Buscar

envelhecer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dados demográfico
a expectativas de vida experimentou melhoras na última década, segundo dados do IBGE publicado na folha de São Paulo, o instituto fez uma série de projeções a longo prazo, com base nas medições até 2060 a uma expectativas que a população com mais de 60 anos dobre de tamanho e atinja 32% do total dos brasileiros que através das medições será de 228, 3 milhões em 2060. *25.jul.2018 www.folha.uol.com.br.
Na atualidade, estratégias para a conquista do envelhecimento ativo são traçadas para garantir que a longevidade represente um ganho no curso de vida humano e não mera sobrecarga para a sociedade e para aqueles que envelhecem. Faz necessário pensar em um envelhecimento considerando que a velhice não se resume a um estereótipo como também a um estigma, mesmo num contexto construído socialmente para o lugar do “improdutivo”. com o prolongamento da vida, o envelhecimento considerado por muitos autores uma etapa de desenvolvimento, encontra se a necessidade de uma nova visão social, sendo que, para este equilíbrio estável no caminhar da vida é necessário situar se no mesmo contexto, onde as compreensões sobre o envelhecimento individual e social passa a ser a primazia para o envelhecimento saudável. Dessa forma, é importante destacar que tanto os conceitos como os preconceitos sobre velhice ou idade avançada passam a ser o desafio na contemporaneidade. 
Objetivo 
Nossa pesquisa tem como objetivo mapear as políticas de prevenção e promoção da saúde voltadas para a atuação do psicólogo no tema envelhecer, encontradas no estado do Rio de Janeiro.
 Projetos públicos encontrados
1=#UERJJ
 Núcleo de Atenção ao Idoso
O Núcleo de Atenção ao Idoso.Nai é uma unidade docente-assistencial do Hospital Universitário Pedro Ernesto.Hupe.Uerj, vinculado à Universidade Aberta da Terceira Idade.UnATI.Uerj e à SubReitoria de extensão e Cultura.Sr3.Uerj. O Núcleo foi criado em 1990 como Ambulatório de Geriatria do Hupe.Uerj com o objetivo de produzir respostas sociais para enfrentar as questões do envelhecimento populacional brasileiro.
O Nai.UnATI.Uerj tem como filosofia oferecer atenção integral à saúde do idoso, a partir de 60 anos, baseada em abordagem interdisciplinar. Atua na formação de profissionais com enfoque no cuidado, promoção da saúde e na produção de conhecimento sobre a Terceira Idade. Nesta lógica, realiza um conjunto de ações de atenção individual, grupal e familiar ao idoso.
2=#Uff- Universidade Federal Fluminense
Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores (CASIC)
Descrição do serviço: 
Atendimento ambulatorial multiprofissional a idosos e seus cuidadores. Equipe conta com enfermagem, cardiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, farmácia, psicologia, acupuntura, auriculoterapia, esparadrapo terapia e massoterapia para atendimentos individuais. Também são oferecidas oficinas em grupo para cuidadores, estimulação cognitiva de idosos, informática, música, educação em saúde e diabetes, fisioterapia e psicologia. Aos idosos acamados ou com grande dificuldade de locomoção é oferecida visita domiciliar que conta com enfermeiro, assistente social e nutricionista.
Solidariedade- Centro de convivência e estudo do envelhecer.
O Solidariedade destina-se a adultos e idosos saudáveis ou com alterações de memória, atenção, percepção, que podem ser decorrentes de depressão, ansiedade, isolamento social ou de síndromes demenciais 
Espaço para o tratamento, individual ou em grupo, de adultos e idosos com alterações de memória e/ou outras habilidades cognitivas, depressão, ansiedade, isolamento social.

Outros materiais