Buscar

Projetos Didáticos: Uma Metodologia Pedagógica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente, dentro do cenário educacional, existem inúmeros métodos que vêm sendo aplicados na prática pedagógica na escola. Com objetivo de aprimorar o aprendizado e integrar as diversas mídias e conteúdos curriculares e com melhor eficácia, discute-se muito de que forma deve-se transmitir esses saberes aos alunos sem que haja interferências negativas no  processo de aprendizagem, principalmente no que diz respeito à metodologia pedagógica.
Aprimorando a prática pedagógica objetiva-se organizar, compreender e transformar  as práticas sociais educativas que dão sentido e direção às práticas educacionais. Pode-se dizer que a Pedagogia impõe um filtro de significado à multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. FRANCO 2016
Já para Holanda Ferreira (1986), a prática pode significar o saber provindo da experiência, de uma técnica, mas, também, a aplicação da teoria manifestada no discurso. A prática é manter a comunicação com outro porto, estabelecer contato, trocar, colaborar, construir. Prático, neste caso, é aquele que faz a comunicação.
Nesse contexto, percebe-se que para que sejam aplicados projetos necessita-se de mudanças na concepção de ensino e aprendizagem na qual vai direcionar a metodologia mais eficaz. E isso vai se dar a partir de projetos que vão estar incluídos na carga horária de ensino, permitindo que o aluno aprenda por sistemas distintos que se vinculam nas interações em sala de aula.
Este trabalho tem o objetivo de conhecer como se dá o processo de trabalho com Projetos Didáticos e sua utilização pelas escolas para compreender a relevância para o processo de ensino-aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO 
O termo “projeto” surgiu pela primeira vez na literatura educacional em 1904 em um artigo do educador Jack C.Richards, o qual orientava futuros professores de trabalhos manuais, considerando útil que desenvolvessem projetos suscitados por problemas e tarefas práticas. No entanto, foi através do pensamento de John Dewey (1859- 1952) e William Heard Kilpatrick,(1919), outros representantes da chamada “Pedagogia Ativa”, que surgiram as primeiras ideias de trabalho com projetos como meio pedagógico (Cf. FONSÊCA, 2012). O trabalho com projetos didáticos, por sua vez, começou a ter reconhecimento pedagógico a partir de diferentes períodos do século XX e sua divulgação foi dada, sobretudo, pelo movimento da“Escola Nova”, que se colocava contra os princípios e métodos da escola tradicional. Entre os principais expoentes da Escola Nova no Brasil destacam-se Anísio Teixeira e Lourenço Filho. De acordo com Nogueira (2003, p. 76), “o projeto é aquilo que ainda está por vir, pois, ainda não é atual, não está presente, já que é ainda uma antecipação do futuro
TIPOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS
A classificação geral que apresentamos a seguir contempla, de forma ampla, os vários tipos de projetos que ocorrem na área educacional, classificados a partir da finalidade principal ou razão de ser do projeto :
Projetos de Intervenção 
São projetos desenvolvidos no âmbito de contextos ou organizações, com vistas a promover uma intervenção, visando a introdução de modificações na estrutura e/ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, afetando positivamente seu desempenho. Os projetos de intervenção visam a solução de problemas ou o atendimento de necessidades identificadas. Este tipo de projeto ocorre em instituições sociais, educacionais e também no setor produtivo, comercial, etc. 
Projetos de Pesquisa 
São projetos que têm como principal finalidade a obtenção de conhecimentos sobre determinado problema, questão ou assunto, com garantia de verificação experimental. Existem diversos tipos de projetos de pesquisas, próprios dos setores acadêmicos e de instituições de pesquisa. No Apêndice A deste livro apresentamos considerações sobre classificação de Projetos de Pesquisa.
Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto) 
São projetos que ocorrem no âmbito de uma organização com a finalidade de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”. Exemplos de projetos deste tipo são: desenvolvimento de novos materiais didáticos; desenvolvimento de nova organização curricular; desenvolvimento de um novo curso; desenvolvimento de softwares educacionais, produção de livro didático, etc. Este tipo de projeto é muito comum também em outras organizações e contextos como o setor produtivo, comercial, serviços, etc.
Projetos de Ensino 
São projetos elaborados dentro de uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), dirigidos à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Este tipo de projeto é próprio da área educacional e refere-se ao exercício das funções do professor. Exemplos deste tipo de projeto são: desenvolvimento de um método de ensino de Geometria utilizando animação gráfica; desenvolvimento de um software para apoiar o ensino de Eletricidade Básica
Projetos de Trabalho (ou de Aprendizagem) 
São projetos desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, sob orientação de professor, e têm por objetivo a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Esses projetos são conduzidos de acordo com uma metodologia denominada Metodologia de Projetos, ou Pedagogia de Projetos. A principal diferença entre esses dois últimos tipos é que, enquanto os projetos de ensino são desenvolvidos pelo professor, os projetos de trabalho (ou de aprendizagem) são desenvolvidos pelos alunos sob orientação do professor. A ideia de trabalhar com projetos como recurso pedagógico na construção de conhecimentos remonta ao final do século XIX a partir de ideias enunciadas por John Dewey em 1897
 Fonte: MOURA, DÁCIO, 2017

Continue navegando