Buscar

Primeiros Socorros para Queimaduras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Queimaduras
Controle da via aérea, interromper o processo de queimadura e obter acessos venosos. 
Via aérea
Queimaduras edema obstrução de VAS
A presença de rouquidão, chamuscamento dos cílios e das vibrissas nasais, queimaduras faciais, etc., sugere lesão inalatória aguda e a necessidade de intubação traqueal. Sempre que exista uma lesão por inalação, indica-se a transferência para um centro de queimados. Se o tempo de transporte for prolongado, a intubação deve ser realizada antes do transporte. A presença de estridor é tardia e é indicação imediata para intubação endotraqueal. Queimaduras circunferenciais do pescoço podem produzir edema dos tecidos ao redor da via aérea. Portanto, nessa situação, indica-se a intubação precoce.
Parar a queimadura: remover a roupa exceto a aderida a pele. pós químicos devem ser removidos. O corpo deve ser enxaguado com água corrente. O pct deve ser coberto com lençol quente limpo e seco (evitar hipotermia).
Acessos venosos
Qualquer doente com queimaduras que acometem mais de 20o/o da superfície corporal necessita de reposição de volume. Catéter 16G.
História
Circunstâncias em que ocorreu a lesão: qual o líquido, houve explosão, em que momento ocorreu a queimadura, houve lesão por inalação, quais doenças pré-existentes. Se atentar a abusos, suicídio.
Área de superfície corporal
Regra dos nove - palma da mão do doente (incluindo os dedos) representa aproximadamente 1% de sua superfície corporal. Na criança, a cabeça corresponde a uma percentagem maior e os membros inferiores a uma percentagem menor do que no adulto.
A profundidade da queimadura é importante para planejar tratamento. 
Queimaduras de primeiro grau (queimadura solar) eritema, dor e ausência de bolhas.
Queimaduras de segundo grau aparência vermelha ou mosqueada e presença de edema e bolhas. A superfície pode ter uma aparência "lacrimejante" ou úmida e é hipersensível à dor intensa até mesmo às correntes de ar. 
Queimaduras de terceiro grau escuras e ter aparência de couro. A pele também pode apresentar-se translúcida ou com aspecto de cera. A superfície é indolor e geralmente seca e pode ser vermelha e não mudar de cor à compressão local. Há pouco edema no tecido com queimadura de espessura total; ao redor tem edema.
Ventilação
Hipóxia, intoxicação por monóxido de carbono e lesão por inalação de fumaça. Deve-se adm oxigenio suplementar. Sempre duvidar de exposição a CO2. Sintomas de elevados níveis de CO2: cefaleia e náusea, confusão, coma e morte. Devem ser realizadas uma radiografia de tórax e gasometria arterial para avaliação da condição pulmonar inicial do doente.
Circulação 
A reanimação com fluidos para o tratamento da queimadura também deve ser realizada. A medida da pressão sanguínea costuma ser difícil e pode não ser confiável. A monitoração horária do débito urinário é uma forma confiável de avaliação do volume sanguíneo circulante, na ausência de diurese osmótica (como, por exemplo, glicosúria). É obrigatório fazer sondagem vesical.
Hidratação
Fórmula de Parkland: ringer lactato Volume total = 4mL x Peso (Kg) x % SCQ • Metade nas 1ª 8 horas • Metade nas 16 horas seguintes
ATLS e American Burn Association (Fórmula de Brooke modificada): 2mL x Peso (Kg) x % SCQ • Metade nas 1ª 8 horas • Metade nas 16 horas seguintes
Diurese: 0,5 – 1mL/Kg/h entre 30-50ml/h
O doente queimado necessita de 2 a 4 mL de Ringer lactato por kg de peso corporal por percentagem de ASC com queimadura de segundo e terceiro graus, nas primeiras 24 horas, para manter um volume sanguíneo circulante adequado e produzir um débito urinário satisfatório. Se o débito urinário não for satisfatório o volume infundido deve aumentar.
