Buscar

Condicionamento operante e esquemas de reforçamento

Prévia do material em texto

Aprendizagem e memória
Condicionamento operante e esquemas de reforçamento
- Condicionamento operante é uma forma de procedimento que da conta de uma parte associacionista não considerada por Watson.
- Considerando a resposta e o que se segue (recompensa), Skinner formula o conceito de reforço. 
- Resposta como uma unidade do comportamento, conjunto de respostas: comportamento. 
- Quando há o reforçamento do comportamento, precisa-se considerar a origem da resposta que está sendo reforçada e modo de uso do reforço. 
- Skinner trabalha com o reforço positivo e negativo. Ambos aumentam a probabilidade de recorrência do comportamento.
- Já a punição, não produz comportamento.
- Reforço positivo: é tudo aquilo que o sujeito deseja ou quer, tendência de retenção e manutenção do comportamento, terá a função de fazer com que o comportamento permaneça. 
- Reforço negativo: Se caracteriza pela remoção do agente aversivo, o sujeito se comporta para que o agente aversivo não mais a criar uma certa perturbação. 
- Punição: Se caracteriza pela introdução do agente aversivo. 
- A natureza do reforço são os tipos de reforço. 
- O modo pelo qual o reforço é aplicado é um aspecto que aponta para a ideia de esquemas de reforçamento. 
- Esquemas de reforçamento: considerados a partir do modo pelo qual o reforço é aplicado pelo sujeito após a ocorrência do comportamento. 
- Esses esquemas de reforçamento são concebidos a partir de 2 pontos: número de respostas dadas pelo sujeito e o tempo. 
- Partindo desses critérios, consideramos os esquemas de reforço: 
a) Esquema de reforço de razão fixa: nesse esquema o experimentador determina um número específico de respostas por parte do sujeito experimental para que ele apresente o reforço.
b) Esquema de reforço de razão variável: nesse esquema o experimentador estabelece um número variado de respostas para que ele apresente o reforço. 
c) Esquema de reforço de intervalo fixo: nesse esquema o experimentador determina o tempo a ser considerado para que o reforço seja apresentado. 
d) Esquema de reforço de intervalo variável: nesse esquema o experimentador não determina um certo tipo de tempo para apresentar o reforço, dessa forma o sujeito não tem controle sobre aquilo que irá atuar sobre ele. 
- Identificando-os podemos considerar que os esquemas de reforço de razão possuem como critério o número de respostas, e os esquemas de reforço de intervalo tem como critério o tempo.

Continue navegando