Buscar

Revolução Praieira segundo reinado

Prévia do material em texto

REVOLUÇÃO PRAIEIRA 
-Segundo reinado
2
O Segundo Reinado foi o último período da monarquia no Brasil. Iniciou-se em 1840 com o Golpe da Maioridade e encerrou-se em 1889 com a Proclamação da República.Imperador aos 14 anos de idade, D. Pedro II permaneceu no poder por décadas. Mas foi destronado por causa das insatisfações de três grandes grupos da sociedade. Finalmente, um golpe de Estado o tirou do poder, fazendo-o deixar o país que amava.
Segundo reinado 
3
Principais características do Segundo Reinado:
Em 23 de julho de 1840, D. Pedro II foi coroado imperador aos 14 anos de idade;
A política brasileira era controlada pelo Partido Liberal e pelo Partido Conservador;
O sistema político do Segundo Reinado ficou conhecido como parlamentarismo às avessas;
O café foi estabelecido como o principal produto brasileiro;
Entre 1840 e 1860, ocorreu a Era Mauá, um período de prosperidade brasileira;
Em 13 de maio de 1888, pelas mãos da Princesa Isabel, foi assinada a Lei Áurea. Assim, ocorreu a abolição da escravatura;
Entre 1864 e 1870, ocorreu a Guerra do Paraguai, o maior conflito da América Latina, no qual o Brasil estava envolvido;
Em 15 de novembro de 1889, ocorreu a Proclamação da República por meio de um golpe dos militares positivistas.
4
Período
 
 Os principais combates aconteceram entre novembro de 1848 a fevereiro de 1849, mas a Revolução Praieira se estendeu até 1850, por meio de uma guerrilha praieira que resistiu por todo esse período, mas que acabou fracassando.
A revolução praieira estendeu-se de 1848 a 1850
Local
 Essa revolta ocorreu em Pernambuco, sendo a última revolta provincial ocorrida no Brasil durante o Período Imperial. Esse acontecimento foi motivado pelas disputas políticas travadas entre praieiros e conservadores durante a década de 1840.
5
HIGH VALUE 1
Principais lideres da Revolução Praieira:
Pedro Ivo: Pedro Ivo Veloso da Silveira foi um militar e revolucionário brasileiro, que liderou a Revolução Praieira.
Manuel Pereira de Moraes: Exerceu diferentes cargos de polícia em Igarassu, foi juiz de paz e vereador da Câmara Municipal e nomeado coronel chefe da segunda legião da Guarda Nacional de Olinda e Iguaraçu em 22 de abril de 1848. Na Praieira, representou um papel importante e foi um dos seus chefes. 
6
Nunes Machado: foi um dos líderes do Partido Nacional de Pernambuco, popularmente conhecido como “Praieiro”. Juiz de direito por profissão e político por vocação, o praieiro Joaquim Machado defendia mudanças no País para melhorar a sorte da imensa maioria que penava com o desemprego, a fome e as injustiças.
Borges da Fonseca: Antônio Borges da Fonseca foi um jornalista brasileiro, foi um dos líderes da Revolução Praieira, suas força foram as últimas a serem capturadas, e Borges da Fonseca deixou a fama de homem de grande liderança e coragem no comando de suas tropas. 
7
Grupos sociais 
 Em 1842, foi criado o Partido da Praia. Seus líderes eram ricos proprietários rurais excluídos dos acordos políticos entre liberais e conservadores. Insatisfeitos com essa situação uniram-se a liberais exaltados, que defendiam uma igualdade social.
 O partido Praieiro surgiu como uma dissidência nascida no interior do Partido Liberal por causa da influência que a família Cavalcanti tinha entre liberais e conservadores em Pernambuco. O Partido Praieiro levou esse nome porque os seus membros se reuniam em um jornal que publicava as ideias deles: o Diário Novo, localizado em Recife, na Rua da Praia.
8
Motivos 
As principais causas da Revolução Praieira foram sobretudo econômicas, mas eram percebidas como consequências de características políticas do Segundo Reinado, como o poder moderador, o que canalizou a força do movimento na luta por mudanças nesse sentido.
A Revolução Praieira iniciou-se em novembro de 1848 em razão da disputa pelo poder entre praieiros e conservadores. O estopim foi a reviravolta política que aconteceu no país quando os conservadores retomaram o poder no Rio de Janeiro, em 1848.
9
Objetivo 
Foi considerada a última revolta do período imperial, tendo como principal objetivo pôr fim ao sistema político vigente das elites conservadoras, donde o poder local era monopolizado pelas famílias aristocráticas: Cavalcanti e Rego Barros.
Os praieiros também agiram para radicalizar a população local, incentivando o crescimento da xenofobia contra portugueses.
10
Conquistas
No chamado Manifesto ao Mundo, Borges da Fonseca exigiu voto livre e universal, liberdade de imprensa, nacionalização do comércio a retalho, extinção do Poder Moderador
11
HIGH VALUE 1
Perdas
A ação dos praieiros para destituir os aliados dos conservadores resultou na demissão de cerca de 650 pessoas de cargos como os de delegados e outras funções importantes no interior da Polícia Civil e da Guarda Nacional, por exemplo. Aliados dos praieiros do campo e das cidades começaram a ocupar esses lugares.
12
HIGH VALUE 1
Desfecho 
•Pode ser considerado uma extensão dos conflitos que aconteceram no período Regencial. Seu nome deriva rua da Praia, onde se concentrava o jornal Diário Novo, principal apoiador da revolta.
•ocorreu na província de Pernambuco de 1848 a 1850. Foi uma revolta de caráter popular lideral e separatista liderados por Pedro Ivo Velloso, os praieiros foram derrotados pelas tropas dos imperadores 1850
13
Curiosidade
Os historiadores consideram que a Revolução Praieira se iniciou quando um dono de engenhos chamado Manoel Pereira de Moraes reagiu à tentativa de tropas dos conservadores de desarmá-lo. Os principais conflitos entre praieiros e conservadores espalharam-se por toda a província de Pernambuco e estenderam-se de novembro de 1848 a fevereiro de 1849, embora conflitos localizados tenham acontecido na província até 1850.

Mais conteúdos dessa disciplina