Buscar

aol 3

Prévia do material em texto

Módulo A - 99428 . 7 - Educação de Jovens e Adultos - T.20222.A
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Nota final Enviado em: 22/08/22 09:01 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
1/1
Sobre o processo de alfabetização e letramento. Podemos afirmar que:
I - A alfabetização desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais de forma contextualizada e ampla.
II - O letramento se dá através de um processo de aprendizagem, onde se desenvolve, sobretudo, a habilidade de ler e escrever. 
III – Em relação as diferenças sobre o letramento e alfabetização podemos destacar a qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita.
IV – Apenas o sujeito alfabetizado é capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais diferentes contextos e gêneros textuais, diferente do sujeito letrado.
Qual alternativa apresenta as afirmativas que estão corretas?
Ocultar opções de resposta 
1. 
II.
2. 
I, II e III.
3. 
I, II, III e IV.
4. 
III.
Resposta correta
5. 
I e IV.
2. Pergunta 2
1/1
Na EJA, o professor também é um mediador que desenvolve projetos e atividades, buscando estimular os alunos a pensar, criar, refletir de forma inovadora, contribuindo para a disseminação do saber. A esse respeito, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apesar de o currículo ser importante, com a globalização, o professor precisa atentar para o uso das TCIs, ou seja, essa deve considerar aspectos relativos ao contexto mundial em detrimento do local.
2. 
Cabe ao professor estar atento aos cursos de atualização, apesar de sabermos que não é obrigação desse profissional participar de cursos de formação continuada.
3. 
Cabe ao estudante estar atento e buscar inovações pedagógicas, ele é responsável único do seu processo de ensino-aprendizagem.
4. 
O professor é mediador do processo e precisa estar atento a metodologia utilizada, buscando ser inovador, se atualizar constantemente, assim como manter um diálogo aberto com os estudantes.
Resposta correta
5. 
O processo educacional quando é permeado por práticas inovadoras e desconsidera o currículo formal e o oculto, já que apresenta outras possibilidades de ensino.
3. Pergunta 3
1/1
leia com atenção a afirmativa a seguir:
A escola também precisa se transformar num espaço mais ____________________________ transformando os momentos de aprendizagem em momentos prazerosos. 
Qual alternativa preenche corretamente a lacuna em branco da frase?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Técnico, hábil e inóspito.
2. 
Interativo, dinâmico e interessante.
Resposta correta
3. 
Tradicional, imediatista e hierarquizado.
4. 
Interativo, ríspido e benéfico.
5. 
Conservador, tradicional e conteudista.
4. Pergunta 4
1/1
Leia as afirmativas a seguir acerca do que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) proporcionam:
I – Ao educando, uma aprendizagem significativa com o uso de diferentes ferramentas, dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
II – A participação em ambientes diferenciados de aprendizagem, fazendo uso de propostas diferenciadas; a educação ocorre de maneira interativa e com diversas estratégias de ensino-aprendizagem.
III – As TCIs são incompatíveis com a modalidade da EJA, já que acabam tendo um público diferenciado.
IV - Um perfil diferenciado de estudante, pois algumas características são desenvolvidas nesta modalidade de ensino EaD, como: ser autônomo, ativo, colaborativo e participativo.
Assinale a alternativa com os itens corretos:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
II e III.
3. 
I.
4. 
I, II e IV.
Resposta correta
5. 
III e IV.
5. Pergunta 5
1/1
Sobre o histórico da EaD, marque V ou F nas alternativas abaixo:
( ) No contexto da América Latina, países como Costa Rica, Venezuela, El Salvador, México, Chile, Argentina, Bolívia e Equador não implementaram programas de Educação a Distância.
( ) No Brasil, o desenvolvimento mais expressivo da EAD teve início no século XX, pois com o processo de industrialização da economia, devido a necessidade de mão de obra qualificada. 
( ) O fortalecimento da EaD ocorreu na segunda metade do século XX, contudo ela não se estabeleceu como uma importante modalidade de ensino. 
( ) No Brasil a EaD surge como uma alternativa para atender a demanda de qualificação para o mercado de trabalho, sobretudo, utilizando os meios radiofônicos.
Qual alternativa indica de maneira correta a classificação das afirmativas anteriores?
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, F.
2. 
F, V, V, F.
3. 
F, F, V, F.
4. 
F, V, F, V.
Resposta correta
5. 
V, F, V, F.
6. Pergunta 6
1/1
