecer: renda por sobrevivência; renda por invalidez; pensão por morte; pecúlio por morte; pecúlio por invalidez. Os planos de benefícios de entidades fechadas, são oferecidos por empresas ou por associados de classe aos seus empregados, a empresa é chamada de patrocinadora e o os que fazem adesão ao plano são chamados de participantes, e são divididas em três modalidades: Benefício definido; contribuição definida; contribuição variável. 
Fonte: Livro da disciplina Enviado 13/06/2022

Continue navegando