Buscar

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada Farmacologia basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os organofosfo rados te m si d o um do s inseti ci das mais uti liz ados , de vido s e re m rapid ame n te 
hi d rolis ados tanto no meio biológi cos qu anto no ambiente, se e spalh ando de f orma rápi da 
pel os te ci dos orgâni cos e ul trapassando as barrei ras pl acen tári as e he matoe n ce f álicas. 
Aluno: Rodrigo Alexandre
Matricula: 01458019
Curso: Biomedicina
Os organofosforados têm sido um dos inseticidas mais utilizados, devido serem rapidamente hidrolisados tanto nos meio biológicos quanto no ambiente, se espalhando de forma rápida pelos tecidos orgânicos e ultrapassando as barrei rasplacentárias e hematoence fálicas. 
Os organofosforados são absorvidos pelo organismo humano pelas vias oral, cutânea e respiratória. Após sua absorção, são sintetizados rapidamente. O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterase s são a acetilcolinesterase nas sinapses químicas e nas membranas dos e ritrócitos, e a butirilcolinesterase no plasma. 
O caso clínico citado trata- se de um agricultor, as vias de intoxicação pela qual teve contado f oram a respiratória e cutânea. A equipe foi instruída quanto aos primeiros - socorros e i mediata remoção das vestimentas do paciente por que a roupa estava contaminada com o inseticida Apresentando os seguintes sintomas: vi são turva, fraqueza, sudorese e salivação intensas, dificuldade de respirar, episódios de vômito, defecação e micção involuntárias, verificando uma intoxicação aguda devido à exposição do agricultor ao composto organofosforado malationa com classificação toxicológica I II, pouco tóxico e cor azul. Devido aos sinto, mas apresentados foi prescrito para o tratamento prescrito sulfato de atropina que é antídoto (dos inibidores da colinesterase, dos inseticidas organofosforados), antiespasmódico, antiarrítmico [alcaloide da beladona; aminaterciária, anticolinérgico; antimuscarínico deve ser usado e m caso de intoxicação por inseticidas organofosforados (intoxicação por inibidores da colinesterase), bradicardia sinusal (tratamento) e a pralidoxina utilizado e m caso de intoxicação por pesticidas organofosforado, intoxicação por inibidores da colinesterase fazendo com que haja uma ativação da colonesterase que fora desativada devido à intoxicação pelo agrotóxico. Foi monitorização respiratória, limpeza de secreções, gasometria e raios-X de tórax, monitorização cardíaca, controle hidroeletrolítico, avaliação da função renal e hepática, medidas sintomáticas e de manutenção para melhor acompanhamento do paciente.
Fontes 
https://www.ecycle.com.br/organofosforados/
https://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos-injetaveis/3345/atropina.htm
https://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos-injetaveis/3537/pralidoxima.htm

Continue navegando