Arritmias cardíacas podem ser o primeiro sinal de hipóxia e de anormalidades do equilíbrio ácido-básico ou eletrolítico.
A circulação periférica síndrome compartimental. Uma pressão compartimental >30 mm Hg pode causar necrose do músculo. A síndrome compartimental também pode estar presente com queimaduras circunferenciais de tórax e abdome, causando aumento das pressões de pico inspiratórias. Escarotomias torácicas e abdominais realizadas abaixo das linhas axilares anteriores combinadas com uma incisão na transição tóraco-abdominal aliviam o problema.
Avaliação secundária e medidas auxiliares
Aspectos fundamentais da avaliação secundária e medidas auxiliares incluem exame físico; documentação; exames iniciais, incluindo exames laboratoriais e radiografias; manutenção da circulação periférica em queimaduras circunferenciais de extremidades; sondagem gástrica; narcóticos, analgésicos e sedativos; cuidados com a ferida; antibióticos e imunização antitetânica.
Queimaduras quimicas remover o produto químico por no mínimo 30min.
Queimaduras elétricas as queimaduras elétricas são mais graves do que parece à inspeção externa, e as extremidades, especialmente os dedos. Além disso, a corrente passa por vasos sanguíneos e nervos e pode causar tromboses locais e lesões nervosas; frequentemente necessitam de fasciotomias e devem ser transferidos para um centro de queimados imediatamente. A eletricidade pode causar arritmias cardíacas com necessidade de intervenção. Se não ocorrerem arritmias nas primeiras horas de lesão, não há necessidade de monitoramento prolongado.
A rabdomiólise provoca liberação de mioglobina que pode causar insuficiência renal aguda. Nessas circunstâncias, não cabe esperar a confirmação laboratorial antes de instituir a terapia para mioglobinúria. Se a urina estiver escura, deve-se considerar a presença de hemocromógenos. A administração de líquidos deve ser aumentada para garantir uma diurese de, no mínimo, 100 mL por hora no adulto ou 2 mL/kg em crianças < 30 kg.
Os princípios de transferência são semelhantes aos doentes não queimados, mas incluem uma avaliação precisa da profundidade e extensão da queimadura.
Lesões por frio
A gravidade das lesões por frio depende da temperatura, da duração da exposição, das condições ambientais, do grau de proteção conferido pelas roupas e do estado de saúde do doente. Temperaturas mais baixas, imobilização, exposição prolongada, umidade, presença de doença vascular periférica e de feridas abertas são fatores que aumentam a gravidade da lesão.
A forma mais leve de lesão pelo frio é denominada crestadura ou "frostnip" e é caracterizada por dor, palidez e diminuição da sensibilidade da parte afetada. ; E reversível com o aquecimento e não resulta em perdas teciduais, a não ser que a agressão seja repetida ao longo dos anos, o que causa perda do panículo adiposo ou atrofia.
O congelamento é devido à lesão dos tecidos por formação de cristais de gelo dentro das células e por oclusão microvascular que resulta em anóxia tecidual. O comprometimento tecidual pode resultar, em parte, da lesão de reperfusão que ocorre com o reaquecimento. Classificado em 4 graus.
Lesão não congelante é devida a comprometimento do endotélio micro vascular, a estase e a oclusão vascular.
Tratamento Roupas úmidas e apertadas devem ser substituídas por cobertores aquecidos e, desde que possa ingerir líquidos, o doente deve receber líquidos quentes por via oral. As medidas iniciais a serem tomadas incluem a colocação da parte afetada em água circulante a 40°C até que ocorra o retorno da perfusão e a coloração volte a ser rosada (o que leva, usualmente, 20 a 30 minutos). Os tecidos lesados devem ser protegidos por uma tenda ou por outro dispositivo de modo a não exercer pressão sobre eles.
Hipotermia sistemica Evitar a hipotermia iatrogênica durante a exposição e infusão de líquidos é importante pois a hipotermia pode piorar a coagulopatia.

Outros materiais