Buscar

De acordo com dados do MinistArio da SaAde

Prévia do material em texto

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Embora o percentual de doadores de sangue esteja dentro da recomendação da OMS, de que pelo menos 1% da população seja doadora, é necessário aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadores regulares, para manter os estoques de sangue em níveis seguros. 
Quesitos para ser um doador 
Idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.
Pesar no mínimo 50 kg.
Estar bem alimentado, porém se a doação for feita após o almoço aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.
Impossibilidades definitivas
teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia, tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado, tem problema de coagulação de sangue, é diabético com complicações vasculares ou em uso de insulina, teve tuberculose, já teve elefantíase.
Quem tem tatuagem não pode doar sangue: Isso é um mito, pois pode-se doar após um ano de realizada a tatuagem.
A quantidade de sangue doada pode causar danos à saúde: Isso é um mito, porque a quantidade de sangue retirada é pequena e o organismo repõe esse volume de sangue em até 24 horas.
Doar sangue engrossa o sangue: Isso é um mito, já que o processo não engrossa e também não afina o sangue.
Fumantes não podem doar sangue: Pessoas que fumam podem doar sangue, entretanto, o Ministério da Saúde recomenda um intervalo sem fumar de pelo menos duas horas antes da doação.
Alguns estados como São Paulo e o Distrito Federal fornecem vantagens para os doadores regulares de sangue. Existem leis que isentam da taxa de inscrição os doadores de sangue que quiserem prestar concursos públicos realizados pela Administração Direta, Indireta, Fundações Públicas e Universidades Públicas do Estado.

Continue navegando