Buscar

GESTÃO DE CUSTOS, RISCOS E PERDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Gestão de Custos, Riscos e Perdas
 
Curso: Logística
O foco da operação logística consiste em melhorar o desempenho de um negócio, primando pela organização de forma dinâmica buscando sempre um melhor aprimoramento dos processos de recebimento, movimentação, armazenagem, separação e envio de mercadoria, sendo esses os principais processos da operação logística.
O desempenho da aplicação desses processos contribuem em muitos benefícios para a operação logística tais como: redução de custos, garantia de controle dos processos com utilização de ferramentas tecnológicas, fidelização de clientes e controles de informações. Neste seguimento há muitos gargalos que que podem atrapalhar a operação, neste sentido é fundamental que a operação logística esteja preparada para lidar com os empecilhos que ocorrem, pois em muitos casos há uma exacerbada contratação de mão de obra terceirizada, o que causa uma má integração com os parceiros logísticos, gastos com transportes e operações, além das más condições das rodovias brasileiras, estes fatores impactantes foram bem refletidos no período pandêmico onde os atrasos de entregas de vacinas ocorreram em muitos lugares devido a magnitude que tem o território nacional e todo o planejamento realizado durante o período, contudo é importante destacar que o que irá desenvolver uma operação logística eficiente é o planejamento empenhado nela em função do tipo de produto que será trabalhado, os meios de transportes que serão utilizados, a segurança na movimentação e armazenagem e a forma de coleta e distribuição de dados. 
Síntese da operação:
“Para que os processos da operação logística obtenha sucesso o recebimento de mercadoria nos centros de distribuição precisam ser modernizados, para que haja uma coleta eficiente de informações, deste modo a movimentação de cargas e o manuseio de pacotes e produtos recebem uma tratativa mais eficiente por parte dos operadores de maquinas, que com a utilização de empilhadeiras por exemplo conseguem armazenar os produtos conduzindo este processo de forma a obedecer uma organização padronizada, assim o processo de separação torna-se mais eficaz, fazendo com que o despacho para a entrega do produto seja mais rápido, fechando assim o ciclo com o movimento de expedição que é a última etapa do processo.”
A operação logística enfrenta muitos desafios, porém com a utilização de modelos informatizados o desempenho na operação com foco em redução de custos é o principal aliado desses processos, focar na organização das rotinas de estoque, padronização dos processos de recebimento e no monitoramento, são medidas que apoiam o crescimento do ambiente logístico e proporcionam satisfação nos clientes finais.
Referências
A IMPORTÂNCIA das operações logísticas: o que aprendemos com a pandemia?. 2021. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-escolas-tecnicas/tecnico-em-logistica/noticias/a-importancia-das-operacoes-logisticas-o-que-aprendemos-com-a-pandemia. Acesso em: 7 jun. 2022.
BRASIL, Daniel. Como ter uma operação logística eficiente na sua transportadora. hivecloud. 2022. Disponível em: https://www.hivecloud.com.br/post/operacao-logistica/. Acesso em: 7 jun. 2022.
O QUE É PICKING E COMO ELE PODE AJUDAR SUA EMPRESA?. bloglogistica. 2020. Disponível em: https://bloglogistica.com.br/mercado/o-que-e-picking-e-como-ele-pode-ajudar-sua-empresa/. Acesso em: 7 jun. 2022.
OPERAÇÃO logística: como funciona, benefícios e dicas de gestão. totvs. 2022. Disponível em: https://www.totvs.com/blog/gestao-para-rotas/operacao-logistica. Acesso em: 7 jun. 2022.
SILVA, Luciana . 10 boas práticas de operação logística que você deve considerar. blog-pt. 2022. Disponível em: https://blog-pt.checklistfacil.com/operacao-logistica/. Acesso em: 7 jun. 2022.

Outros materiais