Buscar

IED II- Ação, Trabalho e Labor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IED II
Diferenças básicas entre ação, labor e trabalho pelos conceitos de Hannah Arendt. Fonte: http://projetofilosofia.blogspot.com.br/
 AÇÃO é a atividade que tem como virtude intelectual o conhecimento verdadeiro. Ralação com ‘’vida ativa’’. A ação é a única que se realiza entre os homens sem a necessidade da matéria, possuindo um veículo: a palavra. 
A ação tem um começo determinado, mas nunca possuí um fim previsível e é irreversível. É a atividade mais nobre que o homem pode exercer. Zoonpolition – polis grega e civitas romana
 LABOR é a atividade que existe para produzir tudo que é vital ao homem, onde ele retira da natureza tudo que é necessário para a manutenção da vida, mostrando o caráter biológico dessa atividade ligada ao naturalismo radical do ser humano. O labor tem como condição humana a própria vida. Ele é um ciclo incessante: enquanto há vida, há labor. Ele "produz" bens necessários para o desenvolvimento biológico do homem (bens de consumo) e está vinculado à conservação da espécie e da vida enquanto tal, sendo que esta atividade é a que mais nos aproxima dos animais. ‘’ANIMAL LABORANS’’ o homem se assemelha ao animal visto que produz para sua subsistência. Revolução Industrial.
TRABALHO é a atividade de transformação da natureza, e tem como virtude intelectual a capacidade raciocinada de produzir. O trabalho produz um mundo artificial entre o homem e a natureza: os objetos de uso. O criador morre e a obra vive: os objetos do trabalho possuem durabilidade, objetividade, reversibilidade, além de permanência à futilidade humana. ‘’HOMO FABER’’ o homem como fabricante e transformador da natureza. Era moderna.

Continue navegando