Buscar

Desafio 01 Plantas medicinais- histórico e conceitos


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
É comum que pessoas se utilizem de plantas medicinais com os mais diversos objetivos terapêuticos. Recentemente, muitas reportagens têm exibido situações em que indivíduos chegam a óbito por uso inadequado de produtos naturais, principalmente com o objetivo de perda de peso. Veja, a seguir, alguns exemplos de situações como essas.
Partindo dessas reportagens, faça uma breve relação entre os textos e o dizer popular de que "o que é natural não faz mal". Aproveite para citar alguns cuidados necessários para o uso consciente e correto de plantas medicinais.
Padrão de resposta esperado
Mesmo em se tratando de medicamentos naturais, existem compostos farmacologicamente ativos cujo uso inadequado pode desencadear reações adversas que podem ser brandas, graves e até mesmo levar à morte do paciente. O conceito de que o natural não faz mal não pode ser aplicado às ciências da saúde.
Como forma de reduzir problemas decorrentes do uso inadvertido ou inadequado das plantas medicinais, é necessário seguir padrões rígidos como: fazer uso apenas de plantas medicinais cujo efeito já foi comprovado; ter a certeza de estar utilizando plantas medicinais corretas, pois o nome popular pode ser diferente em localidades distintas; e consultar um profissional de saúde habilitado para prescrever ou indicar a planta medicinal correta nas dosagens adequadas.

Continue navegando