Buscar

Questões sobre Títulos Executivos e Execução de Obrigações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 De acordo com as normas e princípios contidos no Código de Processo Civil, analise as afirmativas a seguir: 
I. São títulos executivos judiciais somente as sentenças condenatórias proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa. 
II. X A instauração do cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou não fazer e de entregar coisa certa se dará de ofício, pelo juiz, ou a requerimento da parte. R: afirmativa correta, pois, está de acordo com o art.536 do CPC. Portanto, as medidas poderão ser determinadas de ofício conforme o artigo.
III. O credor, munido de título executivo extrajudicial, está impedido de optar pelo processo de conhecimento, como, por exemplo, a ação de cobrança.
IV. X Informam a execução forçada, dentre outros, o princípio de que a finalidade primeira do processo de execução é a plena satisfação do credor e o princípio de que a execução deve realizar-se da forma o menos prejudicial ao devedor.
 Estão corretas as afirmativas: R: conforme o art. 805 do CPC- quando por vários meios o exequente puder promover a execução, o juiz mandará que se faça pelo modo menos gravoso para o executado. Ou seja, a primazia na satisfação do credor, entretanto, também terá quer mais favorável ao devedor.
 QUESTÃO 2 De acordo com o CPC, possui natureza de título executivo extrajudicial:
X a) Instrumento de transação referendado pelo Ministério Público
ART.784 IV- o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela Advocacia Pública, pelos advogados dos transatores ou por conciliador ou mediador credenciado por tribunal. Os demais são títulos judiciais. Letra a
 b) Documento particular assinado somente pelo devedor e por uma única testemunha
 c) Decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza d) Sentença estrangeira homologada pelo STJ
 e) Sentença arbitral
QUESTÃO 3 . Sobre a execução das obrigações de fazer e não fazer, aponte a alternativa INCORRETA: 
(A) Na execução de obrigação de fazer ou de não fazer fundada em título extrajudicial, ao despachar a inicial, o juiz fixará multa por período de atraso no cumprimento da obrigação e a data a partir da qual será devida.
X (B) Se o executado não satisfizer a obrigação no prazo designado, é lícito ao exequente, em autos apartados, requerer a satisfação da obrigação à custa do executado ou perdas e danos, hipótese em que se converterá em indenização;
R: art. 816 “NOS PRÓPRIOS AUTOS DO PROCESSO” a única parte incorreta da afirmativa é dizer “ em autos apartados” no restante, está de acordo com o código. Letra b
 (C) Se a obrigação puder ser satisfeita por terceiro, é lícito ao juiz autorizar, a requerimento do exequente, que aquele a satisfaça à custa do executado;
 (D) Na obrigação de fazer, quando se convencionar que o executado a satisfaça pessoalmente, o exequente poderá requerer ao juiz que lhe assine prazo para cumpri-la.
O título executivo judicial é o documento que representa a certeza da existência e do conteúdo da obrigação, sendo indispensável para que haja o cumprimento de sentença. Nesse sentido, são títulos executivos, exceto:
 A) A sentença arbitral.
 X B) A sentença penal condenatória.
Art.515, são títulos executivos judiciais, cujo cumprimento dar-se- à de acordo com os artigos previstos neste título: vi- a sentença penal condenatória transitada em julgado. Ou seja, a letra b ficou incorreta, pois está incompleta. Letra b.
 C) A decisão interlocutória estrangeira, após a concessão de exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça. 
D) A decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza.
 E) As decisões proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa.

Continue navegando