Buscar

21 S12P1, a culpa é do pulmão - Fisiologia pulmonar

Prévia do material em texto

MEDICINA – 1º Período
SOI – APG
Coordenador: Camilla Patricia Resende Oliveira.
Secretário: Ian Paulo Mendonça.
Autores: Andria Mendes Botelho, Deborah Mendes, Isadora Athayde, Maria Eduarda Rodrigues Werner Fernandes, Matheus Guedes Magalhães e Samira Oliveira.
Tutor: Camila Santos Pereira
S12P1: a culpa é do pulmão
1) Como é realizado o trabalho mecânico pulmonar e seu volume adequado?
R: A mecânica da ventilação pulmonar está relacionada com a capacidade do pulmão em expandir/contrair com a entrada/saída de ar de duas formas: pelo diafragma e pelas costelas. Durante a inspiração, a contração diafragmática puxa as superfícies inferiores dos pulmões para baixo, ou seja, havendo um movimento de descida do diafragma para aumentar a cavidade torácica. Em seguida, na expiração, o diafragma relaxa e a retração elástica dos pulmões, da parede torácica e das estruturas abdominais comprime os pulmões e expele o ar, havendo um movimento de subida do diafragma e diminuição da caixa torácica. Isso é caracterizado por uma respiração normal, sem esforço. Já nas costelas, são responsáveis em elevar a caixa torácica com a ajuda de músculos (intercostais externos, esternocleidomastóideos, serráteis anteriores e escalenos), deixando as costelas projetadas para frente e fazendo com que o esterno tbm se mova anteriormente, para expandir os pulmões e auxiliar na inspiração. Na expiração, ao pulmão desinflar, as costelas se inclinam p/ baixo com a ajuda de outros músculos (reto abdominal e intercostais internos). Seu volume adequado está entre 500 ml (volume corrente) tendo uma variação para cada tipo de pessoa e entre homem e mulher.
2) Qual a fisiologia da troca gasosa? (hematose)
R: Ocorre pelo processo de difusão que é o movimento aleatório de moléculas em todas as direções, através da memb. respiratória e dos líq. adjacentes. Para haver difusão, é necessário uma fonte de energia produzida pelo movimento das moléc. simples presentes, que é a energia cinética, e cause colisões entre elas. Dessa forma, as moléc. se movimentam de maneira rápida e aleatoriamente entre si. Além disso, na difusão haverá uma diferença no gradiente de concentração, em que onde a área estiver com maior concentração (PO2 = 100 mmHg e PCO2 = 40 mmHg) haverá o deslocamento das moléc. livres p/ a área de baixa concentração (PO2 < 40 mmHg e PCO2 > 40 mmHg). A estrutura responsável pela troca gasosa é o alvéolo localizado nos bronquíolos respiratórios. Os alvéolos são constituidos de duas cél.: pneumócitos do tipo I e pneumócitos do tipo II. Os pneumócitos do tipo I realizam a troca gasosa e os pneumócitos do tipo II são responsáveis em secretar sufactante e diminuir a tensão superficial da água do alveolo.
3) Quais são os 3 tipos de transporte de CO2?
R: Por íons de CO2 e de bicarbonato, hemoglobina e H+, e carbaminoemoglobina (hemoglobina e CO2).
4) Quais as doenças relacionadas ao trabalho mecânico?
R: Doenças nas quais o fluxo de ar está diminuindo como resultado do aumento da resistência nas vias aéreas são conhecidas como doenças pulmonares obstrutivas. Quando os pacientes com doença obstrutiva das vias aéreas inferiores são solicitados o exalar vigorasamente, o ar assobia pelas vias aéreas estreitadas, criando um som sibilante que pode ser ouvido até mesmo sem o estetoscópio. Também a as DPO (Doenças Pulmonares Obstrutivas) que incluem asma, apneia obstrutiva do sono, enfisema, e bronquite crônica. As duas últimas doenças, às vezes, são chamadas de DPOC (C de crônica).
5) Quais mecanismos de regulação da frequência respiratória? (sistema nervoso)
R: No sistema respiratório, a contração do diafragma e de outros músculos é iniciada por uma rede de neurônios no tronco encefálico. A presença de interações sinápticas complicadas entre neurônios cria os ciclos rítmicos de inspiração e expiração. Esses neurônios são influenciados continuamente por estímulos sensoriais, principalmente a partir de quimiorreceptores que detectam CO2, O2 e H+. de estudo estabelece algumas informações sobre a ventilação que são:	 (a) os neurônios respiratórios do bulbo controlam os músculos inspiratórios e expiratórios, (b) os neurônios da ponte integram informações sensoriais e interagem com neurônios bulbares p/ influenciarem a ventilação, (c) o padrão rítmico da respiração surge de uma rede do tronco encefálico com neurônios que despolarizam automaticamente e (d) a ventilação está sujeita à modulação contínua por vários reflexos associados a receptores e centros encefálicos.
6) Qual exame é realizado para verificar a capacidade da expansão pulmonar?
R: Espirometria.
Objetivos
1. Compreender a fisiologia do trabalho mecânico e o volume pulmonar (+ doenças relacionadas).
2. Descrever o processo de hematose e os transportes de gases.
3. Entender os mecanismos reguladores da frequência respiratória (ativação do sistema nervoso).

Continue navegando