Enfatizamos a importância dos professores se capacitarem, através de formação continuada. A esse respeito, é correto afirmar que:
I – A formação continuada colabora para que o professor tenha o domínio pedagógico e sobre a tecnologia que fará uso.
II – Com a formação continuada o professor poderá incorporar em sua prática novas formas de ensinar e refletir sobre a sua atuação.
III – A formação continuada é mais uma atividade para o professor e diante do cenário educacional a prioridade é apenas “dar aulas”, ou seja, essa é a única exigência para uma prática qualitativa.
IV – Para a utilização das TCIs em sala de aula é dispensável a formação continuada, já que o uso das novas tecnologias já faz parte do cotidiano do professor e estudantes.
Estão corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
I, II, III e IV.
3. 
III.
4. 
I e II.
Resposta correta
5. 
I, II e III.
7. Pergunta 7
1/1
No que se refere à Educação a Distância (EaD) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O público que frequenta a modalidade da EJA é constituído por muitos trabalhadores. Por isso, a EaD é uma oportunidade de desenvolverem o processo educativo de forma mais autônoma, conciliando os horários de estudo e trabalho.
2. 
Na EaD, os estudantes da EJA também precisam ser motivados na relação com o professor e na realização das atividades, proporcionando práticas inovadoras, diversificadas e criativas.
3. 
A EaD pode ser uma grande aliada na EJA, proporcionando aos estudantes jovens e adultos, muitos trabalhadores, melhores condições de desempenharem as atividades escolares.
4. 
A EJA, na modalidade a distância (total ou semipresencial), traz maior rigidez para que o aluno possa concluir os estudos de forma mais eficiente e independente de professores.
Resposta correta
5. 
A figura do professor na EaD é de suma relevância para que os estudantes da EJA não evadam do processo formativo.
8. Pergunta 8
1/1
Sobre a prática de letramento digital, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O letramento digital independe do letramento da língua mãe, pois o indivíduo letrado digital sabe usar o computador, smartphones e tablets como ferramentas de forma consciente.
2. 
As escolas precisam se atualizar. Porém, devem combater as habilidades e usos de tecnologias no cotidiano da escola para não perder o foco educacional.
3. 
As instituições escolares precisam atentar para a transformação que as TCIs trouxeram e, com isso, se abrirem às novas práticas pedagógicas, utilizando o cotidiano das tecnologias em diálogo com o currículo escolar (formal e oculto).
Resposta correta
4. 
Atualmente, é dispensável o letramento da língua mãe, pois, com o advento das TCIs, passamos a defender apenas o letramento digital.
5. 
Para que o educando seja considerado letrado não é necessário saber usar a leitura e a escrita nos contextos formais e instituições; no letramento, o que se considera são apenas as práticas sociais informais.
9. Pergunta 9
1/1
O professor no papel de mediador, desenvolve projetos e atividades que estimulem os alunos a pensar, criar, refletir de forma inovadora, contribuindo para a disseminação do saber. A esse respeito é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O processo educacional quando é permeado por práticas inovadoras e desconsidera o currículo formal e o oculto, já que apresentaoutras possibilidades de ensino.
2. 
O professor é mediador do processo e precisa estar atento a metodologia utilizada, buscando ser inovador, ou seja, se atualizar constantemente. Isto é de suma importância, assim como o diálogo com os estudantes.
Resposta correta
3. 
Cabe ao professor estar atento aos cursos de atualização, apesar de sabermos que não é obrigação desse profissional participar de cursos de formação continuada.
4. 
Cabe ao estudante estar atento e buscar inovações pedagógicas, ele é responsável único do seu processo de ensino-aprendizagem.
5. 
Apesar do currículo ser importante com a globalização o professor precisa atentar para o uso das TCIs, ou seja, essa deve considerar aspectos relativos ao contexto mundial em detrimento do local.
10. Pergunta 10
1/1
Referente às um tipo específico de modalidade de ensino, leia a frase a seguir: 
Na modalidade da _____________________ as aulas são mistas, ocorrendo tanto no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) quanto em momentos de aulas presenciais, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais.
Assinale a alternativa q ue apresenta a opção que completa de forma correta a lacuna da frase apresentada.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Educação presencial.
2. 
Educação informal .
3. 
Educação formal.
4. 
Educação a distância semipresencial.
Resposta correta
5. 
Educação a distância.

Continue navegando