Buscar

Teorias do desenvolvimento - psicologia do desenvolvimento

Prévia do material em texto

Psicologia da criança
Teorias do desenvolvimento 
- Teoria psicossexual de Freud –
- Freud organizava o desenvolvimento psicossexual em 5 fases: 
- Oral: Nascimento até 2 anos, prazer está na zona erógena da boca e lábios do bebê.
- Anal: Dois a quatro anos, foco na pulsão sexual e sua gratificação em urinar e defecar. 
- Fálica: 4 anos, prazer na estimulação genital e sua manipulação; complexo de édipo; medo castração masculina e “inveja” feminina por ausência fálica. 
- Latência: 6 a 12 anos, traumas na fase fálica geram repressão e as pulsões sexuais se redirecionam, dirigindo sua libido ao desenvolvimento social, foco no desempenho escolar e jogos. 
- Genital: 10 a 14 anos, puberdade, tem início essa fase, libido volta sua concentração nos genitais, o adolescente precisa aprender a expressar suas pulsões de forma socialmente aceitável. 
- Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget -
- 4 etapas estabelecidas por Piaget
- Sensório-motor: Nascimento até dois anos, capacidade sensorial e motora para ter entendimento sobre o ambiente; capacidade de controlar os seus reflexos; desenvolve percepção do mundo físico. 
- Pré-operatória: 2 a 7 anos, Simbolismos, imagens e linguagem, egocentrismo e uma percepção individual de mundo, até os 4 anos onde a criança passa a entender que outros tem desejos e opiniões. 
- Operatório concreto: 7 a 12 anos, uso e aquisição de operações cognitivas, capacidade de realizar ações em seus pensamentos, só se aplicando a objetos concretos. 
- Operacional formal: 12 anos em diante, caracterizado pela capacidade de administrar o pensamento abstrato, pensar sobre o pensamento, gerar hipóteses e de investigar possíveis consequências. 
- Termos importantes para Piaget
- Assimilação: processo em que a criança interpreta novas experiências pela incorporação delas a seus esquemas existentes. Ex: criança pergunta o que é passarinho, explicam uma ave, associa que avião é ave. 
- Desequilíbrios: contradição ou desigualdade entre os processos do pensamento e eventos ambientais. Ex: falarem que avião não é ave. 
- Equilíbrio: significa uma harmonia e balanceamento entre as estruturas ativas e o ambiente de um indivíduo. 
- Acomodação: processo em que a criança modifica seus esquemas existentes de modo a incorporar ou se adaptar a novas experiências. 
- Para Piaget, o indivíduo em desenvolvimento está sempre em busca do equilíbrio. 
- Piaget definiu a inteligência como um processo básico da vida que ajuda um organismo a se adaptar ao seu ambiente. 
- Esquemas: padrões organizados de pensamento ou ação, construídos pelo indivíduo para interpretar algum aspecto da sua experiência, chamado também de estruturas cognitivas. 
- Vygotsky e a teoria sociocultural – 
- Para ele as crianças adquirem seus valores culturais crenças e estratégias de solução de problemas por meio do diálogo colaborativo com pessoas mais sábias da sociedade. 
- Propôs que devêssemos avaliar o desenvolvimento com base na perspectiva de 4 níveis inter-relacionais com os ambientes das crianças. 
- Desenvolvimento ontogenético: desenvolvimento ao longo da vida do indivíduo. 
- Desenvolvimento microgenético: mudanças que ocorrem em períodos relativamente curtos, em segundos, minutos ou dias, ao contrário das mudanças em grande escala. 
- Desenvolvimento filogenético: mudanças que ocorrem durante um período evolutivo, medido em milhares e até milhões de anos. 
- Desenvolvimento sócio-histórico: corresponde às mudanças que ocorrem em cada cultura e seus valores, normas e tecnologias geradas pela história. 
- Para Vygotsky para estabelecermos relações, o pensamento humano cria signos intermediários que fazem o papel de mediadores, dessa forma tanto a linguagem como outras representações da realidade são sistemas simbólicos que fazem a mediação do homem com o mundo. 
- ZDP : zona de desenvolvimento proximal, diferença entre o que o aprendiz é capaz de realizar de modo autônomo e o que pode fazer quando orientado e encorajado por alguém mais habilidoso. 
- Desenvolvimento neuropsicomotor- 
- DNPM 
- Processo em que a partir de estímulos, a criança adquire determinadas habilidades. 
- A ciência define o desenvolvimento neuropsicomotor como um processo de mudanças no comportamento motor de um indivíduo de acordo com a idade. 
- Tra
- 
- Transtornos – 
- Transtornos Globais do desenvolvimento
- São distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam se manifestar nos primeiros cinco anos de vida, são caracterizados por padrões de comunicação estereotipados e repetitivos. 
- Os TGB englobam diferentes transtornos, como o TEA, psicoses infantis, síndrome de Asperger, síndrome de Kanner e a síndrome de Rett. 
- TEA: Apresenta déficit persistentes na comunicação social e interação social em muitos contextos; déficit na reciprocidade socioemocional, variando de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal; déficit nos comportamentos comunicativos não verbais, podendo variar de comunicação verbal e não verbal; dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos. Possui 3 níveis. 
- Transtornos de aprendizagem 
- Dislexia: distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura, ocorre em crianças com visão e inteligência normais, sintomas incluem fala tardia, aprendizagem lenta de novas palavras e atraso na aprendizagem da leitura; dificuldade de memorização ou ortográfica. 
- Disgrafia: transtorno de aprendizagem relacionado as dificuldades na aprendizagem da escrita, traços muito finos ou grossos, letras separadas ou ilegíveis, ligado ao ato motor. 
- Disortografia: transtorno de aprendizagem ligado a escrita e sai aprendizagem. Relação com o ato intelectual como frases sem sentido e parágrafos inconsistentes. 
- Discalculia: transtorno de aprendizagem que geralmente se manifesta em crianças, pois estão em idade escolar; têm dificuldade para pensar, refletir, avaliar ou raciocinar atividades relacionadas a matemática. Incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, entre outros. 
- TDAH: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; considerado um transtorno de aprendizagem por vários autores, mas para o MSD é um distúrbio de neurodesenvolvimento; síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade, tipificada em 3, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivo e combinados. 
- Transtorno de Conduta: frequentemente associado ao TDAH e ao TOD, se caracteriza por a criança possuir tendências permanentes a apresentar comportamentos que incomodam e perturbam, podendo ser agressivo, não compreendem que o que fazem é errado, não aparentam sofrimento psíquico, tem seu início na infância até a puberdade, envolvimento em atividades perigosas, para diagnosticar precisa ter ocorrido alguma das características acima nos últimos 3 meses.

Continue navegando