Buscar

SOI III TICs Semana 15

Prévia do material em texto

Nome do Acadêmico
	Sergio Mendes Dutra
	Matrícula
	0017624
	Nome da Atividade
	Manchas de piscina
	Período
	3º
Resposta;
 que é a Síndrome de Löer?
‌	Caso clínico: Criança de oito anos com manchas claras coalescentes (máculas descamativas coalescentes hipopigmentadas) na pele da região posterior do tronco. Ao se estirar a pele entre dois dedos, visualizava-se descamação (Sinal Zileri).
a. Qual a principal hipótese diagnóstica?
A principal hipótese diagnostica é piteiras versicolor de variante hipopigmentadas.
b. Trata-se de uma doença contagiosa?
A infecção é considerada leve e não é designada como contagiosa, visto que é causada por um fungo de habitat normal da pele humana, sendo uma infecção benigna do estrato córneo, causada pelo fungo dimórfico lipofílico malassezia spp.
c. Como propor um tratamento?
O tratamento é feito através de medicações tópicas como: clotrimazol, miconazol, terbinafina, amorolfina, cetoconazol, entre outros. Além disso, podem ser usadas medicações em forma de xampus. Em caso de agravamento de quadro a recomendação é o uso de medicamentos como: fluconazol em doses semanais e itraconazol. Corticoides vias orais podem ser necessárias se houver coceira grave. 
d. A pigmentação retorna de imediato?
É possível que a pele não volte a recuperar a pigmentação normal até muitos meses depois do desaparecimento da infecção. O tempo de recuperação vai depender do caso, no entanto, costuma variar entre 90 a 120 dias, devido ser o tempo necessário para que a despigmentação ocorra novamente.
Referências:
PORTH, Carol Ma&son; MATFIN, Glenn. Fisiopatologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
MARASCHIN, Mariane de Mello; INFECÇÕES CAUSADAS POR MALASSEZIA: NOVAS ABORDAGENS; Saúde, Santa Maria, vol. 34a, n 1-2: p 4-8, 2008.

Continue navegando