Buscar

ATIVIDADE 1 - MODELAGEM 3D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – MODELAGEM 3D
O método de representação tridimensional mais utilizado é o de malhas poligonais, seguido por superfícies paramétricas bicúbicas, geometria sólida construtiva (CSG-constructive solid geometry), técnica de subdivisão espacial e representação implícita (WATT, 2000, p. 17).
No método de modelagem de malhas poligonais, os objetos e produtos são modelados compostos por malhas poligonais geralmente triangulares, e os polígonos são formados por vértices, que possuem sua representação espacial nas coordenadas x, y e z, os quais são conectados entre si por arestas.
WATT, A. 3D computer graphics, v. 3. São Paulo: Pearson Education, 2000.
 
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, elabore uma pesquisa sobre as técnicas de modelagem por polígonos de objetos e produtos.
Os conceitos apresentados podem ser utilizados em qualquer software de modelagem 3D. 
Algumas técnicas de modelagem:
As primitivas geométricas:
Certamente, o primeiro passo para se começar uma modelagem é utilizar primitivas geométricas. Essas são chamadas de primitivas, pois sua constituição se dá a partir de formas básicas, mínimas. Também são conhecidas como sólidos.
Modelagem Poligonal:
É o tipo de modelagem mais utilizado e possibilita inúmeras (se não infinitas) possibilidades de criação. O elemento básico para a realização desta técnica de modelagem é o vértice (vertex), que é um ponto adimensional (apesar de poder possuir massa, principalmente em animações e simulações físicas) e que é representado no espaço 3D. Temos ainda a aresta (edge/segment) que é um segmento de linha compreendido entre dois vértices e a face que seria o plano formado por três ou mais vértice não colineares (não estão posicionados sobre a mesma linha). As faces no Blender podem ter no máximo três (Tris) ou quatro (Quads) vértices ou segmentos. Podemos dizer ainda que, um vértice é um ponto de junção de duas ou mais arestas não colineares. Estes três elementos (vértice, aresta e face) são chamados de sub-objetos (Subobject) e são a estrutura básica de modelos poligonais.
Box Modeling
 Consiste na técnica em que se começa a modelagem a partir de uma primitiva básica do programa, geralmente um cubo (daí o nome Box Modeling), usando subdivisões, extrusões e transformações de sub-objetos. Essa técnica é muito utilizada para modelagem de personagens cartuns.
Curve Modeling
Método de modelagem onde usamos curva para criar superfícies e modelos tridimensionais. As curvas se diferem das malhas pelo fato de elas serem expressas em funções matemáticas ao invés de uma série de pontos. Temos dois tipos de curvas: Bérzier e B-Spline (NURBS – Non-Uniform Rational B-Splines). Neste tipo de objetos temos os vértices, alças de controle (exclusivamente na Bérzier) e os segmentos interpolados.
Esta técnica é muito útil na criação de logos, perfis e objetos tridimensionais que seriam muito difíceis de serem modelados com técnicas convencionais de modelagem poligonal.
Surface Modeling
É uma técnica onde utilizamos superfícies NURBS para a criação de superfícies. Seria o mesmo que as curvas NURBS só que com uma interpolação bidimensional. São curvas bidimensionais por não possuírem um volume em sua superfície e suas coordenadas são dadas pelas letras U (para representar o X) e V (para a coordenada Y). É uma excelente técnica para modelagem de terrenos e superfícies curvas.
Subdivision Modeling
É uma técnica onde utilizamos basicamente subdivisões e cortes na malha, e utilizamos ferramentas de transformação para posicionamento de sub-objetos. É a técnica mais utilizada em modelagem poligonal.
Extrusion Modeling
Na modelagem por extrusão utilizamos extrusões de segmento e faces para modelagem. É um tipo de modelagem por subdivisão.

Continue navegando